Pular para o conteúdo principal

Propósito de vida!



Fernanda Valente


Você já parou para pensar qual é o seu projeto de vida? Quando falamos em projeto de vida incluímos vários itens em nossa lista: trabalho, estudos, família, viagens, amizades, vida social, etc. O mais triste é viver todos os itens sem paixão. O que te move? O que faz o seu coração acelerar? Você se sente entusiasmado com o que possui? São questões assim que definem o nosso propósito ou missão.
Já tive uma fase da minha vida em que perdi a paixão, foi o momento mais triste que vivi, pois ele foi movido por falta de perdão, deixei a frustração me conter e isso, aos poucos, foi matando as minhas paixões, meus valores internos, a criatividade, a inspiração... passei a não abrir a porta do meu coração para as pessoas, inclusive companheiro. Comecei a implorar a Deus pela liberação de perdão, para eu seguir. Não foi fácil. O ressentimento mata o insensato, e a inveja destrói o tolo (Jó 5.2) O ressentimento é o grande assassino da paixão. Se quiser voltar a ter paixão pela vida é preciso aprender a perdoar as pessoas. E precisamos de entusiasmo para manter a paixão na vida. É muito difícil, mas Deus faz renascer sonhos, propósitos e vida. Precisamos incluir pessoas em nossos propósitos de vida e se concentrar no amor que Deus tem por nós, independente se somos traídos, decepcionados por elas ou não.
Ame o Senhor, o seu Deus , de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças (Marcos 12.30). Só Deus tem o poder de nos ajudar. Temos que buscá-lo de todo o coração para voltarmos a sentir aquele entusiasmo e paixão que nos completa. A palavra entusiasmo vem de duas palavras gregas: em e theos. Theos é a palavra grega para Deus, e em significa simplesmente “dentro” de modo que “entusiasmo” significa literalmente “Deus dentro”.
Aprendi depois de bater a cabeça mil vezes que Deus tem que ser a minha prioridade em tudo. É ele quem me ensina a perdoar e amar, a ter compaixão, pois uma vida completa não é uma vida cheia de atividades, estresse e ansiedade. Uma vida completa é uma vida cheia de compaixão. A compaixão nos faz fortes porque conseguimos nos encher de Deus, e isso, não tem nada a ver com aquelas gritarias e piruetas que você vê dentro de algumas igrejas. Servir ao Senhor é se encher da doce presença dele, tratando bem aqueles que te magoaram, perdoando, fazendo o seu melhor em tudo. Nunca lhes falte o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor (Romanos 12.11)
Jesus veio ao mundo e investiu o seu tempo nas pessoas. Ele não olhou para rótulos, como costumamos olhar. Ele perdoou, ele amou, ele curou e pacientemente prometeu a salvação. Sim! Salve a sua vida! Viva o seu melhor aqui nesta Terra, pois é um espaço muito curto para alcançarmos a eternidade. Eu vim para que tenham vida e a tenham plenamente (João 10.10). Nossa vida plena tem que ser aqui. Agora. Hoje. Invista em pessoas!
Aqui está o teste para descobrir se sua missão na vida está terminada: se você estiver vivo, ela não acabou. (Richard Back)
Embora ninguém possa voltar a começar do zero outra vez, qualquer um pode começar agora e ter um final inédito. (Carl Bard)
 Para uma vida plena, precisamos apenas desses ingredientes: Amor (Jesus nos ensina a amar), integridade (eu sem máscaras, sou o mesmo em todos os lugares), perdão (porque a falta de perdão nos causa ressentimentos e nos cega), entusiasmo (porque o nosso coração bate por algo e foi Deus quem colocou entusiasmo em nosso coração). Tudo isso para termos uma vida eterna!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Psicologia, Autoconhecimento e Autoestima: O reflexo de tudo

Por Fernanda Valente


No módulo de Psicologia do Desenvolvimento: quadros clínicos, da minha pós em Educação Especial e inclusiva, com a Dra. Patrícia Widmer, aprendi que estamos aqui neste mundo para problematizar as coisas e que o desafio da realidade é sempre diferente dos nossos planos. O que é o desenvolvimento e como ele acontece? Nosso senso comum faz parte da Psicologia. Este senso faz parte do nosso desenvolvimento. A Psicologia faz parte disso tudo. São os conhecimentos acumulado, intuitivo, espontâneo, vida prática, situações do nosso cotidiano que são diferentes do conhecimento cientifico: realidade e abstração. A Psicologia começou com a Filosofia a partir de questões existenciais. Nossa mente está relacionada a nossa psiquê, nossa alma, o inconsciente. Faz parte do cérebro, mas não estamos vendo. Ela está relacionada às nossas fantasias, devaneios, brincadeiras, imaginação, etc. É um conhecimento que acumulamos através das nossas vivências. A Psicologia vai estudar o ser h…

Dedicação e Amor

Por Luiz Augusto da Silva
Quando ainda menino Os estudos iniciava Sempre muito animada Minha avó me incentiva. Fazia tudo com carinho Do fundo do coração  Fortalecida pelo amor Com muita dedicação.  Preparava minha merenda Pãezinhos com goiabada Um prazer muito grande Na sua voz eu notava. Seguia-me ao portão  Até eu virar a esquina Seguindo o meu caminho Para uma escola pequenina. Durante a minha infância  Nunca vi nada igual O seu amor é bondade Transcediam ao natural. Hoje mais uma vez Relembrando o seu amor Com saudades faço votos: Que no seu descanso eterno Hajam hinos de louvor.
Agosto/2008 In Memorian: Henriqueta Maria  da Silva. (avó materna)

Na Medida Certa

Por Luiz Augusto da Silva

Ouça a voz do coração Voa com leveza Prova melhores sabores Sinta perfume das flores Tenha muitos amores Exercita a gratidão Elimina a tristeza Viva com realeza.
23/06/2017