Pular para o conteúdo principal

Ruth Rocha, escritora de literatura infantil completa hoje 87 anos!


Imagem: Divulgação

Ruth Rocha é uma querida escritora da literatura  infantil brasileira e em seus 87 anos apresenta um legado de mais de 200 títulos de livros infantis publicados. É uma das autoras infantis mais importantes do Brasil com mais de 40 milhões de livros vendidos em suas bodas de ouro na literatura infantil.  Em 2017 coroou sua trajetória com o prêmio "Personalidade Literária" pelo conjunto de sua obra e contribuição à formação de gerações de leitores, no Prêmio Jabuti. "O escritor é uma pessoa solitária e a gente fica feliz e agradece muito quando tem o reconhecimento de uma entidade tão importante como a CBL (Câmara Brasileira do Livro)”, afirmou a autora ao receber o prêmio.
Ruth é indispensável na estante de pais e de qualquer educador. Ela também já trabalhou na área da educação e é socióloga. Com isso, apresenta na sua literatura abordagens sobre como tratar o preconceito como o livro Romeu e Julieta. Outro clássico da autora que merece atenção é o Marcelo, marmelo, martelo, que questiona a curiosidade das crianças, a fase de questionar os porquês dos nomes das coisas. Este livro é excelente para o professor adaptar em suas lições.
Na ativa, Ruth Rocha acaba de lançar a edição reformulada da Coleção 5 sentidos, série escrita em parceria com Anna Flora e ilustrada por Adalberto Cornavaca que explora o olfato, audição, tato, paladar e visão. Como numa brincadeira de criança, as autoras explicam o funcionamento do nosso sistema sensorial e propõem atividades simples que aguçam e desenvolvem nossos sentidos.
 Editora Salamandra

Ao longo de sua caminhada, a autora conquistou uma legião de leitores e continua escrevendo para as novas gerações. Por isso, o aniversário de 87 anos de Ruth Rocha é um presente para todos aqueles que apreciam a literatura infantil e, acima tudo, sabem vivenciar a alegria da infância.

Confira o catálogo da autora na Editora Salamandra - http://www.salamandra.com.br

Confira neste link uma discussão da autora sobre a reinvenção de histórias infantis, pelo SESC TV: http://bit.ly/2F7V0H8

Comentários

Bom dia,prezada escritora.É muito raro tão nobres valores.Sucesso sempre!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Seres Especiais

Por Luiz Augusto da Silva

Devemos sempre insistir na busca dos ideais. Perseverar sem cansaço, até às metas finais. Recorrermos aos meios, humanos e materiais. Confiantes no apoio, dos Seres Especiais. Sermos sempre otimistas, acreditando nas forças divinas. Fortalecidos pelo altruísmo, impulsos que reanimam. Felizmente neste mundo, os amigos aparecem. Aumentam as energias, que aos idealistas fortalecem. Agosto /2008 (Modificado)

"CONVERSANDO SOBRE" Mindfulness e como ele atua nos Transtornos de Humor e na qualidade de vida

Fernanda Valente
Amanhã, dia 08 de agosto, às 19h30, acontecerá mais uma palestra da ABRATA (Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos). Desta vez, quem estará ministrando é a psicóloga clínica Vivian Vargas de Barros que falará sobre o que é o Mindfulness e como ele atua nos Transtornos de Humor e na qualidade de vida. A palestra acontecerá na UNISANTA – Universidade Santa Cecília, Bloco M- Térreo, em Santos.  A palestra é gratuita e para participar é necessário se inscrever pelo Whatsapp (13) 997128692 ou e- mail abratalitoral@abrata.org.br. Não haverá fornecimento de Certificado para estudantes. Vivian Vargas de Barros é Psicóloga clínica, sócia fundadora do Centro Paulista de Mindfulness, com certificação em Mindfulness-Based Relapse Prevention pela Universidade da Califórnia - Escola de Medicina de San Diego e Treinamento Avançado pelo C.A.T.S. Warminster – Inglaterra. Tem Mestrado e doutorado com pesquisas na área de Mindfulness. É Pesqu…

Seis temas de atualidades que podem cair no Enem

Fique atento aos assuntos que você não pode deixar de saber para o Enem, de acordo com Daniel Pereira Leite, professor do Curso Poliedro
Estudar os principais acontecimentos do Brasil e do mundo é um ponto fundamental para alcançar uma boa nota na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que neste ano ocorre nos dias 4 e 11 de novembro. Questões que envolvem atualidades podem cair nas provas de Filosofia, Sociologia, História, Geografia, Ciências ou mesmo como tema de Redação, que tem um peso representativo na nota final dos candidatos. O professor de Atualidades do Curso Poliedro, Daniel Pereira Leite, aponta que para estudar atualidades os candidatos devem apostar em diversas fontes de informação, como matérias televisivas, sites, jornais e revistas. Além disso, devem estar atentos aos assuntos que envolvem questões sociais. “A tendência das provas que cobram assuntos atuais é verificar o quanto o estudante está informado diante dos acontecimentos mais comentados na mídia”, ind…