Pular para o conteúdo principal

Salmão e vinho: receitas chilenas para aquecer o inverno

Que tal dar uma inovada nas receitas utilizando o salmão para aquecer esse inverno? Fácil de fazer, o pescado surpreende com sabor e cor, além de se adaptar a diversas e práticas formas de preparo. “No inverno, ao mesmo tempo em que buscamos passar menos tempo na cozinha, nosso paladar fica inclinado aos pratos encorpados, já que o organismo precisa de mais energia para gerar calor. Além do gosto marcante, o salmão tem uma textura tenra e traz uma ‘gordura do bem’ supernutritiva. Um prato cheio para o corpo”, explica Melanie Whatmore, gerente da Salmón de Chile, marca que atua no incentivo ao consumo do pescado chileno no Brasil. 
Para garantir o sucesso do cardápio, a dica é harmonizar os pratos com vinho: o Cabernet Sauvignon chileno, por exemplo, tem taninos bem apurados e é a opção certa para acompanhar um encorpado escondidinho e uma sopa calorosa, sugestões imperdíveis da Salmón de Chile.


ESCONDIDINHO DE SALMÃO 

 Ingredientes 

600g de mandioca cozida e espremida 
1 1/2 xícara (chá) de maionese 
1 colher (sopa) de cheiro verde picado
1 colher (chá) de óleo 
1/2 cebola pequena ralada 
250g de filé de salmão cortado em cubos 
Queijo ralado a gosto 

 Modo de preparo

- Preaqueça o forno a 180C; 
- Em uma tigela média, misture a mandioca com 1 xícara (chá) de maionese e metade do cheiro verde e reserve;
- Em uma panela aqueça o óleo em fogo médio, doure a cebola e junte o salmão; 
- Refogue e mexa por 5 minutos ou até desmanchar; 
- Acrescente o restante da maionese e o cheiro verde, misture e reserve; 
- Em um refratário, coloque uma camada do purê de mandioca reservado, cubra com uma camada de salmão e finalize com o restante do purê de mandioca; 
- Polvilhe o queijo ralado e leve ao forno por 10 minutos ou até dourar levemente; 
Sirva em seguida. 

SOPA DE SALMÂO E COUVE FLOR 

Ingredientes 

1 couve-flor grande 
1,2 litros de caldo de legumes ou água 
½ copo de creme de leite fresco 
1 pedaço de filé de salmão 
Sal e pimenta a gosto 
1 colher de sopa de endro fresco, e mais um pouco para enfeitar

Modo de preparo

- Corte a couve flor retirando os caules mais duros e as folhas. Lave as flores e se estiverem muito grandes, corte-as em pedaços um pouco menores. Ponha-os numa panela grande, com o caldo de legumes (ou a água). Salgue levemente e leve ao fogo. Ferva por uns 25 minutos ou até a couve-flor estar macia na ponta da faca. 
- Quando a couve-flor estiver cozida, desligue o fogo. Com uma escumadeira, retire os pedaços do legume, deixando a água do cozimento na panela, e ponha-os na vasilha do processador junto com o endro. Com uma concha, acrescente um pouco do liquido de cozimento e processe até formar um creme homogêneo. Ponha mais um pouco do liquido de cozimento até a sopa estar cremosa. Reserve. - Corte o filé de salmão em tiras grossas. Tempere com sal e pimenta. Aqueça uma chapa ou um grill. Grelhe os pedaços de salmão 2 minutos de cada lado. O salmão tem que estar ainda um pouco cru por dentro. Ele acabará de cozinhar com o calor da sopa. Grelhe todos os pedaços e reserve num prato coberto com papel alumínio enquanto esquenta a sopa. 
- Ponha a sopa numa panela. Acrescente o creme de leite e tempere com sal e pimenta. Leve ao fogo somente até aquecer a sopa. Apague o fogo, junte os pedaços de salmão partidos em pedaços grandes e sirva imediatamente, enfeitando com um pouco de endro picado. 

ESPAGUETE AO MOLHO DE SALMÃO DEFUMADO 

Ingredientes 

500 g de espaguete 
500 g de salmão defumado 
1/2 litro de creme de leite 250 ml de vinho branco seco 
1/2 cebola picada 
Noz-moscada a gosto Sal refinado a gosto 
100 g de manteiga 

Modo de preparo 

Cozinhe, escorra o espaguete e reserve; Em uma panela refogue a cebola na manteiga; Adicione o vinho e deixe evaporar; Adicione o creme de leite e o salmão cortado em cubos finos; Acrescente a noz moscada em pó; Corrija o sal e adicione o talharim; Aqueça um pouco e sirva a seguir; Pode ser decorado com salsinha picada

Fotos: Divulgação/ Salmón de Chile

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acredite!

Por Fernanda Valente

Está sem motivação? Perdeu a direção? Não ousa mais sonhar? Pare, respire e viva. Cerque-se de pessoas alegres, essas tem o poder de influenciar nossas vidas de uma maneira extraordinária. O mundo está muito carente de alegria. Por isso, comece por você. Mude os velhos hábitos. Pare de reclamar! Ouse! Hoje, acorde cedo, faça uma caminhada, converse com alguém que nunca viu, distribua sorrisos. Enfim, comunique-se de uma maneira especial, sendo você mesmo. Não rejeite as pessoas. Encontre em cada olhar algo lindo de se ver. Não sinta medo de conhecer alguém. Cada pessoa é única e possui histórias maravilhosas para serrem contadas e ouvidas. Eu gosto muito de conversar com os idosos, são pessoas carentes, que viveram muito e o que eles tem a oferecer são suas histórias de vidas. Hoje não é como ontem e o amanhã não será como hoje. As pessoas mudam. O tempo corre. Mas não deixe que o tempo o controle. Viva e pronto! Trabalhe com paixão mesmo que o seu emprego não seja o …

ORAÇÃO PELA PÁTRIA

Por Luiz Augusto da Silva
Querido povo brasileiro, só mesmo a oração e a bondade  divinal poderá  moralizar a crise política nacional e dar ao Brasil proteção total! Oremos: Senhor faça o gigante pela  própria natureza,  adormecido em berço esplêndido,  despertar deste atual pesadelo.  Ilumina aos nossos  representantes  para que tenham pela  nossa nação  mais respeito e maior zelo.  Façamos à Deus nosso apelo para sairmos   deste cruel desmantelo. Senhor, livrai-nos do homem corruptor  e das garras do leão devorador.  Faça o povo brasileiro ordeiro  e livre do jugo estrangeiro . Amém!
Uma reflexão para o atual momento!

Chove Lá Fora

Por Luiz Augusto da Silva


Amanhece! Chove lá fora! Tudo está muito nublado: _Meu coração sufocado: Chora! Quero você agora!
Nuvens acinzentadas Esconde o raiar do sol. Priva os meus ouvidos Do canto do rouxinol!
Rolo na cama! Jogo o lençol: _A saudade invade o local! A tristeza é cruel!: "Mortal"! A felicidade foge!: Infernal!
Sou forte! Bravo! Luto! Bruto! _ Sou guerreiro com esperança! As tempestades serão vencidas: _Pela afiada lança da bonança!