Pular para o conteúdo principal

Clássico que encanta gerações recebe nova edição

Bianca Gismonti Trio apresenta ritmos brasileiros no SescTV

Documentário e show inéditos com o trio vão ao ar no dia 5/3, domingo, a partir das 21h

Bianca Gismonti. Foto: Piu Dip.

O SescTV exibe documentário da série Passagem de Som e show da série Instrumental Sesc Brasil inéditos com Bianca Gismonti Trio. O primeiro transita pela trajetória musical da pianista e compositora, e passeia pela Casa de Vidro da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi. O segundo apresenta repertório autoral de Bianca, além de composições de seu pai, o compositor e multi-instrumentista Egberto Gismonti, além de músicas de Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Com direção geral de Max Alvim, as atrações estreiam no dia 5/3, domingo, a partir das 21h (Assista também em sesctv.org.br/aovivo).

Bianca nasceu em 1982, no Rio de Janeiro. Aos nove anos começou a tocar piano e aos 15 já acompanhava o pai, Egberto, em shows pelo mundo.  No Passagem de Som, a artista diz que as canções que ouvia na década de 1990 foram as que mais permaneceram em sua memória. “Um período que eu escutava muito a música moderna, contemporânea, MPB sempre”. Mas o fato de seu pai ser contratado do selo europeu ECM, especializado em jazz, também a incentivou a ouvir importantes nomes do gênero, como Keith Jarret, Herdei Hancock e Bill Evans. Tudo isso moldou a sua formação musical.

Bianca conta que o trio nasceu sem pretensão nenhuma. Começou a tocar com Júlio Falavinha, baterista e seu marido, e juntos decidiram convidar o baixista Antônio Porto. “O trio foi se formando naturalmente”, comenta. Hoje, o grupo possui dois discos lançados: Sonhos de Nascimento, em 2013, e Primeiro Céu, em 2015, com composições que transitam entre a música instrumental e a popular. “Muitas delas são homenagens a pessoas que admiro”, fala a artista. “Enquanto Eu Canto foi criada para a cantora Joana Duah”, explica. Em um estúdio na capital paulista, Bianca e Joana recordam como se conheceram.

Além de tocar em trio, Bianca também faz um trabalho em duo, desde 2005, com a pianista Cláudia Castelo Branco, chamado Gisbranco. A dupla passeia pela música popular e erudita, explorando ritmos brasileiros, latinos e jazz. A parceria resultou na gravação de três álbuns e um DVD.

O documentário mostra ainda a visita da pianista à Casa de Vidro, no bairro do Morumbi, na cidade de São Paulo. Para Bianca, esta obra de Lina Bo Bardi, arquiteta italiana naturalizada brasileira, sempre teve uma mistura do interior com a cidade, do intelectual com o natural. “Sempre teve essa mescla muito forte na minha família”, diz.

No Teatro Anchieta do Sesc Consolação, o Passagem de Som registra o ensaio do show de Bianca Gismonti Trio - que já se apresentou na Inglaterra, Espanha, Portugal e Japão - para o show da série Instrumental Sesc Brasil exibido na sequência. No repertório, músicas dos dois álbuns do trio, de autoria de Bianca, algumas de Egberto Gismonti e também de Tom Jobim e Vinícius de Moraes.

SERVIÇO:

Passagem de Som / Instrumental Sesc Brasil
Bianca Gismont Trio
Estreia: 5/3, domingo, a partir das 21h
Reapresentações: 6/3, segunda, às 16h30; 7/3 terça, às 9h30; 8/3, quarta, às 11h; 9/3, quinta, às 13h; e 11/3, sábado, às 14h.
Classificação indicativa: Livre
Produção: Canal Independente
Direção Geral: Max Alvim

Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grandioso Ser

Façam os fluidos divinos as nossas vidas pela fé fortalecidas; Sejamos seres confidentes e confiantes no Grandioso Ser. Ele dirige os nossos planos às horas certas; Facilita o alcance das nossas metas; Sempre o bem nos deseja; Dá solução ao problema  por mais difícil que seja.  Sejamos seus seguidores às pistas da terrena maratona.   Quem é Ele? É o Deus que aos seus filhos não abandona. Que maravilha! Ele nos ama vida toda! Amém!  Autor: Luiz Augusto da Silva Data: 14/11/2012

Decoração com fotos

Fernanda Santiago Valente Eu amo fotografias. Uma vez decorei a parede do meu quarto com fotos recortadas de jornais. Eram fotos de peças de teatro. Eu ainda era solteira. Sei que ficou linda. Colei com cola básica e passei verniz. Estou pensando em fazer algo parecido na sala de casa, em apenas uma parede. Algumas ideias que me veio: 1. Para o quarto: Várias molduras com fotos do casal 2. Para a sala: Posters de filmes antigos ou fotos de paisagens 3. Para a cozinha: Fotos retrô, de rótulos antigos 4. Para o banheiro: quadros com frases Abaixo segue algumas ideias que encontrei pela Internet e gostei muito:

Programa Conexão Inclusão

  Nesta terça-feira, dia 22 a partir das 19h30 você poderá conferir o Programa Conexão Inclusão com apresentação de Cristina Fernandes Soares, palestrante, psicopedagoga, advogada e ativista em educação inclusiva e comentários de Fernanda Valente, professora e jornalista com especialização em educação especial na perspectiva da educação inclusiva e Eduardo Lucas, jornalista. As convidadas desta noite são Vivi Reis, ativista em inclusão e criadora do Inclusivamente e também sua filha Clara Reis, que é bailarina e artista. Vamos falar sobre o protagonismo das pessoas com Síndrome de Down. Não perca:  www.planetaconexao.com Nas redes sociais: @planetaconexao @programaconexaoinclusao #paratodosverem: Na parte superior, o logotipo do programa Conexão Inclusão escrito em colorido em desenho de quebra cabeça, simbolizando o autismo, além da letra o, utilizando o símbolo da diversidade. Abaixo da esquerda para direita, num fundo branco tem uma foto de perfil da Fernanda Valente, no meio Cristi