Pular para o conteúdo principal

A Magia Aterrissa em São Paulo: "Harry Potter™: The Exhibition" Inicia Venda de Ingressos

Como apagar um estigma?

Por Fernanda Santiago

O dia estava tranquilo e do nada ela começou a chorar. Era uma tristeza sem fim. De repente o coração começou a disparar. A vontade era de correr, mas preferiu entrar debaixo do chuveiro com roupa e tudo. Vestiu uma calça jeans, uma blusa azul. Nem vestiu a calcinha. Não penteou os cabelos. Estava com vontade de se jogar do 14º andar, mas em vez disso pensou em correr. Ao invés do elevador, escolheu as escadas do prédio.
Ela correu pela praia. Entrou numa igreja, dessas que tem programas de televisão. Sua mãe foi atrás. De repente a menina estava lá no palco, enfrentando o pastor. Ela não lembra o que falou pra ele, mas lembra de acordar e ver um monte de obreiros em sua volta orando. Queriam fechar a igreja, mas o coração dela ainda estava acelerado. Parecia sentir que todos estavam desistindo dela.
A igreja era em frente à praia, tinha uma rampa alta. A vontade dela era se jogar dali. Tentou. Mas o seu namorado apareceu do nada e a segurou. Sua mãe e ele a colocaram dentro de um táxi. Ela achava que pessoas estavam lhe perseguindo. 
Foi levada a um hospital público. Ela achava que queriam lhe prender. A médica fazia perguntas, ela não lembra das perguntas e nem respostas, mas lembra que estava numa maca. Pessoas de todo tipo passavam por ali. Na hora de colherem seu exame de sangue ela pensava que queriam usar o seu sangue para algum tipo de magia. Foi um escândalo. 
Ela sentia medo de todas as pessoas que passavam pelo hospital. O sentimento era de que todas as pessoas ali gostariam de lhe fazer algum mal. Às vezes ela saia da maca e ficava pregando a salvação de Jesus para as pessoas, outras horas falava para os enfermos mais jovens que precisavam estudar, pois sem estudo é impossível ser alguém na vida.
Deram a ela um remédio e lhe deram alta. Dormiu por uns três dias. Quando acordou, olhava para as janelas, pois ainda acreditava que pessoas estavam lhe seguindo. Ficou um tempo sem ligar o celular e um bom tempo sem entrar em mídias sociais. Na cabeça dela, muitos estavam lhe perseguindo. Marcaram um psiquiatra pra ela. Novamente as medicações lhe fizeram dormir. Nos exames de sangue, sua tireoide estava muito alterada. 
Acordou dessa vez num estado catatônico. Não conseguia se mexer. Teve reações colaterais da medicação. Também falava mole.  Recebeu visita de parentes. Alguns juravam que ela estava usando drogas. Pessoas oravam por ela. Em algumas palavras ela dizia "Só os loucos sabem". Aos poucos ela começou a voltar para si. Ainda com os sentidos lentos, decidiu ir à sua faculdade para negociar o término da graduação. Deu certo. Aos poucos foi voltando para si, sem medo, mas totalmente estigmatizada de louca por muitos que a viram daquele jeito.
Ela tinha surtado! Mas ela vive, sonha e ainda acredita que: "Só os loucos sabem..."
...amar
...renascer
...encarar!
porque o que deprime são os outros.

 Obs: Quando você ver uma pessoa neste estado irá ajudar ou estigmatizar? Apoiar ou diminuir? Incluir ou excluir? A mente da gente é um carrossel. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Decoração com fotos

Fernanda Santiago Valente Eu amo fotografias. Uma vez decorei a parede do meu quarto com fotos recortadas de jornais. Eram fotos de peças de teatro. Eu ainda era solteira. Sei que ficou linda. Colei com cola básica e passei verniz. Estou pensando em fazer algo parecido na sala de casa, em apenas uma parede. Algumas ideias que me veio: 1. Para o quarto: Várias molduras com fotos do casal 2. Para a sala: Posters de filmes antigos ou fotos de paisagens 3. Para a cozinha: Fotos retrô, de rótulos antigos 4. Para o banheiro: quadros com frases Abaixo segue algumas ideias que encontrei pela Internet e gostei muito:

Propósito de vida!

Fernanda Valente Você já parou para pensar qual é o seu projeto de vida? Quando falamos em projeto de vida incluímos vários itens em nossa lista: trabalho, estudos, família, viagens, amizades, vida social, etc. O mais triste é viver todos os itens sem paixão. O que te move? O que faz o seu coração acelerar? Você se sente entusiasmado com o que possui? São questões assim que definem o nosso propósito ou missão. Já tive uma fase da minha vida em que perdi a paixão, foi o momento mais triste que vivi, pois ele foi movido por falta de perdão, deixei a frustração me conter e isso, aos poucos, foi matando as minhas paixões, meus valores internos, a criatividade, a inspiração... passei a não abrir a porta do meu coração para as pessoas, inclusive companheiro. Comecei a implorar a Deus pela liberação de perdão, para eu seguir. Não foi fácil. O ressentimento mata o insensato, e a inveja destrói o tolo (Jó 5.2) O ressentimento é o grande assassino da paixão. Se quiser voltar a te

Grandioso Ser

Façam os fluidos divinos as nossas vidas pela fé fortalecidas; Sejamos seres confidentes e confiantes no Grandioso Ser. Ele dirige os nossos planos às horas certas; Facilita o alcance das nossas metas; Sempre o bem nos deseja; Dá solução ao problema  por mais difícil que seja.  Sejamos seus seguidores às pistas da terrena maratona.   Quem é Ele? É o Deus que aos seus filhos não abandona. Que maravilha! Ele nos ama vida toda! Amém!  Autor: Luiz Augusto da Silva Data: 14/11/2012