Pular para o conteúdo principal

Série inédita: Na Sombra da História

Foto: Divulgação
O Documentário discute os motivos que levaram à Proclamação da República no Brasil e será exibido no SescTV, no dia 15 de junho, segunda-feira, às 20 horas, com direção de João Batista de Andrade. É composta por 13 documentários com duração de 26 minutos cada e propõe uma reflexão sobre fatos que marcaram a história do Brasil.
São abordados temas como: os fatores que fizeram com que o Imperador Dom Pedro II perdesse o apoio em setores econômico, o militar e o social; as críticas contra o governo imperial, feitas por grupos progressistas que eram contra diversas situações mantidas pela monarquia, dentre elas, a escravidão; os ideais republicanos; e o governo provisório instituído em 15 de novembro desse mesmo ano, tendo o Marechal Floriano Peixoto como vice-presidente.
Os temas são pautados no contexto sociopolítico-econômico e apresentados para pessoas anônimas nas ruas. Textos sobre o ocorrido são lidos por transeuntes, que falam o que pensam sobre o assunto, expondo seus pontos de vista a partir de seus próprios conhecimentos. Eles também articulam sobre a relação e a interferência desses acontecimentos em suas vidas.

Ainda em junho, às segundas-feiras, às 20h, o canal apresenta mais dois episódios inéditos da série:

Revoltas Populares – dia 22/6
Resgata as revoltas populares da República nova, a partir de 1889, focando-se na Guerra do Contestado, no Sul, e na Guerra dos Canudos, na Bahia; a influência de seus líderes sobre o povo; e investiga o que as pessoas comuns pensam a respeito.
Classificação indicativa: Livre

Urbanização e Movimentos Migratórios - dia 29/6
Habitantes de São Paulo e o historiador Orestes Toledo comentam sobre o processo de industrialização, urbanização e imigração de força de trabalho para o Brasil no começo do século XX, principalmente na capital paulista.
Classificação indicativa: Livre

SERVIÇO:

Série: Na Sombra da História



República
Estreia: 15/6, segunda, às 20h
Reapresentações: 16/6, terça, às 15h; 17/6, quarta, às 13h; 19/6, sexta, às 11h; e 20/6, sábado, às 9h.

Revoltas Populares
Estreia: 22/6, segunda, às 20h
Reapresentações: 23/6, terça, às 15h; 24/6, quarta, às 13h; 26/6, sexta, às 11h; e 27/6, sábado, às 9h.

Urbanização e Movimentos Migratórios
Estreia: 29/6, segunda, às 20h
Reapresentações: 30/6, terça, às 15h; 1/7, quarta, às 13h; 3/7, sexta, às 11h; e 4/7, sábado, às 9h.

Direção geral: João Batista de Andrade
Produtora: Tao Produções Artísticas Ltda.
Duração: 26’

Classificação indicativa: Livre

Para sintonizar o SescTV:
Canal 138 da Oi TV ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os benefícios da caminhada

Fernanda Santiago
Existem inúmeras atividades físicas, mas a caminhada tem a menor taxa de abandono de todos eles. É simples e a mudança positiva que você pode fazer para efetivamente melhorar sua saúde cardíaca. Praticar a caminhada por pelo menos 30 minutos por dia pode ajudá-lo: Reduzir o risco de doença cardíaca coronáriaMelhorar a pressão arterial e os níveis de açúcar no sangueMelhorar o perfil lipídico no sangueManter o peso corporal e diminuir o risco de obesidadeMelhorar o bem estar mentalReduzir o risco de osteoporoseReduzir o risco de câncer de mama e de cólonReduzir o risco de não insulino-dependente (tipo 2) diabetes

São muitos benefícios para uma atividade tão simples. Se você mora perto da praia, melhor ainda. Se não tem uma praia próxima, procure um parque.  Caminhe, respire fundo e aprecie tudo ao redor. O corpo agradece!

Terminou a folia!

Terminou a folia;  não tirei a fantasia;  só transmito alegria; nada de melancolia. Sou Palhaço! Meus nervos são de aço. com meus versos,  meus sentimentos disfarço.  Sou Palhaço! Com nariz avermelhado; sapato pontiagudo; roupa colorida: No picadeiro,  a platéia alegro;  não iludo - convenço. Assim, conduzo a vida sem perder o compasso... Sou Palhaço! Sou Palhaço! 
13/02/2018 Luiz Augusto da Silva Olimpia - São Paulo

A tradicional sopa de cebola francesa

Fernanda Santiago Valente Quem é que não gosta de uma sopa no tempo frio? Aqui no Brasil, muitos recomendam a sopa de cebola para quem está com dor de garganta ou gripado. Eu vou além. Amo todos os tipos de cremes e sopas, mas a de cebola tem um sabor especial. A sopa tradicional da cozinha parisiense merece toda a atenção.Algumas lendas da França afirmam que a sopa de cebola foi inventada por Louis XV, quando passavam por uma crise. Ele só tinha cebolas, manteiga e champanhe como alimentos, assim como toda a população de baixa renda. A receita ganhou novos temperos ao decorrer dos anos e conseguiu conquistar todo o mundo, principalmente nós brasileiros, pois amamos nos deliciar com uma sopinha nos períodos frios, não é mesmo? Ainda nas tradições parisienses, a sopa serve para alimentar também as emoções do dia do tão sonhado casamento. Eles tem o hábito de consumir a sopa após a festa. Isso se repete também em grandes eventos. Se por acaso acordarem de ressaca, também consomem a sopa,…