Uma vida organizada é muito mais leve

 Fernanda Valente


Não sou uma especialista em organização, mas há uns cinco anos tenho dado prioridade em manter a vida mais organizada e isso faz muito bem pra mim e para todos que estão ao meu redor.  Lógico, que às vezes me perco, mas recomeço. Como é o meu novo sistema para organizar a vida?

1.       Casa: Varrer, tirar o pó, não deixar louça na pia, limpar o banheiro são prioridades de todos os dias. Lavo roupas duas vezes por semana e separo dias para organizar algum armário, gavetas e etc. O importante é saber onde tudo está, pois a vida fica mais leve. Casa bagunçada significa mente bagunçada. Não é bom.
2.       Cartão de crédito: não uso e também não faço contas. A prioridade no momento é guardar para poder investir (em sonhos pessoais). Já fui muito desastrada com contas e hoje fujo das dívidas.
3.       Panilhas: É muito bom ter no seu computador ou aparelho de celular um controle dos seus gastos, aqueles que são fixos, como contas de telefone, aluguel, mensalidade de um curso, compras, e equilibrar sempre o que entra e sai de dinheiro. Jamais gastar com superfluo.
4.       Pastas coloridas: Gosto de usá-las para separar documentos e contas. Um exemplo: a pasta vermelha é para as contas que precisam ser pagas, na azul, coloco as contas pagas. Na rosa, coloco exames e receitas médicas, na amarela, certificados e assim por diante...
5.       Listas: Eu não sou uma pessoa que consegue guardar tudo o que tenho que fazer na mente. Por isso, faço uma lista de prioridades. Anoto logo pela manhã, tudo o que tenho que fazer no dia, desde pagar uma conta, até fazer compras. Isso ajuda muito. Se eu tiver que telefonar para um amigo, eu também anoto.
6.       Saude: Estou começando a focar agora nos habitos alimentares e exercícios físicos. Também são tarefas muito importantes para manter a vida mais equilibrada e organizada. Eu não dava importancia para isso.
7.       Revisão: Toda noite revejo a lista e o que se de repente deixei de fazer algo por algum imprevisto, concluo no dia seguinte.

Essas são só algumas dicas pessoais. Espero que goste!



Comentários