Pular para o conteúdo principal

Propósito de vida!



Fernanda Valente


Você já parou para pensar qual é o seu projeto de vida? Quando falamos em projeto de vida incluímos vários itens em nossa lista: trabalho, estudos, família, viagens, amizades, vida social, etc. O mais triste é viver todos os itens sem paixão. O que te move? O que faz o seu coração acelerar? Você se sente entusiasmado com o que possui? São questões assim que definem o nosso propósito ou missão.
Já tive uma fase da minha vida em que perdi a paixão, foi o momento mais triste que vivi, pois ele foi movido por falta de perdão, deixei a frustração me conter e isso, aos poucos, foi matando as minhas paixões, meus valores internos, a criatividade, a inspiração... passei a não abrir a porta do meu coração para as pessoas, inclusive companheiro. Comecei a implorar a Deus pela liberação de perdão, para eu seguir. Não foi fácil. O ressentimento mata o insensato, e a inveja destrói o tolo (Jó 5.2) O ressentimento é o grande assassino da paixão. Se quiser voltar a ter paixão pela vida é preciso aprender a perdoar as pessoas. E precisamos de entusiasmo para manter a paixão na vida. É muito difícil, mas Deus faz renascer sonhos, propósitos e vida. Precisamos incluir pessoas em nossos propósitos de vida e se concentrar no amor que Deus tem por nós, independente se somos traídos, decepcionados por elas ou não.
Ame o Senhor, o seu Deus , de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças (Marcos 12.30). Só Deus tem o poder de nos ajudar. Temos que buscá-lo de todo o coração para voltarmos a sentir aquele entusiasmo e paixão que nos completa. A palavra entusiasmo vem de duas palavras gregas: em e theos. Theos é a palavra grega para Deus, e em significa simplesmente “dentro” de modo que “entusiasmo” significa literalmente “Deus dentro”.
Aprendi depois de bater a cabeça mil vezes que Deus tem que ser a minha prioridade em tudo. É ele quem me ensina a perdoar e amar, a ter compaixão, pois uma vida completa não é uma vida cheia de atividades, estresse e ansiedade. Uma vida completa é uma vida cheia de compaixão. A compaixão nos faz fortes porque conseguimos nos encher de Deus, e isso, não tem nada a ver com aquelas gritarias e piruetas que você vê dentro de algumas igrejas. Servir ao Senhor é se encher da doce presença dele, tratando bem aqueles que te magoaram, perdoando, fazendo o seu melhor em tudo. Nunca lhes falte o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor (Romanos 12.11)
Jesus veio ao mundo e investiu o seu tempo nas pessoas. Ele não olhou para rótulos, como costumamos olhar. Ele perdoou, ele amou, ele curou e pacientemente prometeu a salvação. Sim! Salve a sua vida! Viva o seu melhor aqui nesta Terra, pois é um espaço muito curto para alcançarmos a eternidade. Eu vim para que tenham vida e a tenham plenamente (João 10.10). Nossa vida plena tem que ser aqui. Agora. Hoje. Invista em pessoas!
Aqui está o teste para descobrir se sua missão na vida está terminada: se você estiver vivo, ela não acabou. (Richard Back)
Embora ninguém possa voltar a começar do zero outra vez, qualquer um pode começar agora e ter um final inédito. (Carl Bard)
 Para uma vida plena, precisamos apenas desses ingredientes: Amor (Jesus nos ensina a amar), integridade (eu sem máscaras, sou o mesmo em todos os lugares), perdão (porque a falta de perdão nos causa ressentimentos e nos cega), entusiasmo (porque o nosso coração bate por algo e foi Deus quem colocou entusiasmo em nosso coração). Tudo isso para termos uma vida eterna!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seres Especiais

Por Luiz Augusto da Silva

Devemos sempre insistir na busca dos ideais. Perseverar sem cansaço, até às metas finais. Recorrermos aos meios, humanos e materiais. Confiantes no apoio, dos Seres Especiais. Sermos sempre otimistas, acreditando nas forças divinas. Fortalecidos pelo altruísmo, impulsos que reanimam. Felizmente neste mundo, os amigos aparecem. Aumentam as energias, que aos idealistas fortalecem. Agosto /2008 (Modificado)

Ninguém pode limitar os seus sonhos

Por Fernanda Valente


E se uma garotinha surda decidir ser bailarina? Quem impedirá? Estamos aqui para incluir e transformar. Isso é o que você poderá conferir ao assistir o curta-metragem de animação Tamara, produzida e criada por House Boat Animation. O filme é muito interessante para passar em sala de aulas para explicar a diversidade às crianças. Está disponível na Internet e serve como ferramenta para promover valores como respeito e empatia. Tamara é uma garotinha surda que quer ser bailarina. Qual é a barreira que os professores e os alunos podem tirar disso?

Fernanda Valente - Jornalista com especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Estudou teatro, fazendo parte do Grupo GEXTUS (Grupo Experimental de Teatro da UniSantos). É Instrutora da Libras (Língua Brasileira de Sinais). Ministrou aulas de design gráfico para surdos. Trabalhou como produtora e repórter em alguns programas de TV regionais. Hoje se dedica a trabalhos de comunicação digital e ao …

Dois filmes sobre deficiência física para assistir no dia dos namorados

Por Fernanda Valente
Trago hoje dois filmes para reflexão. Como eu era antes de você é um filme que mexe com as nossas emoções. Porém, foge de toda a ideia que tratamos sobre a inclusão. Penso que o personagem na história, Will, que é tetraplégico joga fora tudo o que estamos vendo como evolução nos dias de hoje. A deficiência física é tratada como um caos, como algo sem solução, sem esperança, sem fé... É jogar fora todo o amor de Louisa. Veja o filme e entenda a minha frustração.



Já o filme Ferrugem e Osso, que também trata de um romance mostra uma construção rica e verdadeira de uma pessoa que adquire a deficiência física após um acidente. Vai mostrar a depressão, a adaptação, aceitação e novas possibilidades de vida. Não acabou. Há possibilidades. Há vida!



Feliz dia dos Namorados! Deixo abaixo uma linda poesia pessoal do meu amigo poeta Luiz Augusto que fala sobre construção familiar. 

O Cravo e a Rosa

Ainda um jovem cravo Uma rosa encontrei Com pétalas aveludadas Por ela me encantei
No j…