Pular para o conteúdo principal

Massagem pode agravar dor nas costas

É muito comum sentimos dor nas costas. Nossa reação é sempre pedir uma massagem, do marido ou de alguém que esteja por perto. Só que isso pode ser muito perigoso. Dependendo da técnica, a massagem pode causar faturas, segundo o fisioterapeuta Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna) e proprietário do ITC Vertebral Ribeirão Preto (SP).
O profissional explica que alguns métodos alternativos de cura podem representar grandes perigos para o corpo. A massagem é recomendada apenas para relaxamento muscular e não é recomendada para o tratamento de patologias de coluna. “Nessas situações, o paciente pode acabar com uma dor ainda mais forte, agravando o quadro. O importante é buscar ajuda de um profissional da saúde habilitado a fazer o diagnóstico preciso, para um tratamento adequado”, revela .
Se não realizada por um profissional especializado,
a massagem pode agravar quadro de dores nas costas do paciente”,
explica o fisioterapeuta Giuliano Martins 


Profissionais que não possuem conhecimento específico sobre anatomia e fisiologia podem provocar riscos à saude do paciente. “Muitos pacientes me procuram relatando que estavam com dores nas costas e procuraram ajuda de um massagista ou terapeuta que ‘tentou’ colocar a coluna no lugar e aumentou mais o desconforto. Os famosos estalos na coluna, que promovem alívio, não tem nada a ver com coluna no lugar e devem ser feitos apenas por profissionais habilitados que conheçam as técnicas de mobilização e manipulação articular”, reforça.
Ele ressalta também que em gestantes e idosos, essa técnica de colocar a coluna no lugar pode causar consequências muito graves. “Muitos idosos são portadores de outras patologias ou deficiências como, por exemplo, a osteoporose, que deixa os ossos do corpo mais fracos. Nesses casos, dependendo da técnica de massagem, o profissional pode gerar fraturas no paciente”, diz.

Essa expressão de “colocar a coluna no lugar” não existe para o fisioterapeuta. Giuliano conta também que é necessário evitar massagens nas crianças, pois ainda estão em desenvolvimento. “Nos casos de traumas, dores ou desvios posturais, deve-se buscar ajuda de um especialista capacitado, com boa formação ao primeiro sinal de desconforto na coluna. Jamais acredite em técnicas milagrosas. Busque se informar sempre sobre o profissional que irá consultar, pois embasamento científico é importantíssimo”, finaliza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acredite!

Por Fernanda Santiago


Está sem motivação? Perdeu a direção? Não ousa mais sonhar? Pare, respire e viva. Cerque-se de pessoas alegres, essas tem o poder de influenciar nossas vidas de uma maneira extraordinária. O mundo está muito carente de alegria. Por isso, comece por você. Mude os velhos hábitos. Pare de reclamar! Ouse! Hoje, acorde cedo, faça uma caminhada, converse com alguém que nunca viu, distribua sorrisos. Enfim, comunique-se de uma maneira especial, sendo você mesmo. Não rejeite as pessoas. Encontre em cada olhar algo lindo de se ver. Não sinta medo de conhecer alguém. Cada pessoa é única e possui histórias maravilhosas para serrem contadas e ouvidas. Eu gosto muito de conversar com os idosos, são pessoas carentes, que viveram muito e o que eles tem a oferecer são suas histórias de vidas. Hoje não é como ontem e o amanhã não será como hoje. As pessoas mudam. O tempo corre. Mas não deixe que o tempo o controle. Viva e pronto! Trabalhe com paixão mesmo que o seu emprego não seja o…

ORAÇÃO PELA PÁTRIA

Por Luiz Augusto da Silva
Querido povo brasileiro, só mesmo a oração e a bondade  divinal poderá  moralizar a crise política nacional e dar ao Brasil proteção total! Oremos: Senhor faça o gigante pela  própria natureza,  adormecido em berço esplêndido,  despertar deste atual pesadelo.  Ilumina aos nossos  representantes  para que tenham pela  nossa nação  mais respeito e maior zelo.  Façamos à Deus nosso apelo para sairmos   deste cruel desmantelo. Senhor, livrai-nos do homem corruptor  e das garras do leão devorador.  Faça o povo brasileiro ordeiro  e livre do jugo estrangeiro . Amém!
Uma reflexão para o atual momento!

Enfeites de Natal em potes, vasos e garrafas de vidro

Pra quem ama artesanato e enfeitar a casa para o Natal, a hora é agora. Deixo abaixo algumas dicas para fazer com taças, garrafas, potes e vasos de vidro: