Pular para o conteúdo principal

Fixação de Luka: Um stop motion sobre autismo baseado em fatos reais

Créditos: facebook.com/FixingLuka

Fernanda Santiago

Fixação de Luka: Este é um Curta metragem maravilhoso sobre o autismo. É um stop-motion inspirado nas experiências de Jessica Ashman, que tem um irmão mais novo autista. Ela conta a história baseada em sua infância, da maneira que ela enxergava o seu irmãozinho mais novo. Na história desenvolvida por ela, Lucy a representa, e Luka, faz o papel do seu irmãozinho.
Luka é um menininho todo meticuloso. Na estante, patos de borracha são alinhados perfeitamente em uma fileira, mil selos estão presos a uma parede do quarto. Além disso, tem uma mania obsessiva em montar pirâmides de dados. Estas são apenas algumas das manias de Luka, e num diário, Lucy anota todo o desempenho do irmão. Ela acha que Luka precisa de conserto, pois toda vez que ela tenta se relacionar com ele, tentando mexer em sua rotina repetitiva, ele desmorona.
Numa noite, se sentindo maltratada por suas rejeições, Lucy perde a paciência e foge. Tropeçando na floresta, ela descobre um soldado de relógio em uma barraca, precisando de conserto.  Ela tem que encontrar a chave certa para consertar o soldadinho. Quando finalmente consegue consertar a cabeça do soldado, ela acha que encontrou as mesmas soluções para o seu irmãozinho. Porém, não é bem assim. Ela descobre que a aceitação de toda a sua meticulosidade é o caminho. Afinal, cada pessoa tem suas diferenças e particularidades.
O filme foi apoiado pelo UK Film Council, BBC Scotland, Creative Scotland e DigiCult.

Fixing Luka (2011) from Jessica Ashman on Vimeo.

PRÊMIOS
Melhor Animação no BAFTA, 2011, na Escócia Awards
Melhor Música Original no Talent, 2011, BAFTAs
Melhor Animação, Melhores Efeitos Visuais e Filme da Noite nos Prêmios Limelight, 2011
A seleção oficial do festival inclui o Festival Internacional de Cinema de Edimburgo 2011, o Festival de Shorts 2011 de Soho Rushes, o Festival de Cinema de Encontros de 2011, o Festival de Curtas de Glasgow de 2011, o Festival de Cinema de Londres 2012 - fixingluka.co.uk/festivals
Leia uma entrevista comigo sobre o filme, sobre as maravilhosas Notas do Diretor - directorsnotes.com/2015/01/19/jessica-ashman-fixing-luka/
Veja o trailer aqui! - vimeo.com/52785671
Mais detalhes para ser encontrado no site jessla.co.uk/Fixing-Luka
No Facebook! - facebook.com/FixingLuka
DigiCult site - digicult.com.br

CRÉDITOS
Escrito, Animado & Dirigido por Jessica Ashman
Produzido por Anna Odell
Produtores executivos - Julia Caithness, Becky Lloyd, David Smith, Paul Galês
Diretor de Fotografia: Ruan Suess
Original Score Composto por Pete MacDonald
Chefe de Design e Modelismo: Judith Johnston
Editor: Rachel Tunnard
CGI Responsável: James Houston
Desenvolvimento da história: Paul Welsh & Rosie Crerar
Pixilation Animadores: Nicola Welbourne & Simon Doolan
Modeladores Superiores: Wendy Cairns & Gary Loughran
Modeladoras: Nicola Welbourne, Joanne Ferrie, Luisa Cocozza, Karen Hall, Edgar Elizabeth, Susan McCoomb, Claire Thacker
Artista de Digitas: Claire Thacker
Carpinteiro: Frazer Fyfe
Misturador de dobragem: Romano Valerio em 422
Músicos: Emily Carr, Rory Clark, Susan Appelbe, Graeme Black, Gillian Fleetwood, Fergus MacDonald, Pete MacDonald, Cameron Maxwell
Colourist & Online: Tom Balkwill em Looks sujos
Equipamento fornecido por Kolik
Produtora: Ciara Barry
Coordenador do projeto: Ashley Black



Comentários

Helen Pink disse…
Que lindo amiga Fê, seu blog está com aquele toque mágico de pura inspiração e prazer pela escrita/leitura. Amo tudo que você propõe a escrever, seu blog está mesmo incrível. Estou para vim aqui a tempos, desculpa a minha ausência, mas a vida está meio corrida, sempre que der voltarei. Parabéns as colaboradoras (or) tudo feito com muita dedicação.

Beijos com saudades!! :** <3333

Postagens mais visitadas deste blog

Enfeites de Natal em potes, vasos e garrafas de vidro

Pra quem ama artesanato e enfeitar a casa para o Natal, a hora é agora. Deixo abaixo algumas dicas para fazer com taças, garrafas, potes e vasos de vidro: 


















TDAH: uma forma diferente de ver o mundo

Fernanda Santiago
O TDAH é um transtorno que inclui dificuldade de atenção, hiperatividade e impulsividade. Em geral, os sintomas começam na infância e podem persistir na vida adulta. Por ser um transtorno com característica genética, não tem cura. Porém, antes de rotular qualquer TDAH são pessoas que possuem inteligência e habilidades como as outras.  Achei este vídeo abaixo muito interessante. É muito difícil impor um padrão para o TDAH. Para os educares, seria muito bom prestar atenção na maneira que eles tentam se comunicar. O menininho do vídeo mostra grande interesse pela música. Será que os pais e os educadores estão preparados para perceber as habilidades e o interesse dessas crianças? Vale a pena conferir! Além disso, também há tratamentos através de medicamentos e da psicoterapia. 

Atypical, o que você precisa saber sobre o autismo

Fernanda Santiago Valente Você quer saber um pouco mais como é a vida de um garoto com o transtorno do espectro autista que está entrando na vida adulta? Para isso vale a pena assistir a série Atypical que está na Netflix desde o começo do mês de agosto. Não tem como não se apaixonar pelo personagem Sam, que está na fase de descobertas e quer arranjar uma namorada. É nessa busca pela paixão que se desenrola a história. Vamos entender como funciona a sua personalidade e como a situação afeta aqueles que estão ao seu redor. Algo muito interessante a se observar é a relação dele com a psicóloga. Sam se apaixona por ela. Isso é muito comum acontecer com paciente e profissional de sexos opostos, geralmente os pacientes que tem algum tipo de transtorno sempre se apaixonam por seus psicólogos.


Sam, apresentando os sintomas mais nítidos do espectro autista é um adolescente que tem sentimentos como qualquer outro. A única diferença é que seus sentimentos não são interpretados de forma comum. O ro…