Pular para o conteúdo principal

Música turca e barroca são destaques no SescTV


Canal exibe show inédito do grupo instrumental Pera Ensemble no dia 31/5, quarta, às 22h

Crédito: Leco de Souza
Formado por músicos de diversos países, sobretudo da Alemanha e da Turquia, o grupo Pera Ensemble apresenta o espetáculo Café: o Oriente Encontra o Ocidente em programa inédito no SescTV. Com um repertório composto por música barroca e turca, o show, que tem direção para TV de Daniela Cucchiarelli, integrou o Festival SESC de Música de Câmara. A estreia acontece no dia 31/5, quarta, às 22h. (Assista também em sesctv.org.br/aovivo).

Criado em 2005, pelos músicos Mehmet Yesilcay e İhsan Ozer, ambos nativos de Istambul, na Turquia, Pera Ensemble recebeu esse nome em homenagem a um bairro turco chamado Pera. Formado atualmente por músicos alemães, norte-americanos, espanhóis, italianos, russos e turcos, o conjunto de música instrumental une a música barroca europeia dos séculos 16 e 17 a canções tradicionais turcas. Em seus shows, os artistas transmitem uma mensagem de convivência harmônica entre povos do mundo.

No espetáculo Café: o Oriente Encontra o Ocidente, dirigido por Mehmet Yesilcay, o grupo faz referência à miscigenação cultural que houve entre o oriente e o ocidente. O trabalho foi criado a partir da pesquisa histórica sobre como o grão de café começou a ser cultivado na Europa. Unindo instrumentos antigos e contemporâneos, os músicos apresentam um repertório inspirado em composições de artistas como Johann Sebastian Bach e André Campras. Para o diretor Mehmet Yesilcay a improvisação é um fator essencial no espetáculo. “Nós improvisamos e isso é muito interessante tanto para a música europeia, quanto para a música barroca”, comenta.


Fazem parte do Pera Ensemble: Francesca Lombardi Mazzulli (soprano), Massimiliano Toni (cravo), Mehmet Yesilcay (odu e colascione), Serkan Mesut Halili (kanun), Volkan Yilmaz (ney), Yahya Geylan (canto), David Kuckhermann e Ozan Paris (percussão), Sarah Perl (viola da gamba), Dmitry Lepekhov e Maria Kaluzhskikh (violinos), Massimiliano Toni (cravo), Francesca Lombardi Mazzulli (soprano) e Hasan Esen (kemence e viola d’amore).  

Sobre o SescTV:

SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

Serviço:

Especial Musical
Pera Ensemble
Estreia: 31, quarta, às 22h.
Reapresentações: 1/6, quinta, às 2h; 3/6, sábado, às 19h; 4/6, domingo, às 7h e 5/6, domingo, às 0h.
Classificação indicativa: Livre
Produção: Recheio Digital
Direção Geral: Daniela Cucchiarelli

Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/ao vivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acredite!

Por Fernanda Santiago


Está sem motivação? Perdeu a direção? Não ousa mais sonhar? Pare, respire e viva. Cerque-se de pessoas alegres, essas tem o poder de influenciar nossas vidas de uma maneira extraordinária. O mundo está muito carente de alegria. Por isso, comece por você. Mude os velhos hábitos. Pare de reclamar! Ouse! Hoje, acorde cedo, faça uma caminhada, converse com alguém que nunca viu, distribua sorrisos. Enfim, comunique-se de uma maneira especial, sendo você mesmo. Não rejeite as pessoas. Encontre em cada olhar algo lindo de se ver. Não sinta medo de conhecer alguém. Cada pessoa é única e possui histórias maravilhosas para serrem contadas e ouvidas. Eu gosto muito de conversar com os idosos, são pessoas carentes, que viveram muito e o que eles tem a oferecer são suas histórias de vidas. Hoje não é como ontem e o amanhã não será como hoje. As pessoas mudam. O tempo corre. Mas não deixe que o tempo o controle. Viva e pronto! Trabalhe com paixão mesmo que o seu emprego não seja o…

ORAÇÃO PELA PÁTRIA

Por Luiz Augusto da Silva
Querido povo brasileiro, só mesmo a oração e a bondade  divinal poderá  moralizar a crise política nacional e dar ao Brasil proteção total! Oremos: Senhor faça o gigante pela  própria natureza,  adormecido em berço esplêndido,  despertar deste atual pesadelo.  Ilumina aos nossos  representantes  para que tenham pela  nossa nação  mais respeito e maior zelo.  Façamos à Deus nosso apelo para sairmos   deste cruel desmantelo. Senhor, livrai-nos do homem corruptor  e das garras do leão devorador.  Faça o povo brasileiro ordeiro  e livre do jugo estrangeiro . Amém!
Uma reflexão para o atual momento!

TDAH: uma forma diferente de ver o mundo

Fernanda Santiago
O TDAH é um transtorno que inclui dificuldade de atenção, hiperatividade e impulsividade. Em geral, os sintomas começam na infância e podem persistir na vida adulta. Por ser um transtorno com característica genética, não tem cura. Porém, antes de rotular qualquer TDAH são pessoas que possuem inteligência e habilidades como as outras.  Achei este vídeo abaixo muito interessante. É muito difícil impor um padrão para o TDAH. Para os educares, seria muito bom prestar atenção na maneira que eles tentam se comunicar. O menininho do vídeo mostra grande interesse pela música. Será que os pais e os educadores estão preparados para perceber as habilidades e o interesse dessas crianças? Vale a pena conferir! Além disso, também há tratamentos através de medicamentos e da psicoterapia.