Pular para o conteúdo principal

Dia da Pizza combina com vinho

Apesar da fama de ser italiana, a pizza nasceu há cerca de seis mil anos, provavelmente entre egípcios e hebreus. Porém, foi na Itália que ela ganhou o tomate e, inicialmente, era consumida dobrada ao meio como um calzone. Foi na segunda metade do século XIX, em 1889, com dom Raffaele Espósito, um padeiro napolitano que servia o rei Umberto I e a rainha Margherita, que a receita da pizza mais famosa do mundo ganhou corpo. Para agradar e inovar o cardápio, ele adicionou à massa mussarela, tomate e manjericão, ingredientes que reproduziam as cores da bandeira italiana. Em homenagem à rainha, Espósito batizou a pizza de Margherita. Na sequência, padeiros mais criativos começaram a incluir na pizza outros ingredientes, como o alho, o alicce e peixes. Ao Brasil, a pizza chegou com os imigrantes vindos da Itália. Até 1950, o prato era mais concentrado nos círculos italianos, mas logo se disseminou por todo o país. O Dia da Pizza começou a ser comemorado em 1985, sempre no dia 10 de julho, por conta de um concurso de pizzas ocorrido em São Paulo nesta data.

E para celebrar o Dia da Pizza, comemorado no dia 10 de julho, o sommelier da Decanter, Sidney Lucas, sugere algumas harmonizações para a data:

Pizza aos quatro queijos
No Brasil, ninguém sabe ao certo quais os quatro queijos “certos” da tradicional pizza. Em italiano, há a expressão “mozzarella, altri formaggi a discrezione” – base de mussarela e queijos a escolha. Porém o segredo está em combinar sabores fortes e suaves com texturas diferentes. O vinho italiano Curatolo Arini Baglio di Luna Grillo 2013 harmoniza muito bem com a pizza de sabores mussarela, catupiry, parmesão e gorgonzola. 







Pizza aos quatro queijos Pepperoni 
Os sabores italianos do vinho Curatolo Arini Paccamora Nero d’Avola 2013 e pepperoni harmonizam deliciosamente, ressaltando o sabor picante da linguiça. O ingrediente descende dos apimentados salames e salsichas italianas, mas ganhou a versão americana com carnes suínas, bovinas e toucinho. 








Pizza Pepperoni Pizza à Portuguesa 
Com uma culinária tradicional forte em pães e confeitos, os portugueses à época da imigração para o Brasil, decidiram também produzir pizzas para competir com as cantinas italianas, que já faziam sucesso por aqui. Usando os sabores que já conheciam, criaram a pizza que leva presunto, ovo cozido, cebola e azeitonas, que harmoniza muito bem com o vinho argentino Las Moras Malbec 2014.








Pizza à Portuguesa Pizza à Bolonhesa
Um dos sabores mais conhecidos e servidos no mundo, a pizza à Bolonhesa tem o sabor marcante do molho de tomate com palmito, pimentão, azeitona, e salsa que acompanham a carne moída e o queijo. O vinho francês Chateau La Croix Calendreau 2011 harmoniza muito bem com carnes vermelhas e queijo suave, marca do sabor que há cinco anos foi protagonista de uma campanha do governo italiano para a divulgação do sabor original.





Pizza à Bolonhesa Pizza à Margherita 
Com o sabor criado em homenagem a visita da rainha Margherita di Savoia à cidade italiana de Nápoles, a pizza à Margherita harmoniza muito bem com o vinho francês Dominique Piron Morgon Côte du Py 2012. O aroma das frutas vermelhas cereja e framboesa fica leve com ingredientes clássicos da Margherita: queijo mussarela, molho de tomates e folhas de manjericão.








Encontre os vinhos clicando aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acredite!

Por Fernanda Santiago


Está sem motivação? Perdeu a direção? Não ousa mais sonhar? Pare, respire e viva. Cerque-se de pessoas alegres, essas tem o poder de influenciar nossas vidas de uma maneira extraordinária. O mundo está muito carente de alegria. Por isso, comece por você. Mude os velhos hábitos. Pare de reclamar! Ouse! Hoje, acorde cedo, faça uma caminhada, converse com alguém que nunca viu, distribua sorrisos. Enfim, comunique-se de uma maneira especial, sendo você mesmo. Não rejeite as pessoas. Encontre em cada olhar algo lindo de se ver. Não sinta medo de conhecer alguém. Cada pessoa é única e possui histórias maravilhosas para serrem contadas e ouvidas. Eu gosto muito de conversar com os idosos, são pessoas carentes, que viveram muito e o que eles tem a oferecer são suas histórias de vidas. Hoje não é como ontem e o amanhã não será como hoje. As pessoas mudam. O tempo corre. Mas não deixe que o tempo o controle. Viva e pronto! Trabalhe com paixão mesmo que o seu emprego não seja o…

ORAÇÃO PELA PÁTRIA

Por Luiz Augusto da Silva
Querido povo brasileiro, só mesmo a oração e a bondade  divinal poderá  moralizar a crise política nacional e dar ao Brasil proteção total! Oremos: Senhor faça o gigante pela  própria natureza,  adormecido em berço esplêndido,  despertar deste atual pesadelo.  Ilumina aos nossos  representantes  para que tenham pela  nossa nação  mais respeito e maior zelo.  Façamos à Deus nosso apelo para sairmos   deste cruel desmantelo. Senhor, livrai-nos do homem corruptor  e das garras do leão devorador.  Faça o povo brasileiro ordeiro  e livre do jugo estrangeiro . Amém!
Uma reflexão para o atual momento!

TDAH: uma forma diferente de ver o mundo

Fernanda Santiago
O TDAH é um transtorno que inclui dificuldade de atenção, hiperatividade e impulsividade. Em geral, os sintomas começam na infância e podem persistir na vida adulta. Por ser um transtorno com característica genética, não tem cura. Porém, antes de rotular qualquer TDAH são pessoas que possuem inteligência e habilidades como as outras.  Achei este vídeo abaixo muito interessante. É muito difícil impor um padrão para o TDAH. Para os educares, seria muito bom prestar atenção na maneira que eles tentam se comunicar. O menininho do vídeo mostra grande interesse pela música. Será que os pais e os educadores estão preparados para perceber as habilidades e o interesse dessas crianças? Vale a pena conferir! Além disso, também há tratamentos através de medicamentos e da psicoterapia.