Pular para o conteúdo principal

Primeiras Impressões

Por Fernanda Santiago

Para os fãs da escritora britânica Jane Austen, indico a leitura de Primeiras Impressões, da brasileira Lais Rodrigues de Oliveira (LRDO)@leelooluke. Neste livro, a autora fez uma excelente adaptação do eterno clássico Orgulho & Preconceito, de Jane Austen, vivenciando a história no século XXI e com cenários brasileiros, como Búzios. 
Os personagens Darcy, Liz, Jane, Charles, Georgiana, Caroline... continuam fiéis em suas personalidades, mas a autora teve a ousadia de modernizar a história, trazendo toda a vivência ao mundo atual: os personagens trocam e-mails, vão à praia, festas, bares e jantares, situações totalmente diferentes das grandes festas da alta sociedade do século passado, sem contar que as mulheres ganham mais vida neste livro, fugindo de toda repressão da época. 
Eu não tinha lido nada de Jane Austen antes de ler este livro, acabei lendo Orgulho e Preconceito, onde conhecemos a família Bennet, composta pelo patriarca, esposa e suas cinco filhas: Jane, Lizzy, Mary, Kitty e Lydia.
As filhas mais velhas, Jane e Lizzie são as mais sensatas da família. Mary dedica sua vida aos estudos, enquanto Kitty e Lydia são bobas e fúteis, assim como sua mãe, dramática e muito exagerada. Já o patriarca da família, é um homem inteligente e reservado.
O clímax da história inicia com a chegada do jovem, rico e solteiro sr. Bingley a Netherfield Park, todas as mães da região ficam extasiadas com a possibilidade de casar alguma suas filhas com um pretendente tão "bom", a sra Bennet que não vê a hora de casar uma de suas filhas com Bingley.
Junto com Bingley, estão também suas duas irmãs e seu melhor amigo, o solteiro e ainda mais rico sr. Darcy, o sonho de todas as fãs de Jane Austen.
Ler Primeiras Impressões é dar uma nova visão a um clássico de dois séculos atrás. É muito bem escrito, repleto de cenários e detalhes. Indico até para quem não conhece o original. Os personagens do romance, Darcy e Lizzie, continuam apaixonantes e apesar de modernos ainda enfrentam a família conservadora de Darcy. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enfeites de Natal em potes, vasos e garrafas de vidro

Pra quem ama artesanato e enfeitar a casa para o Natal, a hora é agora. Deixo abaixo algumas dicas para fazer com taças, garrafas, potes e vasos de vidro: 


















TDAH: uma forma diferente de ver o mundo

Fernanda Santiago
O TDAH é um transtorno que inclui dificuldade de atenção, hiperatividade e impulsividade. Em geral, os sintomas começam na infância e podem persistir na vida adulta. Por ser um transtorno com característica genética, não tem cura. Porém, antes de rotular qualquer TDAH são pessoas que possuem inteligência e habilidades como as outras.  Achei este vídeo abaixo muito interessante. É muito difícil impor um padrão para o TDAH. Para os educares, seria muito bom prestar atenção na maneira que eles tentam se comunicar. O menininho do vídeo mostra grande interesse pela música. Será que os pais e os educadores estão preparados para perceber as habilidades e o interesse dessas crianças? Vale a pena conferir! Além disso, também há tratamentos através de medicamentos e da psicoterapia. 

Atypical, o que você precisa saber sobre o autismo

Fernanda Santiago Valente Você quer saber um pouco mais como é a vida de um garoto com o transtorno do espectro autista que está entrando na vida adulta? Para isso vale a pena assistir a série Atypical que está na Netflix desde o começo do mês de agosto. Não tem como não se apaixonar pelo personagem Sam, que está na fase de descobertas e quer arranjar uma namorada. É nessa busca pela paixão que se desenrola a história. Vamos entender como funciona a sua personalidade e como a situação afeta aqueles que estão ao seu redor. Algo muito interessante a se observar é a relação dele com a psicóloga. Sam se apaixona por ela. Isso é muito comum acontecer com paciente e profissional de sexos opostos, geralmente os pacientes que tem algum tipo de transtorno sempre se apaixonam por seus psicólogos.


Sam, apresentando os sintomas mais nítidos do espectro autista é um adolescente que tem sentimentos como qualquer outro. A única diferença é que seus sentimentos não são interpretados de forma comum. O ro…