Pular para o conteúdo principal

Um livro para expressar sua emoções

Em Diário das Emoções, lançamento da Benvirá, selo de não ficção e ficção da Saraiva, a arteterapeuta Anna Llenas elege as emoções que considera básicas em todo ser humano – alegria, tristeza, raiva, medo, calma – e ensina o leitor a identificar, reconhecer e expressar essas emoções, tudo por meio de atividades que o ajudarão a se conectar com seus sentimentos.

Na obra, o leitor perceberá, por exemplo, que a raiva e a alegria compartilham uma mesma forma de expressão: o aumento do ritmo cardíaco. Já o medo e a raiva têm a mesma função: a sobrevivência – a raiva nos levando a responder prontamente àquilo que nos ataca e o medo fazendo com que passemos a agir com maior prudência.

A autora ressalta que o livro pode ser utilizado de três maneiras distintas. Na primeira, o leitor deve identificar a emoção que está sentindo no momento e procurar no livro a seção que fale sobre essa emoção, realizando, na sequência, os exercícios propostos. Na segunda, o leitor poderá escolher a atividade que parecer mais interessante, sem levar em conta o sentimento que deve ser expressado. Na terceira opção, a autora recomenda sortear uma página e realizar a atividade aleatoriamente.





Para que fique mais divertido – e o livro se torne uma obra de arte –, o leitor poderá utilizar diversos tipos de materiais, como lápis, giz de cera, aquarela, guache, argila, purpurina, o que for melhor para desenvolver a criatividade de cada um.

Quando sugeriram que eu fizesse ele livro de exercícios criativos relacionado às emoções, me pareceu uma proposta muito oportuna. O título mostra por meio da arte e criatividade as emoções nascidas em nosso interior. A arte se nutre dessas emoções. A criação artística permite que os vários estados de ânimos transpareçam. Minha formação, meu trabalho como professora, minhas práticas clínicas com arteterapia e, em especial, meu próprio processo artístico e minha autoanálise permitiram que eu entrasse em contato com conhecimentos diversos e encontrasse a inspiração para escrever este livro. Tudo isso também me ensinou que pela criação artística, é possível alcançar uma compreensão maior de nós mesmos e dos outros.”
Anna LLenas

Diário das emoções
Autora: Anna Llenas
Benvirá, 2015, 1ª edição, 256 páginas, R$ 29,90.


Sobre a autora:

Anna Llenas é formada em Desenho Gráfico e Psicologia Analítica com mestrado em Arteterapia e Psicologia pela Arte. Após trabalhar como ilustradora e diretora de artes em agências de publicidade, decidiu deixar de lado o mundo da propaganda e seguir um rumo mais artístico e pessoal. Desde então, desenha produtos originais, escreve e ilustra livros e ministra cursos de criatividade e emoções.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acredite!

Por Fernanda Valente

Está sem motivação? Perdeu a direção? Não ousa mais sonhar? Pare, respire e viva. Cerque-se de pessoas alegres, essas tem o poder de influenciar nossas vidas de uma maneira extraordinária. O mundo está muito carente de alegria. Por isso, comece por você. Mude os velhos hábitos. Pare de reclamar! Ouse! Hoje, acorde cedo, faça uma caminhada, converse com alguém que nunca viu, distribua sorrisos. Enfim, comunique-se de uma maneira especial, sendo você mesmo. Não rejeite as pessoas. Encontre em cada olhar algo lindo de se ver. Não sinta medo de conhecer alguém. Cada pessoa é única e possui histórias maravilhosas para serrem contadas e ouvidas. Eu gosto muito de conversar com os idosos, são pessoas carentes, que viveram muito e o que eles tem a oferecer são suas histórias de vidas. Hoje não é como ontem e o amanhã não será como hoje. As pessoas mudam. O tempo corre. Mas não deixe que o tempo o controle. Viva e pronto! Trabalhe com paixão mesmo que o seu emprego não seja o …

ORAÇÃO PELA PÁTRIA

Por Luiz Augusto da Silva
Querido povo brasileiro, só mesmo a oração e a bondade  divinal poderá  moralizar a crise política nacional e dar ao Brasil proteção total! Oremos: Senhor faça o gigante pela  própria natureza,  adormecido em berço esplêndido,  despertar deste atual pesadelo.  Ilumina aos nossos  representantes  para que tenham pela  nossa nação  mais respeito e maior zelo.  Façamos à Deus nosso apelo para sairmos   deste cruel desmantelo. Senhor, livrai-nos do homem corruptor  e das garras do leão devorador.  Faça o povo brasileiro ordeiro  e livre do jugo estrangeiro . Amém!
Uma reflexão para o atual momento!

Chove Lá Fora

Por Luiz Augusto da Silva


Amanhece! Chove lá fora! Tudo está muito nublado: _Meu coração sufocado: Chora! Quero você agora!
Nuvens acinzentadas Esconde o raiar do sol. Priva os meus ouvidos Do canto do rouxinol!
Rolo na cama! Jogo o lençol: _A saudade invade o local! A tristeza é cruel!: "Mortal"! A felicidade foge!: Infernal!
Sou forte! Bravo! Luto! Bruto! _ Sou guerreiro com esperança! As tempestades serão vencidas: _Pela afiada lança da bonança!