Pular para o conteúdo principal

Por que a felicidade da Beatriz do BBB24 incomoda tanto?

O violonista e compositor Giacomo Bartoloni estreia concerto na SescTV


Foto: Alice Vergueiro
Para quem ama o som do violão, a série Movimento Violão, do SescTV, está com novos episódios, que trazem espetáculos com virtuoses do instrumento. A primeira atração será do violonista e compositor brasileiro Giacomo Bartoloni, reconhecido internacionalmente. Premiado no I Concurso de Duo Violonístico de São Paulo, em 1977, e no 3º Concurso Nacional de Composição Isaías Savio de Porto Alegre, em 1979, o músico executa repertório autoral com estudos e canções. Com curadoria do violonista Paulo Martelli e direção para TV de Flávio N. Rodrigues. O concerto estreia no dia 23/6, terça, às 20h.
Apaixonado por música desde pequeno, Bartoloni conta que o gosto pela música se deve ao fato dele ser filho de italiano. “É interessante para o europeu estudar música, faz parte da formação da criança e do jovem”, comenta. Como seus dois irmãos escolheram tocar piano, ele optou por violão. “O Roberto Carlos estava em ascensão com a Jovem Guarda e eu falei: ‘Ah, vou estudar violão’”, recorda. Ele teve aulas com um dos mestres brasileiros desse instrumento, Henrique Pinto (1941 – 2010). “Daí que começou a minha história e, desde lá, 1966, não parei mais de tocar”, diz.
Sucesso no Brasil e no exterior, Bartoloni fundou o departamento de violão na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Unesp, onde lecionou para gerações de instrumentistas que se tornaram profissionais, revela Martelli.  “Ele tem um mérito incrível nisso, porque é uma coisa muito importante o violão ser reconhecido dentro de uma universidade”, conclui.  
O violão brasileiro vai além dos muros de uma universidade, ultrapassa barreiras geográficas e se destaca no exterior. Um dos admiradores do instrumento é o violonista Frédéric Bernard, amigo de Bartoloni. Os dois se conheceram há 20 anos, quando o francês esteve no Brasil para estudar a música deste país; e fizeram uma parceria que perdura até hoje. “Temos uns cinco CDs em duo e mais uns cinco de festivais que a gente participou”, expõe o brasileiro.
Neste concerto, Bartoloni mostra um pouco do que possui em seu acervo executando obras de sua autoria. “Eu peguei um punhado de música de várias tendências e época”, diz. Dentre elas, quatro canções composta em um período de 20 anos com proposta para serem letradas. “A forma canção é uma forma binária, tem a parte A e a parte B, geralmente com melodias muito bonitas para se colocar a letra”, explica Martelli. Bartoloni também toca peças como Ditirambo (Homenagem a Leo Brouwer)Estudo Nº 1 (Ostinato); Estudo Nº 2 (Ligados)Estudo Nº 3 (Acordes Repetidos e Saltos)Tango Martes; e Seresta, que ele fez em parceira com seu irmão Carmo Baroloni.
Gravado no Sesc Bom Retiro, na capital paulista, em maio de 2014, o programa mostra a hereditariedade da música passada de geração em geração na família de Bartoloni.  No final do concerto, o violonista toca com seus filhos, primeiro em duo e depois em quarteto.

Sinta a qualidade: 




SERVIÇO:

Movimento Violão

Giacomo Bartoloni
Estreia: 23/6, terça, às 20h
Reapresentações: 24/6, quarta, às 10h; 26;6, sexta, às 12h e às 19h; 29/6, segunda, às 14h e às 24h.
Classificação indicativa: Livre
Direção para TV: Flávio N. Rodrigues
Produtora: DNArte
Para sintonizar o SescTV:
Canal 138, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Decoração com fotos

Fernanda Santiago Valente Eu amo fotografias. Uma vez decorei a parede do meu quarto com fotos recortadas de jornais. Eram fotos de peças de teatro. Eu ainda era solteira. Sei que ficou linda. Colei com cola básica e passei verniz. Estou pensando em fazer algo parecido na sala de casa, em apenas uma parede. Algumas ideias que me veio: 1. Para o quarto: Várias molduras com fotos do casal 2. Para a sala: Posters de filmes antigos ou fotos de paisagens 3. Para a cozinha: Fotos retrô, de rótulos antigos 4. Para o banheiro: quadros com frases Abaixo segue algumas ideias que encontrei pela Internet e gostei muito:

BE HAPPY

Por Caroline Trevisan O que é felicidade para você? Essa pergunta pode até parecer meio clichê ou uma cópia daquela música “o que faz você feliz”, mas em uma era de muito stress e ansiedade temos sempre que evitar perdê-la. Há várias possibilidades: estar com a família e amigos, praticar um esporte ou alguma atividade da qual gostamos, estar em algum lugar prazeroso, enfim. Costumo dizer que existem combustíveis de felicidade presentes nos pequenos detalhes do nosso dia-a-dia, como um bom dia de alguém especial, no elogio recebido ao sair na rua, nas palavras de carinho que ouvimos, ao sermos convidados para sair e se divertir com os amigos. Estes precisam ser cultivados. Já ouviu falar que amigo é coisa para se guardar? Então, eles preenchem a nossa vida e nos incentivam a viver, a ser feliz, a realizar sonhos e o melhor tornam tudo único vivendo apenas com aquele determinado amigo. Rir abobadamente, pagar mico, ficar perdido no caminho porque ficou conversando, falar horas

Grandioso Ser

Façam os fluidos divinos as nossas vidas pela fé fortalecidas; Sejamos seres confidentes e confiantes no Grandioso Ser. Ele dirige os nossos planos às horas certas; Facilita o alcance das nossas metas; Sempre o bem nos deseja; Dá solução ao problema  por mais difícil que seja.  Sejamos seus seguidores às pistas da terrena maratona.   Quem é Ele? É o Deus que aos seus filhos não abandona. Que maravilha! Ele nos ama vida toda! Amém!  Autor: Luiz Augusto da Silva Data: 14/11/2012