Pular para o conteúdo principal

A Magia Aterrissa em São Paulo: "Harry Potter™: The Exhibition" Inicia Venda de Ingressos

Uma homenagem à educação

Fernanda Valente

Carnaval faz parte da nossa cultura e um desfile repleto de história e contexto faz toda a diferença. Não sou de ficar assistindo aos desfiles, porém, hoje, fiz questão de assistir dois desfiles. Assisti o desfile da Mangueira por causa das inúmeras críticas e assisti o da Águia de Ouro, escola campeã de São Paulo que escolheu homenagear Paulo Freire. Essa achei sensacional. Da Mangueira, só achei interessante a mensagem, em questão de Jesus escolher os rejeitados. Faz sentido, pois como cristã, a palavra de Deus diz que até as pedras clamariam. Numa opinião pessoal, Jesus crucificado não combina com um desfile de Carnaval. É meio complicado explicar o temor que sinto no peito, porém, a mensagem que a escola quis passar foi muito bonita: Jesus ama todos. 
No momento, quero destacar Águia de Ouro. A escola desfilou com muito entusiamo, além de apresentar muitas cores. Amo isso. Já abriu o desfile com livros, mostrando a importância do conhecimento. Num dos carros, alguns personagens saiam dos livros. Se observar, todo o conhecimento que obtemos, começa através dos livros. Por isso, a escola mostrou a origem dos dinossauros, dos homens primatas, e assim, a humanidade foi evoluindo, mostrou a criação do avião, e também como ele contribuiu para fazer a guerra, através da bomba de Hiroshima. Além disso, não deixou de homenagear Paulo Freire, educador brasileiro que contribuiu muito para a educação brasileira, sendo referência mundial. 
É importante destacar que Paulo Freire foi responsável por alfabetizar adultos do sertão nordestino. Através da observação, ele mudou o maneira de alfabetizar. Estudou o ser humano, o ambiente e adaptou o ensino. Para as pessoas do sertão, a melhor forma que utilizou para alfabetizar foi utilizando palavras do cotiano daquele povo. Como por exemplo: campo, enxada, terra, plantar, colher... 
Este olhar vale para tudo. O professor precisa perceber o ambiente do aluno para poder ensinar de modo que ele aprenda. Não ao contrário. Muitas pessoas criticam sem saber e sem conhecer Paulo Freire. Hoje, com a inclusão das pessoas com deficiência é necessário praticar este ensino. É o olhar afetivo. É o perceber. Precisamos disso muito mais agora. A mensagem da escola foi fiel a isso, pois também falou de inclusão. Pessoas com deficiência desfilaram e foi lindo demais! Paulo Freire tem livros que são referências para qualquer educador que tem sede em alfabetizar, entre eles, Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da autonomia. 

Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.
Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.

Paulo Freire 



Meu coração é comunidade
Faz o sonho acontecer!
Pompéia guerreira, chegou sua hora
Seu manto reluz o poder do saber

Águia, em suas asas vou voar
E no caminho da sabedoria
Páginas da história desvendar
Sou eu no elo perdido um desbravador

O tempo é o meu senhor
Na busca da evolução
Criar e superar limites da imaginação
A mente dominar
Jamais deixar de acreditar

Brincar de Deus recriar a vida
Desafiar, surpreender
Na explosão a dor, uma lição ficou
Sou aprendiz do criador

Em cada traço que rabisco no papel
Vou desenhando o meu destino
No horizonte vejo um novo alvorecer
Ao mestre meu respeito e carinho
É nova era, o futuro começou

É tempo de paz, resgatar o valor
Águia, razão do meu viver
Berço que Deus abençoou
Nada se compara a esse amor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Propósito de vida!

Fernanda Valente Você já parou para pensar qual é o seu projeto de vida? Quando falamos em projeto de vida incluímos vários itens em nossa lista: trabalho, estudos, família, viagens, amizades, vida social, etc. O mais triste é viver todos os itens sem paixão. O que te move? O que faz o seu coração acelerar? Você se sente entusiasmado com o que possui? São questões assim que definem o nosso propósito ou missão. Já tive uma fase da minha vida em que perdi a paixão, foi o momento mais triste que vivi, pois ele foi movido por falta de perdão, deixei a frustração me conter e isso, aos poucos, foi matando as minhas paixões, meus valores internos, a criatividade, a inspiração... passei a não abrir a porta do meu coração para as pessoas, inclusive companheiro. Comecei a implorar a Deus pela liberação de perdão, para eu seguir. Não foi fácil. O ressentimento mata o insensato, e a inveja destrói o tolo (Jó 5.2) O ressentimento é o grande assassino da paixão. Se quiser voltar a te

Decoração com fotos

Fernanda Santiago Valente Eu amo fotografias. Uma vez decorei a parede do meu quarto com fotos recortadas de jornais. Eram fotos de peças de teatro. Eu ainda era solteira. Sei que ficou linda. Colei com cola básica e passei verniz. Estou pensando em fazer algo parecido na sala de casa, em apenas uma parede. Algumas ideias que me veio: 1. Para o quarto: Várias molduras com fotos do casal 2. Para a sala: Posters de filmes antigos ou fotos de paisagens 3. Para a cozinha: Fotos retrô, de rótulos antigos 4. Para o banheiro: quadros com frases Abaixo segue algumas ideias que encontrei pela Internet e gostei muito:

Grandioso Ser

Façam os fluidos divinos as nossas vidas pela fé fortalecidas; Sejamos seres confidentes e confiantes no Grandioso Ser. Ele dirige os nossos planos às horas certas; Facilita o alcance das nossas metas; Sempre o bem nos deseja; Dá solução ao problema  por mais difícil que seja.  Sejamos seus seguidores às pistas da terrena maratona.   Quem é Ele? É o Deus que aos seus filhos não abandona. Que maravilha! Ele nos ama vida toda! Amém!  Autor: Luiz Augusto da Silva Data: 14/11/2012