Pular para o conteúdo principal

Ivaldo Bertazzo fala sobre a trama entre o corpo humano e o movimento no documentário “Infinito Movimento”

Inédita, a produção vai ao ar no dia 13/11, sexta, às 23h, no SescTV


O dançarino, coreógrafo e diretor da Escola do Movimento que leva seu nome, Ivaldo Bertazzo, revela, no documentário Infinito Movimento, sua visão sobre a ligação que há entre o corpo humano e o movimento, levando o indivíduo a compreender o funcionamento motor e psíquico do seu corpo, desde os primeiros dias de vida, passando pela adolescência até a maturidade. Realizado pelo Sesc, o filme estreia no SescTV no dia 13/11, sexta, às 23h.
“A gravidade nos atrai em direção ao solo. Como cada um de nós administrará essa luta contra o solo?”, questiona Bertazzo. Ele explica que o equilíbrio começa quando o nenê ainda está no ventre de sua genitora. “A mãe que canta, que vibra sua voz, já trabalha zonas do ouvido interno do bebê”.
Bertazzo fala sobre a dificuldade que um corpo humano tem, devido à gravitação, de crescer fora do ambiente de flutuação que estava antes de deixar a barriga da mãe. “Nos primeiros dias de vida, eu preciso sim que alguém me conduza sensorialmente no tocar”, afirma. Para Ana Marta Nunes, fisioterapeuta que trabalha na Escola do Movimento, o bebê já vem ao mundo com todo potencial de desenvolvimento. “Mesmo se for pensar na musculatura, ossos, está tudo favorável para que ele se desenvolva”, diz. Ela conversa sobre a importância de etapas do bebê, como engatinhar e subir em coisas ao seu redor, para fortalecer a estrutura óssea.
Bertazzo comenta sobre outras idades da criança, como a preparação para a escrita, a organização da fala, o entendimento do significado das coisas, e as diferentes sensações que pode sentir ao praticar atividades como luta marcial, jogar bola ou uma brincadeira de equilíbrio. “Corre-se o risco de que a criança se jogue dali porque ela não sabe o risco da queda”. Risco este que, de acordo com o coreógrafo, já foi vivenciado por uma pessoa da terceira idade, e esta sabe que não possui mais o equilíbrio de antes. Na percepção do dançarino, é preciso ter a mesma vivência motora em todas as fases da vida, seja para abrir novas possibilidades ou para preservar o que já obteve.
Bertazzo também articula sobre o movimento do corpo na adolescência. Para ele, uma etapa difícil que envolve a sexualidade e a libertação do núcleo familiar. Fala sobre o desenvolvimento psicomotor; sobre a tensão motora, que, acredita o dançarino, renova o sistema nervoso; sobre a necessidade de organizar o cérebro, e não apenas se movimentar, para se ter um corpo harmonioso; e sobre a utilização dos músculos.
                                                    


SERVIÇO:

Documentário
Infinito Movimento – Ivaldo Bertazzo
Estreia: 13/11, sexta, às 23h
Classificação Indicativa: Livre
Direção e concepção: Talita Miranda
Produção: Elástica
Realização: Sesc

Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Psicologia, Autoconhecimento e Autoestima: O reflexo de tudo

Por Fernanda Valente


No módulo de Psicologia do Desenvolvimento: quadros clínicos, da minha pós em Educação Especial e inclusiva, com a Dra. Patrícia Widmer, aprendi que estamos aqui neste mundo para problematizar as coisas e que o desafio da realidade é sempre diferente dos nossos planos. O que é o desenvolvimento e como ele acontece? Nosso senso comum faz parte da Psicologia. Este senso faz parte do nosso desenvolvimento. A Psicologia faz parte disso tudo. São os conhecimentos acumulado, intuitivo, espontâneo, vida prática, situações do nosso cotidiano que são diferentes do conhecimento cientifico: realidade e abstração. A Psicologia começou com a Filosofia a partir de questões existenciais. Nossa mente está relacionada a nossa psiquê, nossa alma, o inconsciente. Faz parte do cérebro, mas não estamos vendo. Ela está relacionada às nossas fantasias, devaneios, brincadeiras, imaginação, etc. É um conhecimento que acumulamos através das nossas vivências. A Psicologia vai estudar o ser h…

Dedicação e Amor

Por Luiz Augusto da Silva
Quando ainda menino Os estudos iniciava Sempre muito animada Minha avó me incentiva. Fazia tudo com carinho Do fundo do coração  Fortalecida pelo amor Com muita dedicação.  Preparava minha merenda Pãezinhos com goiabada Um prazer muito grande Na sua voz eu notava. Seguia-me ao portão  Até eu virar a esquina Seguindo o meu caminho Para uma escola pequenina. Durante a minha infância  Nunca vi nada igual O seu amor é bondade Transcediam ao natural. Hoje mais uma vez Relembrando o seu amor Com saudades faço votos: Que no seu descanso eterno Hajam hinos de louvor.
Agosto/2008 In Memorian: Henriqueta Maria  da Silva. (avó materna)

Na Medida Certa

Por Luiz Augusto da Silva

Ouça a voz do coração Voa com leveza Prova melhores sabores Sinta perfume das flores Tenha muitos amores Exercita a gratidão Elimina a tristeza Viva com realeza.
23/06/2017