Pular para o conteúdo principal

Por que a felicidade da Beatriz do BBB24 incomoda tanto?

Exposição na Casa Mário de Andrade celebra os 80 anos da Missão de Pesquisas Folclóricas



Em parceria com o CCSP, a mostra reunirá documentos, instrumentos musicais e objetos da expedição; além de oferecer cursos, palestras e shows gratuitos
Há 80 anos, o escritor Mário de Andrade realizava a primeira documentação sobre folclore no Brasil. A Missão de Pesquisas Folclóricas, idealizada quando Mário era diretor do Departamento de Cultura de São Paulo, percorreu o Nordeste registrando a cultura popular da região. Para celebrar o importante estudo na área, a Casa Mário de Andrade e o Centro Cultural São Paulo (CCSP) promovem a exposição Mário de Andrade: uma Missão de vida ou morte, que inaugura na quarta-feira, 5 de setembro, às 10h. Além da mostra, o museu-casa, a Biblioteca Mário de Andrade e o CCSP também oferecerão palestras, apresentações musicais e cursos gratuitos.
Durante a visita à exposição, o público poderá ver documentos da expedição, instrumentos musicais e objetos etnográficos recolhidos pela equipe da Missão, que também será relembrada. Fizeram parte dela: Luiz Saia, chefe da expedição; Martin Braunwieser, técnico musical; Benedicto Pacheco, técnico de som; e Antônio Ladeira, ajudante geral. A discípula de Mário e primeira organizadora do acervo, Oneyda Alvarenga, também será homenageada. A mostra vai até o dia 11 de novembro, de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Às quintas-feiras, de 16 de agosto a 27 de setembro (exceto dia 13 de setembro), das 19h às 21h, o grupo Boi da Garoa ocupará o galpão do museu para um animado encontro com música, poesia, dança e teatro, baseado na tradição criada e mantida pelos cortadores de cana da Zona da Mata Norte de Pernambuco. O grupo estuda, há oito anos, o Cavalo Marinho pernambucano, uma variante do Bumba-Meu-Boi nordestino, que foi classificado por Mário de Andrade como dança dramática. Os encontros serão abertos ao público, basta chegar e se divertir!
Já no sábado, 1º de setembro, das 15h às 17h, será exibido o material audiovisual e fotográfico produzido pela expedição chefiada por Mário. A palestra Fotos e Filmes da Missão de Pesquisas Folclóricas: imagens pioneiras da cultura popular brasileira será conduzida por Paulo Dias, pesquisador e diretor do grupo Cachuera, que discutirá a importância e os processos de registros de danças e músicas características da cultura popular.
Fechando as atividades, no sábado, 22 de setembro, das 16h às 18h, será a vez do show O samba de bumbo e as origens do samba paulista. A apresentação do grupo Quilombo Sambaqui Samba de Bumbo homenageará o “samba rural paulista” – expressão consagrada por Mário – revelando origens, sotaques e o desenvolvimento do samba em São Paulo.
A exposição da Casa Mário de Andrade – integrante da Rede de Museus-Casas Literários, que é gerenciada pela Poiesis – vai até 11 de novembro, com entrada gratuita.

Confira a programação completa referente à exposição Mário de Andrade: uma Missão de vida ou morte:
Grupo Boi da Garoa (grupo de estudos)
Quintas-feiras, de 16/8 a 27/9 (exceto 13/9) – das 19h às 21h
Mário de Andrade: uma Missão de vida ou morte (exposição)
Terça-feira a domingo, de 30/8 a 11/11 – das 10h às 18h
Na Pancada do Ganzá: um projeto de Mário de Andrade (palestra)
Sábado, 25/8 – das 16h às 18h
Fotos e Filmes da Missão de Pesquisas Folclóricas: imagens pioneiras da cultura popular brasileira (palestra)
Sábado, 1/9 – das 15h às 17h
Grupo Cambaiá de Moçambique de Bastão (apresentação musical)
Sábado, 1/9 – das 17h às 18h
Grupo Boi da Garoa (apresentação musical)
Quinta-feira, 13/9 – das 19h às 21h
Missão de Pesquisas Folclóricas – cadernetas de campo (palestra)
Sábado, 15/9 – das 15h às 17h
Na Passada do Ganzá (apresentação musical)
Sábado, 15/9 – das 17h às 18h
O samba de bumbo e as origens do samba paulista (apresentação musical)
Sábado, 22/9 – das 16h às 18h

Casa Mário de Andrade
Rua Lopes Chaves, 546 - Barra Funda - São Paulo 
Telefone: (11) 3666-5803 | 3826-4085
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h
Créditos:  Acervo da Casa Mário de Andrade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Decoração com fotos

Fernanda Santiago Valente Eu amo fotografias. Uma vez decorei a parede do meu quarto com fotos recortadas de jornais. Eram fotos de peças de teatro. Eu ainda era solteira. Sei que ficou linda. Colei com cola básica e passei verniz. Estou pensando em fazer algo parecido na sala de casa, em apenas uma parede. Algumas ideias que me veio: 1. Para o quarto: Várias molduras com fotos do casal 2. Para a sala: Posters de filmes antigos ou fotos de paisagens 3. Para a cozinha: Fotos retrô, de rótulos antigos 4. Para o banheiro: quadros com frases Abaixo segue algumas ideias que encontrei pela Internet e gostei muito:

BE HAPPY

Por Caroline Trevisan O que é felicidade para você? Essa pergunta pode até parecer meio clichê ou uma cópia daquela música “o que faz você feliz”, mas em uma era de muito stress e ansiedade temos sempre que evitar perdê-la. Há várias possibilidades: estar com a família e amigos, praticar um esporte ou alguma atividade da qual gostamos, estar em algum lugar prazeroso, enfim. Costumo dizer que existem combustíveis de felicidade presentes nos pequenos detalhes do nosso dia-a-dia, como um bom dia de alguém especial, no elogio recebido ao sair na rua, nas palavras de carinho que ouvimos, ao sermos convidados para sair e se divertir com os amigos. Estes precisam ser cultivados. Já ouviu falar que amigo é coisa para se guardar? Então, eles preenchem a nossa vida e nos incentivam a viver, a ser feliz, a realizar sonhos e o melhor tornam tudo único vivendo apenas com aquele determinado amigo. Rir abobadamente, pagar mico, ficar perdido no caminho porque ficou conversando, falar horas

Propósito de vida!

Fernanda Valente Você já parou para pensar qual é o seu projeto de vida? Quando falamos em projeto de vida incluímos vários itens em nossa lista: trabalho, estudos, família, viagens, amizades, vida social, etc. O mais triste é viver todos os itens sem paixão. O que te move? O que faz o seu coração acelerar? Você se sente entusiasmado com o que possui? São questões assim que definem o nosso propósito ou missão. Já tive uma fase da minha vida em que perdi a paixão, foi o momento mais triste que vivi, pois ele foi movido por falta de perdão, deixei a frustração me conter e isso, aos poucos, foi matando as minhas paixões, meus valores internos, a criatividade, a inspiração... passei a não abrir a porta do meu coração para as pessoas, inclusive companheiro. Comecei a implorar a Deus pela liberação de perdão, para eu seguir. Não foi fácil. O ressentimento mata o insensato, e a inveja destrói o tolo (Jó 5.2) O ressentimento é o grande assassino da paixão. Se quiser voltar a te