Pular para o conteúdo principal

Série inédita: Na Sombra da História

Foto: Divulgação
O Documentário discute os motivos que levaram à Proclamação da República no Brasil e será exibido no SescTV, no dia 15 de junho, segunda-feira, às 20 horas, com direção de João Batista de Andrade. É composta por 13 documentários com duração de 26 minutos cada e propõe uma reflexão sobre fatos que marcaram a história do Brasil.
São abordados temas como: os fatores que fizeram com que o Imperador Dom Pedro II perdesse o apoio em setores econômico, o militar e o social; as críticas contra o governo imperial, feitas por grupos progressistas que eram contra diversas situações mantidas pela monarquia, dentre elas, a escravidão; os ideais republicanos; e o governo provisório instituído em 15 de novembro desse mesmo ano, tendo o Marechal Floriano Peixoto como vice-presidente.
Os temas são pautados no contexto sociopolítico-econômico e apresentados para pessoas anônimas nas ruas. Textos sobre o ocorrido são lidos por transeuntes, que falam o que pensam sobre o assunto, expondo seus pontos de vista a partir de seus próprios conhecimentos. Eles também articulam sobre a relação e a interferência desses acontecimentos em suas vidas.

Ainda em junho, às segundas-feiras, às 20h, o canal apresenta mais dois episódios inéditos da série:

Revoltas Populares – dia 22/6
Resgata as revoltas populares da República nova, a partir de 1889, focando-se na Guerra do Contestado, no Sul, e na Guerra dos Canudos, na Bahia; a influência de seus líderes sobre o povo; e investiga o que as pessoas comuns pensam a respeito.
Classificação indicativa: Livre

Urbanização e Movimentos Migratórios - dia 29/6
Habitantes de São Paulo e o historiador Orestes Toledo comentam sobre o processo de industrialização, urbanização e imigração de força de trabalho para o Brasil no começo do século XX, principalmente na capital paulista.
Classificação indicativa: Livre

SERVIÇO:

Série: Na Sombra da História



República
Estreia: 15/6, segunda, às 20h
Reapresentações: 16/6, terça, às 15h; 17/6, quarta, às 13h; 19/6, sexta, às 11h; e 20/6, sábado, às 9h.

Revoltas Populares
Estreia: 22/6, segunda, às 20h
Reapresentações: 23/6, terça, às 15h; 24/6, quarta, às 13h; 26/6, sexta, às 11h; e 27/6, sábado, às 9h.

Urbanização e Movimentos Migratórios
Estreia: 29/6, segunda, às 20h
Reapresentações: 30/6, terça, às 15h; 1/7, quarta, às 13h; 3/7, sexta, às 11h; e 4/7, sábado, às 9h.

Direção geral: João Batista de Andrade
Produtora: Tao Produções Artísticas Ltda.
Duração: 26’

Classificação indicativa: Livre

Para sintonizar o SescTV:
Canal 138 da Oi TV ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enfeites de Natal em potes, vasos e garrafas de vidro

Pra quem ama artesanato e enfeitar a casa para o Natal, a hora é agora. Deixo abaixo algumas dicas para fazer com taças, garrafas, potes e vasos de vidro: 


















TDAH: uma forma diferente de ver o mundo

Fernanda Santiago
O TDAH é um transtorno que inclui dificuldade de atenção, hiperatividade e impulsividade. Em geral, os sintomas começam na infância e podem persistir na vida adulta. Por ser um transtorno com característica genética, não tem cura. Porém, antes de rotular qualquer TDAH são pessoas que possuem inteligência e habilidades como as outras.  Achei este vídeo abaixo muito interessante. É muito difícil impor um padrão para o TDAH. Para os educares, seria muito bom prestar atenção na maneira que eles tentam se comunicar. O menininho do vídeo mostra grande interesse pela música. Será que os pais e os educadores estão preparados para perceber as habilidades e o interesse dessas crianças? Vale a pena conferir! Além disso, também há tratamentos através de medicamentos e da psicoterapia. 

Atypical, o que você precisa saber sobre o autismo

Fernanda Santiago Valente Você quer saber um pouco mais como é a vida de um garoto com o transtorno do espectro autista que está entrando na vida adulta? Para isso vale a pena assistir a série Atypical que está na Netflix desde o começo do mês de agosto. Não tem como não se apaixonar pelo personagem Sam, que está na fase de descobertas e quer arranjar uma namorada. É nessa busca pela paixão que se desenrola a história. Vamos entender como funciona a sua personalidade e como a situação afeta aqueles que estão ao seu redor. Algo muito interessante a se observar é a relação dele com a psicóloga. Sam se apaixona por ela. Isso é muito comum acontecer com paciente e profissional de sexos opostos, geralmente os pacientes que tem algum tipo de transtorno sempre se apaixonam por seus psicólogos.


Sam, apresentando os sintomas mais nítidos do espectro autista é um adolescente que tem sentimentos como qualquer outro. A única diferença é que seus sentimentos não são interpretados de forma comum. O ro…