Pular para o conteúdo principal

Curta-metragem mostra a trajetória da medalhista cega Terezinha Guilhermina

O filme sobre a atleta brasileira campeã nos Jogos Paralímpicos de Londres será exibido no dia 24/9, quinta, às 21h, no SescTV

Imagem: Divulgação

A velocista cega Terezinha Guilhermina conquistou, ao lado de seu guia, Guilherme Santana, duas medalhas de ouro nas provas de 100m e 200m rasos, nos Jogos Paralímpicos de Londres, em 2012. A união dos dois esportistas que marcaram a história do atletismo brasileiro é narrada no documentário A Valsa do Pódio (25’, 2013), dirigido por Bruno Carneiro e Daniel Hanai. A produção, que estreia no dia 24/8, quinta, às 21h, no SescTV, faz parte da série Diferente Como Todo Mundo, de curadoria de Zita Carvalhosa, que aborda deficientes físicos e mentais (assista também em sesctv.org.br/avivo).

                                                                                  
Nascida no município de Betim, interior de Minas Gerais, Terezinha descobriu, ainda criança, que tinha retinose pigmentar – doença hereditária que causa a degeneração da retina e ocasiona a perda gradual da visão. “Mesmo que tenha sido uma notícia drástica, para mim foi um bálsamo, porque eu tive que me preparar para sobreviver e aprender a ser feliz sem enxergar”, conta a atleta sobre a doença que acomete também mais quatro irmãos. 
O título do filme faz uma referência à dança realizada pela atleta, junto ao seu guia Guilherme, no pódio dos Jogos Paralímpicos de Londres. “Nós dois somos um, eu com venda e ele sem, mas a gente se completa na pista e forma um time”, comenta Terezinha. Eles falam sobre suas vitórias e trajetórias de vida e revelam a sintonia e o entrosamento que lhes deram fôlego para superar as adversidades e conseguir as medalhas. 

Serviço:
Série: 
Diferente Como Todo Mundo
Curadoria: Zita Carvalhosa
Curta:
A Valsa do Pódio (26’, 2013) 
Direção: Bruno Carneiro e Daniel Hanai
Estreia: 24/9, quinta às 21h
Reapresentações: 26/9, sábado, às 20h; 27/9, domingo, às 6h30 e às 13h30; 28/9, segunda, às 22h; 29/9, terça, às 15h30; e 30/9, quarta, às 6h30.
Classificação indicativa: Livre
Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV 
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/ao vivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv 
E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dois filmes sobre deficiência física para assistir no dia dos namorados

Por Fernanda Valente
Trago hoje dois filmes para reflexão. Como eu era antes de você é um filme que mexe com as nossas emoções. Porém, foge de toda a ideia que tratamos sobre a inclusão. Penso que o personagem na história, Will, que é tetraplégico joga fora tudo o que estamos vendo como evolução nos dias de hoje. A deficiência física é tratada como um caos, como algo sem solução, sem esperança, sem fé... É jogar fora todo o amor de Louisa. Veja o filme e entenda a minha frustração.



Já o filme Ferrugem e Osso, que também trata de um romance mostra uma construção rica e verdadeira de uma pessoa que adquire a deficiência física após um acidente. Vai mostrar a depressão, a adaptação, aceitação e novas possibilidades de vida. Não acabou. Há possibilidades. Há vida!



Feliz dia dos Namorados! Deixo abaixo uma linda poesia pessoal do meu amigo poeta Luiz Augusto que fala sobre construção familiar. 

O Cravo e a Rosa

Ainda um jovem cravo Uma rosa encontrei Com pétalas aveludadas Por ela me encantei
No j…

ORAÇÃO PELA PÁTRIA

Por Luiz Augusto da Silva
Querido povo brasileiro, só mesmo a oração e a bondade  divinal poderá  moralizar a crise política nacional e dar ao Brasil proteção total! Oremos: Senhor faça o gigante pela  própria natureza,  adormecido em berço esplêndido,  despertar deste atual pesadelo.  Ilumina aos nossos  representantes  para que tenham pela  nossa nação  mais respeito e maior zelo.  Façamos à Deus nosso apelo para sairmos   deste cruel desmantelo. Senhor, livrai-nos do homem corruptor  e das garras do leão devorador.  Faça o povo brasileiro ordeiro  e livre do jugo estrangeiro . Amém!
Uma reflexão para o atual momento!

0 beija-flor e a rosa

Uma rosa muito linda
Num jardim a enfeitar
Romântico beija-flor
Surge a lhe cortejar:
Do nectar suga a doçura
Da rosa prosa...dengosa.
O pássaro fica encantado
Que cena maravilhosa.
A rosa conquistada
Com a nobre cortesia
Espera com alegria
Que ele volte um dia.
Inicia-se um romance
Romance sem interesse
Que todo namoro fosse
Fosse assim como esse.
Um novo dia surgiu
Depois que ele partiu
Retornou apaixonado
E com a rosa se uniu.

Autor: Luiz Augusto da Silva
Livro: O arco-íris das poesias
Local: Olímpia - SP - Brasil
Edição:2008 (modificado)