Pular para o conteúdo principal

Clássico que encanta gerações recebe nova edição

Sarau das Pretas, dança do Passinho e outras diversas atividades na Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo

Gratuita, programação voltada ao mês da Consciência Negra destaca a importância da cultura negra na história do país
divulgação

A Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis – Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida Casa Mário de Andrade – promove uma programação voltada ao Dia da Consciência Negra, data que resgata a trajetória e morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e um dos símbolos da resistência do povo negro.
Foto: Simbologia das danças dos Orixás integra a programação (Crédito: Janine Moraes)


A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura inicia programação no próprio dia 20 de novembro, quarta-feira, Dia da Consciência Negra. Às 11h, a intervenção Palavras a caminho, do coletivo Cafuzas, traz narradoras-mediadoras em vários pontos do museu-casa para propor encontros pelas palavras poéticas de histórias indígenas, africanas e afro-brasileiras. A linguagem ligada à memória e à resistência de diversos povos, considerando fragmentos da obra do escritor uruguaio Eduardo Galeano, completa o evento.
Ponto em verso. Foto: Brenda Souto

Blenda Souto Maior, artista educadora da Casa das Rosas e especialista em linguagem imagética, poesias e arte têxtil, inicia a oficina Ponto em verso – a poesia das mulheres negras em bordado às 14h. As pessoas presentes poderão bordar trechos de poemas e outros formatos literários escritos por mulheres negras que carregam mensagens de empoderamento e reflexão para esse recorte de gênero e raça. O objetivo é estimular a leitura e o diálogo a respeito do espaço e do protagonismo da fala dessas mulheres.
Às 15h, os poemas Como ser o negro (ou Matéria Escura) Escudos: broquéis – conversas com Cruz e Sousa, escritos pelo ensaísta, performer e dramaturgo Marcelo Ariel, serão apresentados em performance pelo próprio autor. No segundo, Ariel constrói um diálogo com a obra Broquéis, do poeta simbolista Cruz e Sousa.
Imagem: Janine Moraes

Para fechar essa programação, o Sarau das Pretas terá início às 17h. Formado pela poetisa e produtora cultural Débora Garcia, a jornalista e escritora Elizandra Souza, a atriz e poeta Jô Freitas, a escritora e artista multimídia Thata Alves e a percussionista jongueira Taissol Ziggy, o sarau artístico-literário incentiva reflexões sobre ancestralidade, feminino, feminismo e cultura, além da escuta como ponto central. O público poderá conhecer a palavra falada, cantada ou declamada, com tambores e nos corpos em movimento. 
Já a Casa Guilherme de Almeida recebe a dançarina Preta Vani, que vai aplicar a oficina Entrelaçar do frevo ao funk carioca – Dança do Passinho, no dia 22 de novembro, sexta, às 14h. Como pesquisadora da cultura popular brasileira e das religiões afro-brasileiras, Vani irá aliar a teoria e a prática da ancestralidade individual e coletiva, além de tratar dos reflexos da memória corporal e ancestral nos dias de hoje.
O objetivo é mostrar como esses caminhos fortalecem a luta e conscientização política das populações periféricas, como mais uma forma de resistência e fortalecimento das identidades. Para participar, é necessário se inscrever até 21/11, de forma online -  https://bit.ly/36Ky2ju - ou direto na recepção do museu.
Na região da Barra Funda, na Casa Mário de Andrade, o grupo Afro 2 e o convidado Eu sou do Axé vão apresentar a Simbologia das danças dos Orixás, dia 23 de novembro, sábado, das 16h às 18h. O evento traz um paralelo entre as danças sagradas dos Orixás e as histórias e mitologias africanas, retratando a ancestralidade dos povos originários de África, incorporada à cultura brasileira. Para assistir, também é preciso se inscrever online - https://bit.ly/2pPhWnS - ou direto na recepção do museu-casa literário.

A seguir, datas, horários e links para inscrição.

SERVIÇO:

Casa das Rosas – Avenida Paulista, 37 – Bela Vista, São Paulo/SP

20 de novembro, quarta-feira
Palavras a Caminho – Intervenção com Coletivo Cafuzas
11h

Ponto em Verso - A poesia das mulheres negras em bordado – oficina com Blenda Souto Maior
14h

Como ser o negro e Escudos: Broquéis conversas com Cruz e Sousa - performance poética com Marcelo Ariel
 15h

Sarau das Pretas – recital artístico literário
17h

Casa Guilherme de Almeida – Rua Macapá, 187 – Perdizes – São Paulo
O entrelaçar do frevo ao funk carioca (Dança do Passinho) – Oficina com Preta Vani
22 de novembro, sexta-feira, das 14h às 16h
Vagas: 20
Inscrições até 21/11 pelo link https://bit.ly/36Ky2ju ou, diretamente, na recepção do museu.

Casa Mário de Andrade - Rua Lopes Chaves, 546 - Barra Funda - São Paulo
Simbologia das danças dos Orixás – Apresentação com o grupo Afro 2 e Eu sou do Axé como convidado.
23 de novembro, sábado, das 16h às 18h
Vagas: 40
Inscrições abertas até 22/11 pelo link https://bit.ly/2pPhWnS ou, presencialmente, na recepção.

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e LiteraturaAvenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)
Telefone: (11) 3285-6986 | 3288-9447
Funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados)
www.casadasrosas.org.br
Casa Guilherme de AlmeidaMuseu: Rua Macapá, 187 – Perdizes – São Paulo
Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943 – Perdizes
Telefone: (11) 3673-1883 | 3672-1391
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h
www.casaguilhermedealmeida.org.br
Casa Mário de AndradeRua Lopes Chaves, 546 - Barra Funda - São Paulo
Telefone: (11) 3666-5803 | 3826-4085
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h
www.casamariodeandrade.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grandioso Ser

Façam os fluidos divinos as nossas vidas pela fé fortalecidas; Sejamos seres confidentes e confiantes no Grandioso Ser. Ele dirige os nossos planos às horas certas; Facilita o alcance das nossas metas; Sempre o bem nos deseja; Dá solução ao problema  por mais difícil que seja.  Sejamos seus seguidores às pistas da terrena maratona.   Quem é Ele? É o Deus que aos seus filhos não abandona. Que maravilha! Ele nos ama vida toda! Amém!  Autor: Luiz Augusto da Silva Data: 14/11/2012

Decoração com fotos

Fernanda Santiago Valente Eu amo fotografias. Uma vez decorei a parede do meu quarto com fotos recortadas de jornais. Eram fotos de peças de teatro. Eu ainda era solteira. Sei que ficou linda. Colei com cola básica e passei verniz. Estou pensando em fazer algo parecido na sala de casa, em apenas uma parede. Algumas ideias que me veio: 1. Para o quarto: Várias molduras com fotos do casal 2. Para a sala: Posters de filmes antigos ou fotos de paisagens 3. Para a cozinha: Fotos retrô, de rótulos antigos 4. Para o banheiro: quadros com frases Abaixo segue algumas ideias que encontrei pela Internet e gostei muito:

Rainha frutífera

Uma homenagem especial de Luiz, a sua eterna esposa Vera, a rainha do lar, dos corações e frutífera musa de poesias, canções e emoções, entre filhos e suas gerações:  Vieste a este mundo  Em missão especial  Realizar abençoada  A incumbência divinal. Ligação umbilical faz a União maternal com  Corações ritmados por  Intervalos musicais, entoarem  A cantiga da vida, com batimentos naturais. Fazendo em um ambiente tranquilo  Executar milagrosamente  Repetidas notas divinais  Retiradas das partituras angelicais que  Estimulam com a arte musical, reger com  Intensa maestria a multiplicação que  Reforça o propósito celestial, enquanto  Aguarda-se o momento ideal. Depois de nove meses  Abre-se a cortina transparente!  Surge, surpreendentemente, um  Inocente ser inteligente!  Lindo! Atraente!  Que vem do seu âmago! O Amor em forma de gente. Mãe! Celeiro da vida! Das gerações!  Tens muito valor! Vieste à esta Terra, com nobre