Pular para o conteúdo principal

Fechando as brechas

(sexta devocional C3 Church Santos)

“Mas aí eu lhes disse: — Vejam como é difícil a nossa situação! A cidade de Jerusalém está em ruínas, e os seus portões foram destruídos. Vamos construir de novo as muralhas da cidade e acabar com essa vergonha. Então contei a eles como Deus havia me abençoado e me ajudado. E também contei o que o rei me tinha dito. Eles disseram: — Vamos começar a reconstrução!E se aprontaram para começar o trabalho.” (Neemias 2:17-18)


Por Agaci e Fabiano

A nação de Israel havia se afastado de Deus e se voltado para a idolatria. Depois de inúmeras advertências dos profetas, Jerusalém foi invadida e destruída, e o povo foi levado cativo para a Babilônia. O cativeiro durou 70 anos, como fora profetizado por Jeremias. No ano 538 A.C., Ciro, rei da Pérsia, permitiu ao povo regressar e iniciar a reconstrução do templo.

Neemias significa “aquele a quem Jeová conforta”. Ele tipifica o Espírito Santo, intercedendo por nós e nos dirigindo para que a obra divina na nossa vida seja completada. Quando Neemias soube do estado de Jerusalém, buscou ajuda do Senhor em oração, o estado daquela cidade era motivo de vergonha.  Somos como Jerusalém: templos do Senhor – e o templo já estava reconstruído – , lugar de sua habitação – carregamos o seu nome. O Pai deseja a nossa restauração e libertação, individualmente e como igreja. Entretanto, uma cidade sem muros está sujeita à invasão do inimigo; está sem controle. Antes de qualquer ação no interior da cidade, os muros precisavam ser fechados.

O livro de Neemias trata da reconstrução dos muros e portas da cidade..
Quantas vezes nos deparamos igual a cidade de Jerusalém?  Com muros derrubados, ou seja, áreas de nossas vidas ou não percebemos que à brechas em nosso muro (vida), como fofocas, contendas, mentiras, pornografia, adultério, momentos  em que damos vantagem para o diabo agir em nossas vidas.

Alguns  pontos para fecharmos as brechas em nossa vida:

1- Identificar as brechas : Neemias 1:4 
Para fechar as brechas de nossas vidas é necessário identificarmos onde elas estão. Na vida conjugal, profissional, ministerial, muitas vezes deixamos que esses buracos se formem em nossas vidas sem que percebamos. Quem nunca ouviu ou falou: "É só uma mentirinha..." com isso já cavamos um buraco e não nos demos conta.

2- Dependência/pedir ajuda a Deus: Neemias 1 : 5-7
Quando identificamos as brechas em nossos muros (vida) o segundo passo é pedir ajuda para Deus, é confessar nossos erros, pedirmos perdão e nos tornarmos totalmente dependentes dEle.
Pedro nos ensinou que ainda que caminhando com Jesus, teve um momento em que a mentira se aproximou dele, ele negou seu amigo, só que depois veio o arrependimento e o perdão de Jesus para com seu amigo Pedro.
Sabemos que é difícil sermos totalmente dependentes de Deus, muitas vezes queremos tomar as rédeas de nossas vidas e  nossas próprias decisões, queremos ouvir respostas de acordo com a nossa vontade e não com a do nosso Pai. Que possamos aprender, dia apos dia a sermos dependentes dEle, deixarmos ser guiados por Ele.

3- Atitudes: Neemias 3:3 
Temos que agir para fechar essas brechas e não deixar que elas se abram novamente, mas como?
Renunciando ao pecado todos os dias, orando, jejuando, lendo a palavra. Intimidade com o Pai, quando estamos mais intimos dEle, não deixamos espaço para o pecado nos diminuir, deixamos Cristo crescer em nos. Quando pertimitimos que Deus haja em nós conseguimos com que as brechas nunca mais sejam abertas.

Assim como Neemias orou e jejuou, vamos aproveitar esse momento de jejum e oração para analisar o muro de nossa cidade (vida). Vamos identificar as brechas, pedir ajuda a Deus com total dependência e fechar essas brechas.

O Senhor deseja que todas as brechas que possam existir em nossa vida sejam completamente fechadas!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acredite!

Por Fernanda Valente

Está sem motivação? Perdeu a direção? Não ousa mais sonhar? Pare, respire e viva. Cerque-se de pessoas alegres, essas tem o poder de influenciar nossas vidas de uma maneira extraordinária. O mundo está muito carente de alegria. Por isso, comece por você. Mude os velhos hábitos. Pare de reclamar! Ouse! Hoje, acorde cedo, faça uma caminhada, converse com alguém que nunca viu, distribua sorrisos. Enfim, comunique-se de uma maneira especial, sendo você mesmo. Não rejeite as pessoas. Encontre em cada olhar algo lindo de se ver. Não sinta medo de conhecer alguém. Cada pessoa é única e possui histórias maravilhosas para serrem contadas e ouvidas. Eu gosto muito de conversar com os idosos, são pessoas carentes, que viveram muito e o que eles tem a oferecer são suas histórias de vidas. Hoje não é como ontem e o amanhã não será como hoje. As pessoas mudam. O tempo corre. Mas não deixe que o tempo o controle. Viva e pronto! Trabalhe com paixão mesmo que o seu emprego não seja o …

ORAÇÃO PELA PÁTRIA

Por Luiz Augusto da Silva
Querido povo brasileiro, só mesmo a oração e a bondade  divinal poderá  moralizar a crise política nacional e dar ao Brasil proteção total! Oremos: Senhor faça o gigante pela  própria natureza,  adormecido em berço esplêndido,  despertar deste atual pesadelo.  Ilumina aos nossos  representantes  para que tenham pela  nossa nação  mais respeito e maior zelo.  Façamos à Deus nosso apelo para sairmos   deste cruel desmantelo. Senhor, livrai-nos do homem corruptor  e das garras do leão devorador.  Faça o povo brasileiro ordeiro  e livre do jugo estrangeiro . Amém!
Uma reflexão para o atual momento!

Chove Lá Fora

Por Luiz Augusto da Silva


Amanhece! Chove lá fora! Tudo está muito nublado: _Meu coração sufocado: Chora! Quero você agora!
Nuvens acinzentadas Esconde o raiar do sol. Priva os meus ouvidos Do canto do rouxinol!
Rolo na cama! Jogo o lençol: _A saudade invade o local! A tristeza é cruel!: "Mortal"! A felicidade foge!: Infernal!
Sou forte! Bravo! Luto! Bruto! _ Sou guerreiro com esperança! As tempestades serão vencidas: _Pela afiada lança da bonança!