Um livro para expressar sua emoções

Em Diário das Emoções, lançamento da Benvirá, selo de não ficção e ficção da Saraiva, a arteterapeuta Anna Llenas elege as emoções que considera básicas em todo ser humano – alegria, tristeza, raiva, medo, calma – e ensina o leitor a identificar, reconhecer e expressar essas emoções, tudo por meio de atividades que o ajudarão a se conectar com seus sentimentos.

Na obra, o leitor perceberá, por exemplo, que a raiva e a alegria compartilham uma mesma forma de expressão: o aumento do ritmo cardíaco. Já o medo e a raiva têm a mesma função: a sobrevivência – a raiva nos levando a responder prontamente àquilo que nos ataca e o medo fazendo com que passemos a agir com maior prudência.

A autora ressalta que o livro pode ser utilizado de três maneiras distintas. Na primeira, o leitor deve identificar a emoção que está sentindo no momento e procurar no livro a seção que fale sobre essa emoção, realizando, na sequência, os exercícios propostos. Na segunda, o leitor poderá escolher a atividade que parecer mais interessante, sem levar em conta o sentimento que deve ser expressado. Na terceira opção, a autora recomenda sortear uma página e realizar a atividade aleatoriamente.





Para que fique mais divertido – e o livro se torne uma obra de arte –, o leitor poderá utilizar diversos tipos de materiais, como lápis, giz de cera, aquarela, guache, argila, purpurina, o que for melhor para desenvolver a criatividade de cada um.

Quando sugeriram que eu fizesse ele livro de exercícios criativos relacionado às emoções, me pareceu uma proposta muito oportuna. O título mostra por meio da arte e criatividade as emoções nascidas em nosso interior. A arte se nutre dessas emoções. A criação artística permite que os vários estados de ânimos transpareçam. Minha formação, meu trabalho como professora, minhas práticas clínicas com arteterapia e, em especial, meu próprio processo artístico e minha autoanálise permitiram que eu entrasse em contato com conhecimentos diversos e encontrasse a inspiração para escrever este livro. Tudo isso também me ensinou que pela criação artística, é possível alcançar uma compreensão maior de nós mesmos e dos outros.”
Anna LLenas

Diário das emoções
Autora: Anna Llenas
Benvirá, 2015, 1ª edição, 256 páginas, R$ 29,90.


Sobre a autora:

Anna Llenas é formada em Desenho Gráfico e Psicologia Analítica com mestrado em Arteterapia e Psicologia pela Arte. Após trabalhar como ilustradora e diretora de artes em agências de publicidade, decidiu deixar de lado o mundo da propaganda e seguir um rumo mais artístico e pessoal. Desde então, desenha produtos originais, escreve e ilustra livros e ministra cursos de criatividade e emoções.

Comentários