Pular para o conteúdo principal

Focus Têxtil mostra tendências e premia personalidades da moda em evento

Focus Fashion Day apresentou projeto de sustentabilidade de Walter Rodrigues e homenageou Paulo Borges

O Focus Fashion Day, que aconteceu hoje, 8 de fevereiro, apresentou as tendências em tecidos, cortes e estampas para moda masculina e feminina do próximo verão - temporada 2017/18. As mil pessoas que estiveram presentes tiveram mais que isso. Organizado pela Focus Têxtil, uma das maiores distribuidoras de tecidos do país, o evento mostrou o "momento de mudança" que estamos passando, como falou o homenageado Paulo Borges durante seu discurso de agradecimento. Além dele, Walter Rodrigues apresentou os resultados de seu projeto que mescla sustentabilidade, moda e design desenvolvido em parceria com o Instituto Focus Têxtil.

"Sustentabilidade é a palavra do agora. Não do ontem, nem do amanhã. De hoje!". Dessa forma, o estilista e consultor de moda Walter Rodrigues abriu sua palestra na qual mostrou sua trajetória de moda e sustentabilidade desde os anos 1980. Porém, ele se fez presente além do palco. Parte do resultado de seu projeto foi exposto na área de entrada do evento e chamou atenção de quem passou por lá. A iniciativa que teve sua curadoria e se chamou Focus Design Visions selecionou alunos de moda e deu um desafio a eles: era preciso criar peças usando resíduos de tecidos da Focus. Rodrigues declarou que a palavra que norteou os estudantes foi "leveza". "Foi maravilhosos acompanhar essa moçada. Fico muito feliz de em compartilhar conhecimento", declarou para o teatro lotado.

Paulo Borges não fez por menos em tocar a plateia com suas palavras e ideias num dos momentos mais aguardados do dia. Antes de receber o prêmio pela "contribuição no crescimento e fortalecimento da indústria da moda no Brasil", imagens raras de sua carreira foram apresentadas. Além disso, ele falou sobre o momento de mudança que a moda e o país estão passando. "Estar aberto a isso é a mensagem que eu posso trazer a todos. Pensar no novo é olhar para jovens e enxergar, perguntar, o que eles pensam e desejam". 

Antes das duas personalidades da moda subirem ao palco do Teatro Bradesco, em São Paulo, a gerente de marketing de produtos para o mercado masculino Lilian Marino contou as novidades e apostas para o segmento. Segundo as análises de tendência e mercado realizadas pela empresa no Brasil e na Europa, o universo dos homens na moda estará bem servido de camisaria estampada, xadrezes discretos texturas e rústicas, algo que "está em pauta" segundo ela. Nos tecidos, a grande novidade para estação do verão será a malha compacta, útil para estruturas de peças despojadas e também as complexas. Nas bermudas, há a tendência das estampas étnicas migrando para essa vestimenta. Outra aposta são calças jeans com corte cropped, algo que "não vemos muito, mas é ótimo de usar no nosso verão brasileiro", como explicou Marino.

Já Ellen Leite, gerente de marketing e divulgação de produto, durante a apresentação da moda feminina, atentou que a Europa vive uma onda de elogio ao feminino. "O pijama é extremamente despojado e elegante, vindo à frente do slip dress", explicou. Essa é uma atitude que vem de encontro, segundo Leite, com o empoderamento da mulher no mundo todo. Seguindo essa vertente, há também a questão da moda sem gênero, com peças que podem ser usadas tanto por homens quanto por mulheres. De acordo com as análises da empresa, o próximo verão terá inspirações divididas em direcionamentos maximalistas e minimalistas. Na fronteira entre esses extremos, as marcas encontram campo fértil para experimentar as tendências que mais se encaixam com a sua própria identidade.

Paulo Borges, Leonardo Hallal e Walter Rodrigues 
(Rodrigo Santo e Felipe Magalhães)

Walter Rodrigues apresenta palestra sobre moda e sustentabilidade 
(Rodrigo Santo e Felipe Magalhães)

Peças expostas durante Focus Fashion Day 
(Divulgação Focus (Rodrigo Santo e Felipe)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acredite!

Por Fernanda Santiago


Está sem motivação? Perdeu a direção? Não ousa mais sonhar? Pare, respire e viva. Cerque-se de pessoas alegres, essas tem o poder de influenciar nossas vidas de uma maneira extraordinária. O mundo está muito carente de alegria. Por isso, comece por você. Mude os velhos hábitos. Pare de reclamar! Ouse! Hoje, acorde cedo, faça uma caminhada, converse com alguém que nunca viu, distribua sorrisos. Enfim, comunique-se de uma maneira especial, sendo você mesmo. Não rejeite as pessoas. Encontre em cada olhar algo lindo de se ver. Não sinta medo de conhecer alguém. Cada pessoa é única e possui histórias maravilhosas para serrem contadas e ouvidas. Eu gosto muito de conversar com os idosos, são pessoas carentes, que viveram muito e o que eles tem a oferecer são suas histórias de vidas. Hoje não é como ontem e o amanhã não será como hoje. As pessoas mudam. O tempo corre. Mas não deixe que o tempo o controle. Viva e pronto! Trabalhe com paixão mesmo que o seu emprego não seja o…

ORAÇÃO PELA PÁTRIA

Por Luiz Augusto da Silva
Querido povo brasileiro, só mesmo a oração e a bondade  divinal poderá  moralizar a crise política nacional e dar ao Brasil proteção total! Oremos: Senhor faça o gigante pela  própria natureza,  adormecido em berço esplêndido,  despertar deste atual pesadelo.  Ilumina aos nossos  representantes  para que tenham pela  nossa nação  mais respeito e maior zelo.  Façamos à Deus nosso apelo para sairmos   deste cruel desmantelo. Senhor, livrai-nos do homem corruptor  e das garras do leão devorador.  Faça o povo brasileiro ordeiro  e livre do jugo estrangeiro . Amém!
Uma reflexão para o atual momento!

Enfeites de Natal em potes, vasos e garrafas de vidro

Pra quem ama artesanato e enfeitar a casa para o Natal, a hora é agora. Deixo abaixo algumas dicas para fazer com taças, garrafas, potes e vasos de vidro: