Pular para o conteúdo principal

Por que a felicidade da Beatriz do BBB24 incomoda tanto?

Dia do Orgulho Autista. Por que é importante falar?


Fernanda Valente

O dia do Orgulho Autista serve para eliminar rótulos. Cada pessoa tem a sua singularidade, seja ela fazendo parte do espectro ou não. Afirmar que todos os autistas não olham nos olhos, não se socializam ou por exemplo que não se comunicam é um erro. O dia do Orgulho autista foi uma iniciativa do Grupo Aspies for Freedom (Aspies pela Liberdade), dos Estados Unidos. A ideia surgiu em junho de 2004 com a iniciativa de defender os direitos dos autistas, reconhecendo o potencial de cada pessoa.
Esse dia também é a marca da aceitação, principalmente para muitos pais que buscam a “cura” para o seu filho. O grupo acredita que curar alguém com autismo é como arrancar a pessoa daquilo que ela realmente é e substituí-la por outras. Já existiu grupos de estudos para identificar o autismo logo na gravidez para a solicitação de um aborto. Porém, a união do Aspies for Freedom propôs que o dinheiro investido nisso podem ser transferidos para terapias e outras formas de adaptações para a criança ou pessoa com autismo. É mudando o pensamento que aceitamos a realidade.
Outro assunto que o grupo trata é sobre as escolas e sociedade tentar “normalizar” uma pessoa com autismo criando regras que causam sofrimentos sensoriais. A pessoa com autismo precisa de apoio e não de “normalização”, ainda mais porque cada um tem o seu jeito. Por isso, separei filmes antigos e  atuais para que se abra uma reflexão sobre o assunto.
O primeiro que indico é o Gilbert Grape- Aprendiz de Sonhador com Leonardo de Caprio, que ganhou sua primeira indicação ao Oscar aos 19 anos pela sua atuação. No filme, ele interpretou Arnie, irmão caçula de Grape (Johnny Depp), que após a morte do pai faz o papel de cuidar da mãe e do irmão caçula que é autista.
Rain Man é outro filme antigo interessante. Raymond é um homem autista com habilidades para a matemática. Quem interpretou foi Dustin Hoffman que foi premiado no Oscar como melhor ator neste filme.
Vida Animada já é um documentário recente, conta a história de Owen Suskind, um menino autista que ficou anos em sua solidão até se interessar por filmes animados da Disney. A família conseguiu uma estratégia de conseguir dialogar com ele através dos desenhos.
Tudo que quero é um filme recente, de 2017, conta a história de Wendy, uma jovem autista que enfrenta uma rotina diária aplicada por sua cuidadora. Ela é viciada em Star Trek e tem o objetivo de participar de uma competição de escrita. O interessante do filme são os pontos onde ela demostra lutar por independência e liberdade. Vale a pena conferir!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grandioso Ser

Façam os fluidos divinos as nossas vidas pela fé fortalecidas; Sejamos seres confidentes e confiantes no Grandioso Ser. Ele dirige os nossos planos às horas certas; Facilita o alcance das nossas metas; Sempre o bem nos deseja; Dá solução ao problema  por mais difícil que seja.  Sejamos seus seguidores às pistas da terrena maratona.   Quem é Ele? É o Deus que aos seus filhos não abandona. Que maravilha! Ele nos ama vida toda! Amém!  Autor: Luiz Augusto da Silva Data: 14/11/2012

Decoração com fotos

Fernanda Santiago Valente Eu amo fotografias. Uma vez decorei a parede do meu quarto com fotos recortadas de jornais. Eram fotos de peças de teatro. Eu ainda era solteira. Sei que ficou linda. Colei com cola básica e passei verniz. Estou pensando em fazer algo parecido na sala de casa, em apenas uma parede. Algumas ideias que me veio: 1. Para o quarto: Várias molduras com fotos do casal 2. Para a sala: Posters de filmes antigos ou fotos de paisagens 3. Para a cozinha: Fotos retrô, de rótulos antigos 4. Para o banheiro: quadros com frases Abaixo segue algumas ideias que encontrei pela Internet e gostei muito:

Propósito de vida!

Fernanda Valente Você já parou para pensar qual é o seu projeto de vida? Quando falamos em projeto de vida incluímos vários itens em nossa lista: trabalho, estudos, família, viagens, amizades, vida social, etc. O mais triste é viver todos os itens sem paixão. O que te move? O que faz o seu coração acelerar? Você se sente entusiasmado com o que possui? São questões assim que definem o nosso propósito ou missão. Já tive uma fase da minha vida em que perdi a paixão, foi o momento mais triste que vivi, pois ele foi movido por falta de perdão, deixei a frustração me conter e isso, aos poucos, foi matando as minhas paixões, meus valores internos, a criatividade, a inspiração... passei a não abrir a porta do meu coração para as pessoas, inclusive companheiro. Comecei a implorar a Deus pela liberação de perdão, para eu seguir. Não foi fácil. O ressentimento mata o insensato, e a inveja destrói o tolo (Jó 5.2) O ressentimento é o grande assassino da paixão. Se quiser voltar a te