Pular para o conteúdo principal

Seja transparente

Fernanda Santiago Valente

Quantos papeis temos que assumir durante a vida? Atualmente sou mãe, esposa, prestadora de serviços, estudante, amiga, filha, irmã, voluntária, etc. Dentro desses papeis devo viver da forma mais excelente possível, mas confesso que é complicado. Sempre falho em algum papel e acho que sempre vou falhar. Não sei se todos os papeis da minha vida conseguem andar em total sintonia, mas a única coisa que devo depositar em todos eles é a transparência e a honestidade.
Creio que temos que ser sempre verdadeiros nos nossos relacionamentos que estão em todos os nossos papeis. Quais são as pessoas que mais temos contato no nosso dia a dia? Quais são as pessoas que mais te procuram? Quem você procura mais? Como você tem se relacionado com a sua família, colegas de trabalho ou estudo?
Estamos nos relacionando o tempo todo, exercendo os nossos papeis. Para isso, temos que ser verdadeiros em todos os ambientes. No ambiente familiar sempre dividir com o cônjuge, pais ou filhos seus planos e anseios. Precisamos depositar tudo que nos aflige no altar de Deus e pedir forças para resolver problemas, mantendo assim, nossa comunicação saudável. Ser transparente não é machucar o outro, mas ser verdadeiro com os sentimentos do seu coração.
É comum enfrentarmos decisões o tempo todo. Escolheremos o Sim ou Não. Em alguns momentos sentiremos dúvidas e jamais deveremos tomar decisões precipitadas, pois elas tem o poder de destruir planos ou relacionamentos. Na dúvida, precisamos orar e perguntar ao nosso coração e a Deus a direção. A minha decisão ferirá as pessoas que amo?
Penso também que Deus nos corrige, mas a sinceridade de Deus não vem com humilhação. Ela vem com direção. Precisamos ouvir verdades e falar verdades sempre. Quando não estamos satisfeitos com algo, temos que encontrar uma solução. Acredito que o diálogo é sempre o melhor caminho. Ele serve para todas as áreas das nossas vidas.

“Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade” (Tiago 1.5)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vaginismo: O silêncio de muitas mulheres

Por Fernanda Santiago Valente
Medo. Dor. Relação sexual não consumada e frustrada. São os sintomas mais comuns das mulheres com vaginismo, uma contração vaginal que causa desconforto, dor e dificuldade em obter uma penetração sexual.
Elas não conseguem usar absorvente interno, a ginecologista tem dificuldade em examiná-las e até a introdução de um cotonete no canal da vagina pode causar desconforto insuportável. Elas são as vagínicas, mulheres que tem medo de sexo, dor e pânico ao transar. Para se livrarem do incomodo, buscam tratamento através de terapia psicológica e fisioterapia pélvica. A cura existe, porém, o assunto é pouco explorado até por profissionais da área médica. Muito se fala em sexo, prazer, orgasmo, mas numa roda de amigas, poucas são capazes de confessar que não conseguem consumar a relação sexual. Vagínicas, em geral, passam meses e anos só nas preliminares e muitas vezes o sentimento de vergonha as impede de buscar um tratamento especializado.
Rumo à cura!
O assunto…

Seis temas de atualidades que podem cair no Enem

Fique atento aos assuntos que você não pode deixar de saber para o Enem, de acordo com Daniel Pereira Leite, professor do Curso Poliedro
Estudar os principais acontecimentos do Brasil e do mundo é um ponto fundamental para alcançar uma boa nota na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que neste ano ocorre nos dias 4 e 11 de novembro. Questões que envolvem atualidades podem cair nas provas de Filosofia, Sociologia, História, Geografia, Ciências ou mesmo como tema de Redação, que tem um peso representativo na nota final dos candidatos. O professor de Atualidades do Curso Poliedro, Daniel Pereira Leite, aponta que para estudar atualidades os candidatos devem apostar em diversas fontes de informação, como matérias televisivas, sites, jornais e revistas. Além disso, devem estar atentos aos assuntos que envolvem questões sociais. “A tendência das provas que cobram assuntos atuais é verificar o quanto o estudante está informado diante dos acontecimentos mais comentados na mídia”, ind…

Dez Comportamentos que destroem os melhores casamentos

Por Fernanda Santiago
Casamentos que parecem não ter mais jeito, onde os cônjuges não se respeitam e até que abusam fisicamente um do outro são assuntos abordados no livro Castelo de Cartas, de Gary Chapman. Autor de outros livros como “As cinco linguagens do amor”, “Agora você está falando a minha linguagem“, “A essência das cinco linguagens do amor”, entre outros... Gary explica em Castelo de Cartas as experiências de casais que estavam com os seus casamentos totalmente destruídos pela falta de comunicação, falta de tempo e principalmente falta de respeito, mas que através de conselho e análise pastoral na vida de cada um, pode descobrir o problema e ajudá-los a serem felizes, e principalmente, restaurados pela mudança. O livro relata em todo o momento que devemos abandonar os mitos, aqueles que dizem que o ambiente determina o nosso estado mental. Um exemplo, será que eu não terei jeito se nasci num ambiente violento, ou o qual meus pais fumavam, me abusaram ou me rejeitaram? Ao cont…