Quem conduz a dança?

Por Fernanda Santiago Valente 

Ela está sentada, quieta, na dela, só a esperar um daqueles moços do salão convidá-la a dançar. Enquanto ela ainda não fixa seus olhos num daqueles que estão à procura de alguém para dançar, ela observa os passos daqueles que já estão dançando.
Algumas moças conduzem os rapazes, que confusos e atrapalhados, não olham nos olhos. Eles cismam em olhar para os pés. A dança não acontece e ficam intrigados porque não conseguem aprender os passos. Perna esquerda ou direita à frente? E na mera distração pisam nos pés das moças... mas estes, não podem desistir, eles querem aprender a dançar, e enfim, conduzir a dança.
A primeira regra para dançar é se concentrar. É preciso decorar na mente dois pra lá dois pra cá, um pra frente, um pra trás e gira. Depois de decorar os passos é preciso muita firmeza e segurança. Com isso, escolher a dama e definitivamente conduzi-la.
A moça ainda está lá sentada, só observando os casais e esperando um daqueles moços sem par. Ela sabe dançar, mas não quer ensinar ninguém. Ela quer aquele moço cheio de sorriso e segurança, que puxa sua mão, olha nos seus olhos e conduz a dança. Ela quer a melhor dança. Aquela que ele conduza e ela se destaque. Ela só quer um homem que saiba dançar, que a leve com o olhar. Será que é tão difícil assim?

Comentários