Pular para o conteúdo principal

Fixação de Luka: Um stop motion sobre autismo baseado em fatos reais

Créditos: facebook.com/FixingLuka

Fernanda Santiago

Fixação de Luka: Este é um Curta metragem maravilhoso sobre o autismo. É um stop-motion inspirado nas experiências de Jessica Ashman, que tem um irmão mais novo autista. Ela conta a história baseada em sua infância, da maneira que ela enxergava o seu irmãozinho mais novo. Na história desenvolvida por ela, Lucy a representa, e Luka, faz o papel do seu irmãozinho.
Luka é um menininho todo meticuloso. Na estante, patos de borracha são alinhados perfeitamente em uma fileira, mil selos estão presos a uma parede do quarto. Além disso, tem uma mania obsessiva em montar pirâmides de dados. Estas são apenas algumas das manias de Luka, e num diário, Lucy anota todo o desempenho do irmão. Ela acha que Luka precisa de conserto, pois toda vez que ela tenta se relacionar com ele, tentando mexer em sua rotina repetitiva, ele desmorona.
Numa noite, se sentindo maltratada por suas rejeições, Lucy perde a paciência e foge. Tropeçando na floresta, ela descobre um soldado de relógio em uma barraca, precisando de conserto.  Ela tem que encontrar a chave certa para consertar o soldadinho. Quando finalmente consegue consertar a cabeça do soldado, ela acha que encontrou as mesmas soluções para o seu irmãozinho. Porém, não é bem assim. Ela descobre que a aceitação de toda a sua meticulosidade é o caminho. Afinal, cada pessoa tem suas diferenças e particularidades.
O filme foi apoiado pelo UK Film Council, BBC Scotland, Creative Scotland e DigiCult.

Fixing Luka (2011) from Jessica Ashman on Vimeo.

PRÊMIOS
Melhor Animação no BAFTA, 2011, na Escócia Awards
Melhor Música Original no Talent, 2011, BAFTAs
Melhor Animação, Melhores Efeitos Visuais e Filme da Noite nos Prêmios Limelight, 2011
A seleção oficial do festival inclui o Festival Internacional de Cinema de Edimburgo 2011, o Festival de Shorts 2011 de Soho Rushes, o Festival de Cinema de Encontros de 2011, o Festival de Curtas de Glasgow de 2011, o Festival de Cinema de Londres 2012 - fixingluka.co.uk/festivals
Leia uma entrevista comigo sobre o filme, sobre as maravilhosas Notas do Diretor - directorsnotes.com/2015/01/19/jessica-ashman-fixing-luka/
Veja o trailer aqui! - vimeo.com/52785671
Mais detalhes para ser encontrado no site jessla.co.uk/Fixing-Luka
No Facebook! - facebook.com/FixingLuka
DigiCult site - digicult.com.br

CRÉDITOS
Escrito, Animado & Dirigido por Jessica Ashman
Produzido por Anna Odell
Produtores executivos - Julia Caithness, Becky Lloyd, David Smith, Paul Galês
Diretor de Fotografia: Ruan Suess
Original Score Composto por Pete MacDonald
Chefe de Design e Modelismo: Judith Johnston
Editor: Rachel Tunnard
CGI Responsável: James Houston
Desenvolvimento da história: Paul Welsh & Rosie Crerar
Pixilation Animadores: Nicola Welbourne & Simon Doolan
Modeladores Superiores: Wendy Cairns & Gary Loughran
Modeladoras: Nicola Welbourne, Joanne Ferrie, Luisa Cocozza, Karen Hall, Edgar Elizabeth, Susan McCoomb, Claire Thacker
Artista de Digitas: Claire Thacker
Carpinteiro: Frazer Fyfe
Misturador de dobragem: Romano Valerio em 422
Músicos: Emily Carr, Rory Clark, Susan Appelbe, Graeme Black, Gillian Fleetwood, Fergus MacDonald, Pete MacDonald, Cameron Maxwell
Colourist & Online: Tom Balkwill em Looks sujos
Equipamento fornecido por Kolik
Produtora: Ciara Barry
Coordenador do projeto: Ashley Black



Comentários

Helen Pink disse…
Que lindo amiga Fê, seu blog está com aquele toque mágico de pura inspiração e prazer pela escrita/leitura. Amo tudo que você propõe a escrever, seu blog está mesmo incrível. Estou para vim aqui a tempos, desculpa a minha ausência, mas a vida está meio corrida, sempre que der voltarei. Parabéns as colaboradoras (or) tudo feito com muita dedicação.

Beijos com saudades!! :** <3333

Postagens mais visitadas deste blog

Ninguém pode limitar os seus sonhos

Por Fernanda Valente


E se uma garotinha surda decidir ser bailarina? Quem impedirá? Estamos aqui para incluir e transformar. Isso é o que você poderá conferir ao assistir o curta-metragem de animação Tamara, produzida e criada por House Boat Animation. O filme é muito interessante para passar em sala de aulas para explicar a diversidade às crianças. Está disponível na Internet e serve como ferramenta para promover valores como respeito e empatia. Tamara é uma garotinha surda que quer ser bailarina. Qual é a barreira que os professores e os alunos podem tirar disso?

Fernanda Valente - Jornalista com especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Estudou teatro, fazendo parte do Grupo GEXTUS (Grupo Experimental de Teatro da UniSantos). É Instrutora da Libras (Língua Brasileira de Sinais). Ministrou aulas de design gráfico para surdos. Trabalhou como produtora e repórter em alguns programas de TV regionais. Hoje se dedica a trabalhos de comunicação digital e ao …

Dois filmes sobre deficiência física para assistir no dia dos namorados

Por Fernanda Valente
Trago hoje dois filmes para reflexão. Como eu era antes de você é um filme que mexe com as nossas emoções. Porém, foge de toda a ideia que tratamos sobre a inclusão. Penso que o personagem na história, Will, que é tetraplégico joga fora tudo o que estamos vendo como evolução nos dias de hoje. A deficiência física é tratada como um caos, como algo sem solução, sem esperança, sem fé... É jogar fora todo o amor de Louisa. Veja o filme e entenda a minha frustração.



Já o filme Ferrugem e Osso, que também trata de um romance mostra uma construção rica e verdadeira de uma pessoa que adquire a deficiência física após um acidente. Vai mostrar a depressão, a adaptação, aceitação e novas possibilidades de vida. Não acabou. Há possibilidades. Há vida!



Feliz dia dos Namorados! Deixo abaixo uma linda poesia pessoal do meu amigo poeta Luiz Augusto que fala sobre construção familiar. 

O Cravo e a Rosa

Ainda um jovem cravo Uma rosa encontrei Com pétalas aveludadas Por ela me encantei
No j…

Estações do Ano

Nos vastos campos verdejantes Desabrocham flores silvestres Que com variadas tonalidades Dão vida!À linda paisagem agreste.
É tempo da primavera... Colorida estação... Que enfeita a natureza À espera do verão:
Espetáculo tropical Que ocorre cada ano Para que no ato final Caiam as folhas no outono.
Este ciclo "vicioso" O inverno encerrará Para que lindas flores Voltem aos jardins enfeitar!
Autor:Luiz Augusto da Silva Olímpia- São Paulo- Brasil Data:20/03/2011
Afinal, porque as folhas caem... Sabem?
Um abraço fraterno à espera do inverno...