Pular para o conteúdo principal

Série inédita: Na Sombra da História

Foto: Divulgação
O Documentário discute os motivos que levaram à Proclamação da República no Brasil e será exibido no SescTV, no dia 15 de junho, segunda-feira, às 20 horas, com direção de João Batista de Andrade. É composta por 13 documentários com duração de 26 minutos cada e propõe uma reflexão sobre fatos que marcaram a história do Brasil.
São abordados temas como: os fatores que fizeram com que o Imperador Dom Pedro II perdesse o apoio em setores econômico, o militar e o social; as críticas contra o governo imperial, feitas por grupos progressistas que eram contra diversas situações mantidas pela monarquia, dentre elas, a escravidão; os ideais republicanos; e o governo provisório instituído em 15 de novembro desse mesmo ano, tendo o Marechal Floriano Peixoto como vice-presidente.
Os temas são pautados no contexto sociopolítico-econômico e apresentados para pessoas anônimas nas ruas. Textos sobre o ocorrido são lidos por transeuntes, que falam o que pensam sobre o assunto, expondo seus pontos de vista a partir de seus próprios conhecimentos. Eles também articulam sobre a relação e a interferência desses acontecimentos em suas vidas.

Ainda em junho, às segundas-feiras, às 20h, o canal apresenta mais dois episódios inéditos da série:

Revoltas Populares – dia 22/6
Resgata as revoltas populares da República nova, a partir de 1889, focando-se na Guerra do Contestado, no Sul, e na Guerra dos Canudos, na Bahia; a influência de seus líderes sobre o povo; e investiga o que as pessoas comuns pensam a respeito.
Classificação indicativa: Livre

Urbanização e Movimentos Migratórios - dia 29/6
Habitantes de São Paulo e o historiador Orestes Toledo comentam sobre o processo de industrialização, urbanização e imigração de força de trabalho para o Brasil no começo do século XX, principalmente na capital paulista.
Classificação indicativa: Livre

SERVIÇO:

Série: Na Sombra da História



República
Estreia: 15/6, segunda, às 20h
Reapresentações: 16/6, terça, às 15h; 17/6, quarta, às 13h; 19/6, sexta, às 11h; e 20/6, sábado, às 9h.

Revoltas Populares
Estreia: 22/6, segunda, às 20h
Reapresentações: 23/6, terça, às 15h; 24/6, quarta, às 13h; 26/6, sexta, às 11h; e 27/6, sábado, às 9h.

Urbanização e Movimentos Migratórios
Estreia: 29/6, segunda, às 20h
Reapresentações: 30/6, terça, às 15h; 1/7, quarta, às 13h; 3/7, sexta, às 11h; e 4/7, sábado, às 9h.

Direção geral: João Batista de Andrade
Produtora: Tao Produções Artísticas Ltda.
Duração: 26’

Classificação indicativa: Livre

Para sintonizar o SescTV:
Canal 138 da Oi TV ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acredite!

Por Fernanda Santiago


Está sem motivação? Perdeu a direção? Não ousa mais sonhar? Pare, respire e viva. Cerque-se de pessoas alegres, essas tem o poder de influenciar nossas vidas de uma maneira extraordinária. O mundo está muito carente de alegria. Por isso, comece por você. Mude os velhos hábitos. Pare de reclamar! Ouse! Hoje, acorde cedo, faça uma caminhada, converse com alguém que nunca viu, distribua sorrisos. Enfim, comunique-se de uma maneira especial, sendo você mesmo. Não rejeite as pessoas. Encontre em cada olhar algo lindo de se ver. Não sinta medo de conhecer alguém. Cada pessoa é única e possui histórias maravilhosas para serrem contadas e ouvidas. Eu gosto muito de conversar com os idosos, são pessoas carentes, que viveram muito e o que eles tem a oferecer são suas histórias de vidas. Hoje não é como ontem e o amanhã não será como hoje. As pessoas mudam. O tempo corre. Mas não deixe que o tempo o controle. Viva e pronto! Trabalhe com paixão mesmo que o seu emprego não seja o…

ORAÇÃO PELA PÁTRIA

Por Luiz Augusto da Silva
Querido povo brasileiro, só mesmo a oração e a bondade  divinal poderá  moralizar a crise política nacional e dar ao Brasil proteção total! Oremos: Senhor faça o gigante pela  própria natureza,  adormecido em berço esplêndido,  despertar deste atual pesadelo.  Ilumina aos nossos  representantes  para que tenham pela  nossa nação  mais respeito e maior zelo.  Façamos à Deus nosso apelo para sairmos   deste cruel desmantelo. Senhor, livrai-nos do homem corruptor  e das garras do leão devorador.  Faça o povo brasileiro ordeiro  e livre do jugo estrangeiro . Amém!
Uma reflexão para o atual momento!

Enfeites de Natal em potes, vasos e garrafas de vidro

Pra quem ama artesanato e enfeitar a casa para o Natal, a hora é agora. Deixo abaixo algumas dicas para fazer com taças, garrafas, potes e vasos de vidro: