Pular para o conteúdo principal

Ivaldo Bertazzo fala sobre a trama entre o corpo humano e o movimento no documentário “Infinito Movimento”

Inédita, a produção vai ao ar no dia 13/11, sexta, às 23h, no SescTV


O dançarino, coreógrafo e diretor da Escola do Movimento que leva seu nome, Ivaldo Bertazzo, revela, no documentário Infinito Movimento, sua visão sobre a ligação que há entre o corpo humano e o movimento, levando o indivíduo a compreender o funcionamento motor e psíquico do seu corpo, desde os primeiros dias de vida, passando pela adolescência até a maturidade. Realizado pelo Sesc, o filme estreia no SescTV no dia 13/11, sexta, às 23h.
“A gravidade nos atrai em direção ao solo. Como cada um de nós administrará essa luta contra o solo?”, questiona Bertazzo. Ele explica que o equilíbrio começa quando o nenê ainda está no ventre de sua genitora. “A mãe que canta, que vibra sua voz, já trabalha zonas do ouvido interno do bebê”.
Bertazzo fala sobre a dificuldade que um corpo humano tem, devido à gravitação, de crescer fora do ambiente de flutuação que estava antes de deixar a barriga da mãe. “Nos primeiros dias de vida, eu preciso sim que alguém me conduza sensorialmente no tocar”, afirma. Para Ana Marta Nunes, fisioterapeuta que trabalha na Escola do Movimento, o bebê já vem ao mundo com todo potencial de desenvolvimento. “Mesmo se for pensar na musculatura, ossos, está tudo favorável para que ele se desenvolva”, diz. Ela conversa sobre a importância de etapas do bebê, como engatinhar e subir em coisas ao seu redor, para fortalecer a estrutura óssea.
Bertazzo comenta sobre outras idades da criança, como a preparação para a escrita, a organização da fala, o entendimento do significado das coisas, e as diferentes sensações que pode sentir ao praticar atividades como luta marcial, jogar bola ou uma brincadeira de equilíbrio. “Corre-se o risco de que a criança se jogue dali porque ela não sabe o risco da queda”. Risco este que, de acordo com o coreógrafo, já foi vivenciado por uma pessoa da terceira idade, e esta sabe que não possui mais o equilíbrio de antes. Na percepção do dançarino, é preciso ter a mesma vivência motora em todas as fases da vida, seja para abrir novas possibilidades ou para preservar o que já obteve.
Bertazzo também articula sobre o movimento do corpo na adolescência. Para ele, uma etapa difícil que envolve a sexualidade e a libertação do núcleo familiar. Fala sobre o desenvolvimento psicomotor; sobre a tensão motora, que, acredita o dançarino, renova o sistema nervoso; sobre a necessidade de organizar o cérebro, e não apenas se movimentar, para se ter um corpo harmonioso; e sobre a utilização dos músculos.
                                                    


SERVIÇO:

Documentário
Infinito Movimento – Ivaldo Bertazzo
Estreia: 13/11, sexta, às 23h
Classificação Indicativa: Livre
Direção e concepção: Talita Miranda
Produção: Elástica
Realização: Sesc

Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acredite!

Por Fernanda Santiago


Está sem motivação? Perdeu a direção? Não ousa mais sonhar? Pare, respire e viva. Cerque-se de pessoas alegres, essas tem o poder de influenciar nossas vidas de uma maneira extraordinária. O mundo está muito carente de alegria. Por isso, comece por você. Mude os velhos hábitos. Pare de reclamar! Ouse! Hoje, acorde cedo, faça uma caminhada, converse com alguém que nunca viu, distribua sorrisos. Enfim, comunique-se de uma maneira especial, sendo você mesmo. Não rejeite as pessoas. Encontre em cada olhar algo lindo de se ver. Não sinta medo de conhecer alguém. Cada pessoa é única e possui histórias maravilhosas para serrem contadas e ouvidas. Eu gosto muito de conversar com os idosos, são pessoas carentes, que viveram muito e o que eles tem a oferecer são suas histórias de vidas. Hoje não é como ontem e o amanhã não será como hoje. As pessoas mudam. O tempo corre. Mas não deixe que o tempo o controle. Viva e pronto! Trabalhe com paixão mesmo que o seu emprego não seja o…

ORAÇÃO PELA PÁTRIA

Por Luiz Augusto da Silva
Querido povo brasileiro, só mesmo a oração e a bondade  divinal poderá  moralizar a crise política nacional e dar ao Brasil proteção total! Oremos: Senhor faça o gigante pela  própria natureza,  adormecido em berço esplêndido,  despertar deste atual pesadelo.  Ilumina aos nossos  representantes  para que tenham pela  nossa nação  mais respeito e maior zelo.  Façamos à Deus nosso apelo para sairmos   deste cruel desmantelo. Senhor, livrai-nos do homem corruptor  e das garras do leão devorador.  Faça o povo brasileiro ordeiro  e livre do jugo estrangeiro . Amém!
Uma reflexão para o atual momento!

TDAH: uma forma diferente de ver o mundo

Fernanda Santiago
O TDAH é um transtorno que inclui dificuldade de atenção, hiperatividade e impulsividade. Em geral, os sintomas começam na infância e podem persistir na vida adulta. Por ser um transtorno com característica genética, não tem cura. Porém, antes de rotular qualquer TDAH são pessoas que possuem inteligência e habilidades como as outras.  Achei este vídeo abaixo muito interessante. É muito difícil impor um padrão para o TDAH. Para os educares, seria muito bom prestar atenção na maneira que eles tentam se comunicar. O menininho do vídeo mostra grande interesse pela música. Será que os pais e os educadores estão preparados para perceber as habilidades e o interesse dessas crianças? Vale a pena conferir! Além disso, também há tratamentos através de medicamentos e da psicoterapia.