Pular para o conteúdo principal

Clássico que encanta gerações recebe nova edição

O que podemos aprender com os índios?

Fernanda Santiago Valente

Eles são os primeiros povos do Brasil.  Dentro do folclore brasileiro, Curupira era um protetor da floresta.  A lenda foi contada pelos índios para espantar os europeus quando estavam invadindo o Brasil.
No dia 19 de abril temos a mania de pintar as crianças e nos pintar, mas poderíamos ir adiante através da história e pesquisar alguns comportamentos que adquirimos dos índios: tomar banho com flores e ervas (sim, eles sempre se preocuparam com especiarias). Sem contar que o hábito de tomar banho todos os dias é uma herança presente.
Se você tem o hábito de entrar na sua casa e andar descalço, saiba que herdou dos índios, como também deitar na rede e sem nenhum motivo ter aquela contemplação sobrenatural com a natureza. Aliás, natureza para eles é poder.
A utilização da mandioca na culinária e preparação de farinhas e polvilho vem deles. A santa receita de consumir pó de guaraná, chá de boldo e catuaba também faz parte da cultura indígena para curar algo que não fez bem para o nosso corpo. Além disso, se você tem o hábito de consumir peixes, legumes e frutas saiba que são heranças dessa cultura, tão enraizada e presente nas nossas vidas, mesmo que sejamos descendentes de europeus. Um esporte inspirado nos índios é a canoagem. Prática feita até os dias de hoje. Precisamos fugir dos estigmas e aprender a honrar a santa natureza. Mesmo diante do capitalismo até entre os índios, precisamos preservar aqueles que preservam a sua cultura como turismo. Eles tem muito o que nos ensinar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Decoração com fotos

Fernanda Santiago Valente Eu amo fotografias. Uma vez decorei a parede do meu quarto com fotos recortadas de jornais. Eram fotos de peças de teatro. Eu ainda era solteira. Sei que ficou linda. Colei com cola básica e passei verniz. Estou pensando em fazer algo parecido na sala de casa, em apenas uma parede. Algumas ideias que me veio: 1. Para o quarto: Várias molduras com fotos do casal 2. Para a sala: Posters de filmes antigos ou fotos de paisagens 3. Para a cozinha: Fotos retrô, de rótulos antigos 4. Para o banheiro: quadros com frases Abaixo segue algumas ideias que encontrei pela Internet e gostei muito:

Grandioso Ser

Façam os fluidos divinos as nossas vidas pela fé fortalecidas; Sejamos seres confidentes e confiantes no Grandioso Ser. Ele dirige os nossos planos às horas certas; Facilita o alcance das nossas metas; Sempre o bem nos deseja; Dá solução ao problema  por mais difícil que seja.  Sejamos seus seguidores às pistas da terrena maratona.   Quem é Ele? É o Deus que aos seus filhos não abandona. Que maravilha! Ele nos ama vida toda! Amém!  Autor: Luiz Augusto da Silva Data: 14/11/2012

Rainha frutífera

Uma homenagem especial de Luiz, a sua eterna esposa Vera, a rainha do lar, dos corações e frutífera musa de poesias, canções e emoções, entre filhos e suas gerações:  Vieste a este mundo  Em missão especial  Realizar abençoada  A incumbência divinal. Ligação umbilical faz a União maternal com  Corações ritmados por  Intervalos musicais, entoarem  A cantiga da vida, com batimentos naturais. Fazendo em um ambiente tranquilo  Executar milagrosamente  Repetidas notas divinais  Retiradas das partituras angelicais que  Estimulam com a arte musical, reger com  Intensa maestria a multiplicação que  Reforça o propósito celestial, enquanto  Aguarda-se o momento ideal. Depois de nove meses  Abre-se a cortina transparente!  Surge, surpreendentemente, um  Inocente ser inteligente!  Lindo! Atraente!  Que vem do seu âmago! O Amor em forma de gente. Mãe! Celeiro da vida! Das gerações!  Tens muito valor! Vieste à esta Terra, com nobre