Focus Têxtil mostra tendências e premia personalidades da moda em evento

Focus Fashion Day apresentou projeto de sustentabilidade de Walter Rodrigues e homenageou Paulo Borges

O Focus Fashion Day, que aconteceu hoje, 8 de fevereiro, apresentou as tendências em tecidos, cortes e estampas para moda masculina e feminina do próximo verão - temporada 2017/18. As mil pessoas que estiveram presentes tiveram mais que isso. Organizado pela Focus Têxtil, uma das maiores distribuidoras de tecidos do país, o evento mostrou o "momento de mudança" que estamos passando, como falou o homenageado Paulo Borges durante seu discurso de agradecimento. Além dele, Walter Rodrigues apresentou os resultados de seu projeto que mescla sustentabilidade, moda e design desenvolvido em parceria com o Instituto Focus Têxtil.

"Sustentabilidade é a palavra do agora. Não do ontem, nem do amanhã. De hoje!". Dessa forma, o estilista e consultor de moda Walter Rodrigues abriu sua palestra na qual mostrou sua trajetória de moda e sustentabilidade desde os anos 1980. Porém, ele se fez presente além do palco. Parte do resultado de seu projeto foi exposto na área de entrada do evento e chamou atenção de quem passou por lá. A iniciativa que teve sua curadoria e se chamou Focus Design Visions selecionou alunos de moda e deu um desafio a eles: era preciso criar peças usando resíduos de tecidos da Focus. Rodrigues declarou que a palavra que norteou os estudantes foi "leveza". "Foi maravilhosos acompanhar essa moçada. Fico muito feliz de em compartilhar conhecimento", declarou para o teatro lotado.

Paulo Borges não fez por menos em tocar a plateia com suas palavras e ideias num dos momentos mais aguardados do dia. Antes de receber o prêmio pela "contribuição no crescimento e fortalecimento da indústria da moda no Brasil", imagens raras de sua carreira foram apresentadas. Além disso, ele falou sobre o momento de mudança que a moda e o país estão passando. "Estar aberto a isso é a mensagem que eu posso trazer a todos. Pensar no novo é olhar para jovens e enxergar, perguntar, o que eles pensam e desejam". 

Antes das duas personalidades da moda subirem ao palco do Teatro Bradesco, em São Paulo, a gerente de marketing de produtos para o mercado masculino Lilian Marino contou as novidades e apostas para o segmento. Segundo as análises de tendência e mercado realizadas pela empresa no Brasil e na Europa, o universo dos homens na moda estará bem servido de camisaria estampada, xadrezes discretos texturas e rústicas, algo que "está em pauta" segundo ela. Nos tecidos, a grande novidade para estação do verão será a malha compacta, útil para estruturas de peças despojadas e também as complexas. Nas bermudas, há a tendência das estampas étnicas migrando para essa vestimenta. Outra aposta são calças jeans com corte cropped, algo que "não vemos muito, mas é ótimo de usar no nosso verão brasileiro", como explicou Marino.

Já Ellen Leite, gerente de marketing e divulgação de produto, durante a apresentação da moda feminina, atentou que a Europa vive uma onda de elogio ao feminino. "O pijama é extremamente despojado e elegante, vindo à frente do slip dress", explicou. Essa é uma atitude que vem de encontro, segundo Leite, com o empoderamento da mulher no mundo todo. Seguindo essa vertente, há também a questão da moda sem gênero, com peças que podem ser usadas tanto por homens quanto por mulheres. De acordo com as análises da empresa, o próximo verão terá inspirações divididas em direcionamentos maximalistas e minimalistas. Na fronteira entre esses extremos, as marcas encontram campo fértil para experimentar as tendências que mais se encaixam com a sua própria identidade.

Paulo Borges, Leonardo Hallal e Walter Rodrigues 
(Rodrigo Santo e Felipe Magalhães)

Walter Rodrigues apresenta palestra sobre moda e sustentabilidade 
(Rodrigo Santo e Felipe Magalhães)

Peças expostas durante Focus Fashion Day 
(Divulgação Focus (Rodrigo Santo e Felipe)


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