Pular para o conteúdo principal

Ruth Rocha discute a reinvenção de histórias para crianças

Foto: Piu Dip.
No mês em que o Sesc completa 70 anos, o SescTV apresenta Era Outra Vez, episódio inédito da série Super Libris, que traz a escritora paulistana Ruth Rocha para discutir sobre a tendência, na literatura infantil, de reinventar as histórias para crianças. A atração vai ao no dia 19/9, segunda, às 21h (assista também em sesctv.org.br/avivo), com direção do escritor e cineasta José Roberto Torero.


Membro da Academia Paulista de Letras desde 2008, ocupando a cadeira 38, Ruth se dedica a escrever livros infantis, tem mais de 200 títulos lançados e publicações em 25 idiomas. Dentre suas obras está Marcelo, Marmelo, Martelo, que alcançou mais de um milhão de exemplares vendidas. 



Para Ruth, a expressão ‘Era uma vez’ é uma espécie de fórmula que leva o leitor para um tempo mágico, imaginário e antigo e, atualmente, virou ‘Era outra vez’ porque a história está sendo recontada. “Mas essa recontação é a criança que exige, a criança gosta muito de repetição”, comenta.



Ao analisar a forma como as fábulas e contos de fadas são escritos, Ruth diz que a primeira tem uma preocupação com a moral e a ética, e a segunda, com questões de amadurecimento e desenvolvimento. Já sobre o final dessas narrativas, ela é a favor de que ele seja feliz porque acredita que a esperança deve estar presente em tudo na infância: “eu escrevo histórias e paro antes que as coisas de compliquem”.



Ruth fala ainda sobre a sabedoria humana que permeia os contos de fada e faz com que ultrapassem épocas; sobre textos politicamente corretos exigidos por editoras quando a obra é vendida para o governo; sobre a importância dos pais lerem para os filhos; e sobre a sua preocupação quando vai escrever.

Confira na íntegra:http://superlibris.sesctv.org.br/episodios/era-outra-vez
 




A escritora participa também dos quadros Pé de Página, no qual responde sobre onde, como e porque escreve, e do Primeira Impressão, em que sugere cinco livros escritos por Monteiro Lobato, que recontam histórias: Contos de Grimm; Fábulas; Histórias de Tia Anastácia; Alice no País das Maravilhas; e Peter Pan. O episódio traz ainda os quadros: Orelhas, sobre o escritor cubano Italo Calvino e o italiano Dante Alighieri; Prefácio, com Gabriela Romeu, jornalista e documentarista especializada em infância, que indica o livro Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque; Quarta Capa, com o vlogger Mariana Gastal, que fala sobre o livro Poseidon, de Anna Branks; e Ptolomeus, sobre a Biblioteca Hans Christian Andersen, temática em contos de fadas.

SERVIÇO:
Super Libris
Era Outra Vez
Estreia: 19/9, segunda, às 21h
Reapresentações: 20/9, terça, às 9h e às 17h; 22/9, quinta, às 15h; 23/9, sexta, às 9h30 e às 17h30, 25/9, domingo, às 6h e às 14h30; e 26/9, segunda, às 16h
Classificação indicativa: Livre
Direção Geral: José Roberto Torero
Produção: Padaria de Textos
Duração: 25’16’’

Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acredite!

Por Fernanda Santiago


Está sem motivação? Perdeu a direção? Não ousa mais sonhar? Pare, respire e viva. Cerque-se de pessoas alegres, essas tem o poder de influenciar nossas vidas de uma maneira extraordinária. O mundo está muito carente de alegria. Por isso, comece por você. Mude os velhos hábitos. Pare de reclamar! Ouse! Hoje, acorde cedo, faça uma caminhada, converse com alguém que nunca viu, distribua sorrisos. Enfim, comunique-se de uma maneira especial, sendo você mesmo. Não rejeite as pessoas. Encontre em cada olhar algo lindo de se ver. Não sinta medo de conhecer alguém. Cada pessoa é única e possui histórias maravilhosas para serrem contadas e ouvidas. Eu gosto muito de conversar com os idosos, são pessoas carentes, que viveram muito e o que eles tem a oferecer são suas histórias de vidas. Hoje não é como ontem e o amanhã não será como hoje. As pessoas mudam. O tempo corre. Mas não deixe que o tempo o controle. Viva e pronto! Trabalhe com paixão mesmo que o seu emprego não seja o…

ORAÇÃO PELA PÁTRIA

Por Luiz Augusto da Silva
Querido povo brasileiro, só mesmo a oração e a bondade  divinal poderá  moralizar a crise política nacional e dar ao Brasil proteção total! Oremos: Senhor faça o gigante pela  própria natureza,  adormecido em berço esplêndido,  despertar deste atual pesadelo.  Ilumina aos nossos  representantes  para que tenham pela  nossa nação  mais respeito e maior zelo.  Façamos à Deus nosso apelo para sairmos   deste cruel desmantelo. Senhor, livrai-nos do homem corruptor  e das garras do leão devorador.  Faça o povo brasileiro ordeiro  e livre do jugo estrangeiro . Amém!
Uma reflexão para o atual momento!

Enfeites de Natal em potes, vasos e garrafas de vidro

Pra quem ama artesanato e enfeitar a casa para o Natal, a hora é agora. Deixo abaixo algumas dicas para fazer com taças, garrafas, potes e vasos de vidro: