Pular para o conteúdo principal

5 dicas de como reeducar o paladar e eliminar peso

Tamiris Gaeta

Equilíbrio é a palavra chave para quem deseja perder peso, ter uma alimentação saudável e qualidade de vida. Diariamente somos submetidos a propostas de alimentos não tão saudáveis que acabam excedendo as calórias diárias  e também conquistam nosso paladar por serem saborosos, dificultando nossas escolhas.
Para eliminar os quilos a mais que incomodam, muitas pessoas recorrem a dietas milagrosas, ou seja, aquelas que prometem eliminar 4 quilos na semana e privam o corpo de vários tipos de alimentos que também são importantes para manutenção da saúde.
Uma pesquisa do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia aponta que 60% dos brasileiros de classe alta e média não procuram a orientação médica para fazer uma dieta.
Será que as loucuras pelo corpo perfeito são benéficas para nosso organismo? Não.
As dietas milagrosas, em primeiro momento, podem aparentemente apresentar resultados positivos, mas a longo prazo não são efetivas e levam a pessoa ao indesejável efeito sanfona, ou seja, em curtos períodos a pessoa emagrece e engorda com uma facilidade extrema. Além disso, também podem levar a perda da massa magra e o metabolismo que fica cada vez mais lento, o que  torna cada vez mais difícil alcançar e manter o peso ideal.
Não existe formula mágica para perder peso se não aliar reeducação alimentar com exercícios físicos. Veja algumas dicas:

·         Escolhas: não existem opções “magras” ou “gordas” ou alimentos “bons” ou “ruins”, o que realmente importa são as quantidades e a frequência com que consumimos certos alimentos. Não devemos excluir nenhum alimento e todos podem fazer parte das nossas escolhas, porém alguns devem ser consumidos com moderação, como por exemplo: doces e gorduras.

·         Aposte nas saladas: saladas devem conter muitas folhas verdes e legumes crus, quanto mais colorida melhor. Assim aumentamos a diversidade de vitaminas e minerais que os legumes e verduras nos proporcionam, além das fibras que são fundamentais para a saciedade e auxiliam no processo do emagrecimento.

·         Na hora de montar o prato:  nada como começar com um prato variado de salada, assim ela diminui a fome imediata, gerando mais saciedade, e conseguimos fazer escolhas melhores para o prato principal. Devemos dar preferência aos grelhados, alimentos integrais, legumes diversos, suco de fruta natural e salada de frutas como sobremesa.

·         Não ficar muito tempo sem se alimentar: intercalar as principais refeições do dia com por exemplo uma fruta é importante, pois assim não chega ao almoço ou jantar com muita fome e evita-se o exagero.

·         Restaurantes: os restaurantes por quilo são as melhores opções para quem está buscando se alimentar melhor. Apesar das diversas tentações oferecidas nestes restaurantes, uma variedade de escolhas mais saudáveis também estará disponível para auxiliar no processo de emagrecimento. No caso da churrascaria aproveite os fartos buffets de saladas e sirva-se de variadas folhas, legumes e frutas, deixando o prato bem colorido e gerando maior saciedade. Quando chegar a hora das carnes, dê preferência às carnes magras, como filé mignon, maminha e alcatra, e sempre se lembre de planejar o momento para não exagerar. Dispensar o couvert também é uma opção para economizar nas calorias. A salada de frutas é uma boa opção para sobremesa e está cheia de vitaminas e minerais.

É necessário entender que antes da estética é preciso prezar pela saúde e qualidade de vida.

*Tamiris Gaeta é nutricionista do Programa Mente Leve Corpo Leve da Clínica Sintropia



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acredite!

Por Fernanda Santiago


Está sem motivação? Perdeu a direção? Não ousa mais sonhar? Pare, respire e viva. Cerque-se de pessoas alegres, essas tem o poder de influenciar nossas vidas de uma maneira extraordinária. O mundo está muito carente de alegria. Por isso, comece por você. Mude os velhos hábitos. Pare de reclamar! Ouse! Hoje, acorde cedo, faça uma caminhada, converse com alguém que nunca viu, distribua sorrisos. Enfim, comunique-se de uma maneira especial, sendo você mesmo. Não rejeite as pessoas. Encontre em cada olhar algo lindo de se ver. Não sinta medo de conhecer alguém. Cada pessoa é única e possui histórias maravilhosas para serrem contadas e ouvidas. Eu gosto muito de conversar com os idosos, são pessoas carentes, que viveram muito e o que eles tem a oferecer são suas histórias de vidas. Hoje não é como ontem e o amanhã não será como hoje. As pessoas mudam. O tempo corre. Mas não deixe que o tempo o controle. Viva e pronto! Trabalhe com paixão mesmo que o seu emprego não seja o…

ORAÇÃO PELA PÁTRIA

Por Luiz Augusto da Silva
Querido povo brasileiro, só mesmo a oração e a bondade  divinal poderá  moralizar a crise política nacional e dar ao Brasil proteção total! Oremos: Senhor faça o gigante pela  própria natureza,  adormecido em berço esplêndido,  despertar deste atual pesadelo.  Ilumina aos nossos  representantes  para que tenham pela  nossa nação  mais respeito e maior zelo.  Façamos à Deus nosso apelo para sairmos   deste cruel desmantelo. Senhor, livrai-nos do homem corruptor  e das garras do leão devorador.  Faça o povo brasileiro ordeiro  e livre do jugo estrangeiro . Amém!
Uma reflexão para o atual momento!

TDAH: uma forma diferente de ver o mundo

Fernanda Santiago
O TDAH é um transtorno que inclui dificuldade de atenção, hiperatividade e impulsividade. Em geral, os sintomas começam na infância e podem persistir na vida adulta. Por ser um transtorno com característica genética, não tem cura. Porém, antes de rotular qualquer TDAH são pessoas que possuem inteligência e habilidades como as outras.  Achei este vídeo abaixo muito interessante. É muito difícil impor um padrão para o TDAH. Para os educares, seria muito bom prestar atenção na maneira que eles tentam se comunicar. O menininho do vídeo mostra grande interesse pela música. Será que os pais e os educadores estão preparados para perceber as habilidades e o interesse dessas crianças? Vale a pena conferir! Além disso, também há tratamentos através de medicamentos e da psicoterapia.