Pular para o conteúdo principal

Fixação de Luka: Um stop motion sobre autismo baseado em fatos reais

Créditos: facebook.com/FixingLuka

Fernanda Santiago

Fixação de Luka: Este é um Curta metragem maravilhoso sobre o autismo. É um stop-motion inspirado nas experiências de Jessica Ashman, que tem um irmão mais novo autista. Ela conta a história baseada em sua infância, da maneira que ela enxergava o seu irmãozinho mais novo. Na história desenvolvida por ela, Lucy a representa, e Luka, faz o papel do seu irmãozinho.
Luka é um menininho todo meticuloso. Na estante, patos de borracha são alinhados perfeitamente em uma fileira, mil selos estão presos a uma parede do quarto. Além disso, tem uma mania obsessiva em montar pirâmides de dados. Estas são apenas algumas das manias de Luka, e num diário, Lucy anota todo o desempenho do irmão. Ela acha que Luka precisa de conserto, pois toda vez que ela tenta se relacionar com ele, tentando mexer em sua rotina repetitiva, ele desmorona.
Numa noite, se sentindo maltratada por suas rejeições, Lucy perde a paciência e foge. Tropeçando na floresta, ela descobre um soldado de relógio em uma barraca, precisando de conserto.  Ela tem que encontrar a chave certa para consertar o soldadinho. Quando finalmente consegue consertar a cabeça do soldado, ela acha que encontrou as mesmas soluções para o seu irmãozinho. Porém, não é bem assim. Ela descobre que a aceitação de toda a sua meticulosidade é o caminho. Afinal, cada pessoa tem suas diferenças e particularidades.
O filme foi apoiado pelo UK Film Council, BBC Scotland, Creative Scotland e DigiCult.

Fixing Luka (2011) from Jessica Ashman on Vimeo.

PRÊMIOS
Melhor Animação no BAFTA, 2011, na Escócia Awards
Melhor Música Original no Talent, 2011, BAFTAs
Melhor Animação, Melhores Efeitos Visuais e Filme da Noite nos Prêmios Limelight, 2011
A seleção oficial do festival inclui o Festival Internacional de Cinema de Edimburgo 2011, o Festival de Shorts 2011 de Soho Rushes, o Festival de Cinema de Encontros de 2011, o Festival de Curtas de Glasgow de 2011, o Festival de Cinema de Londres 2012 - fixingluka.co.uk/festivals
Leia uma entrevista comigo sobre o filme, sobre as maravilhosas Notas do Diretor - directorsnotes.com/2015/01/19/jessica-ashman-fixing-luka/
Veja o trailer aqui! - vimeo.com/52785671
Mais detalhes para ser encontrado no site jessla.co.uk/Fixing-Luka
No Facebook! - facebook.com/FixingLuka
DigiCult site - digicult.com.br

CRÉDITOS
Escrito, Animado & Dirigido por Jessica Ashman
Produzido por Anna Odell
Produtores executivos - Julia Caithness, Becky Lloyd, David Smith, Paul Galês
Diretor de Fotografia: Ruan Suess
Original Score Composto por Pete MacDonald
Chefe de Design e Modelismo: Judith Johnston
Editor: Rachel Tunnard
CGI Responsável: James Houston
Desenvolvimento da história: Paul Welsh & Rosie Crerar
Pixilation Animadores: Nicola Welbourne & Simon Doolan
Modeladores Superiores: Wendy Cairns & Gary Loughran
Modeladoras: Nicola Welbourne, Joanne Ferrie, Luisa Cocozza, Karen Hall, Edgar Elizabeth, Susan McCoomb, Claire Thacker
Artista de Digitas: Claire Thacker
Carpinteiro: Frazer Fyfe
Misturador de dobragem: Romano Valerio em 422
Músicos: Emily Carr, Rory Clark, Susan Appelbe, Graeme Black, Gillian Fleetwood, Fergus MacDonald, Pete MacDonald, Cameron Maxwell
Colourist & Online: Tom Balkwill em Looks sujos
Equipamento fornecido por Kolik
Produtora: Ciara Barry
Coordenador do projeto: Ashley Black



Comentários

Helen Pink disse…
Que lindo amiga Fê, seu blog está com aquele toque mágico de pura inspiração e prazer pela escrita/leitura. Amo tudo que você propõe a escrever, seu blog está mesmo incrível. Estou para vim aqui a tempos, desculpa a minha ausência, mas a vida está meio corrida, sempre que der voltarei. Parabéns as colaboradoras (or) tudo feito com muita dedicação.

Beijos com saudades!! :** <3333

Postagens mais visitadas deste blog

Terminou a folia!

Terminou a folia;  não tirei a fantasia;  só transmito alegria; nada de melancolia. Sou Palhaço! Meus nervos são de aço. com meus versos,  meus sentimentos disfarço.  Sou Palhaço! Com nariz avermelhado; sapato pontiagudo; roupa colorida: No picadeiro,  a platéia alegro;  não iludo - convenço. Assim, conduzo a vida sem perder o compasso... Sou Palhaço! Sou Palhaço! 
13/02/2018 Luiz Augusto da Silva Olimpia - São Paulo

Os benefícios da caminhada

Fernanda Santiago
Existem inúmeras atividades físicas, mas a caminhada tem a menor taxa de abandono de todos eles. É simples e a mudança positiva que você pode fazer para efetivamente melhorar sua saúde cardíaca. Praticar a caminhada por pelo menos 30 minutos por dia pode ajudá-lo: Reduzir o risco de doença cardíaca coronáriaMelhorar a pressão arterial e os níveis de açúcar no sangueMelhorar o perfil lipídico no sangueManter o peso corporal e diminuir o risco de obesidadeMelhorar o bem estar mentalReduzir o risco de osteoporoseReduzir o risco de câncer de mama e de cólonReduzir o risco de não insulino-dependente (tipo 2) diabetes

São muitos benefícios para uma atividade tão simples. Se você mora perto da praia, melhor ainda. Se não tem uma praia próxima, procure um parque.  Caminhe, respire fundo e aprecie tudo ao redor. O corpo agradece!

A tradicional sopa de cebola francesa

Fernanda Santiago Valente Quem é que não gosta de uma sopa no tempo frio? Aqui no Brasil, muitos recomendam a sopa de cebola para quem está com dor de garganta ou gripado. Eu vou além. Amo todos os tipos de cremes e sopas, mas a de cebola tem um sabor especial. A sopa tradicional da cozinha parisiense merece toda a atenção.Algumas lendas da França afirmam que a sopa de cebola foi inventada por Louis XV, quando passavam por uma crise. Ele só tinha cebolas, manteiga e champanhe como alimentos, assim como toda a população de baixa renda. A receita ganhou novos temperos ao decorrer dos anos e conseguiu conquistar todo o mundo, principalmente nós brasileiros, pois amamos nos deliciar com uma sopinha nos períodos frios, não é mesmo? Ainda nas tradições parisienses, a sopa serve para alimentar também as emoções do dia do tão sonhado casamento. Eles tem o hábito de consumir a sopa após a festa. Isso se repete também em grandes eventos. Se por acaso acordarem de ressaca, também consomem a sopa,…