Pular para o conteúdo principal

Adélia Prado completa 80 anos e SescTV presta homenagem


Foto: Gabriel Araújo
Hoje, a poetisa, professora, filósofa e contista Adélia Prado completa 80 anos de idade,e o SescTV apresenta, às 19h,  o programa Sempre Um Papo, com a escritora. Ainda não exibida na televisão, a atração apresenta Prado lendo trechos de seu livro Miserere e comentando temas que expõem sua fé e sensibilidade, como poesia, ansiedade, falta de tempo, amor, vida e morte.

Dirigido por Alfredo Miranda e apresentado pelo escritor, produtor cultural e empresário Afonso Borges, o programa traz conversas com escritores, e é uma parceria entre a Associação Sempre Um Papo - que tem como objetivo incentivar o hábito da leitura, promovendo a difusão do livro e de seu autor - e a TV Câmara.

Considerada uma das mais importantes poetisas do Brasil, Prado teve seu livro Miserere lançado em 2013. Ela esclarece que a natureza e o contexto da maioria dos 38 poemas que integram a obra funcionam como um pedido de misericórdia. A escritora avalia que a poesia é uma confirmação da esperança. “Eu acredito que nós temos uma salvação, nós temos uma saída para a humanidade, para o Brasil e pode ser através da arte”.

Prado fala sobre o mal da vida contemporânea, que se tornou transparente por permear todas as pessoas, deixando-as ansiosas e sem tempo. “Nós estamos todos conectados e profundamente desinformados de nós mesmos e da outra pessoa”.

A poetisa pondera ainda sobre a experiência de amar, mesmo quando não se é correspondido, sobre a imposição de limites como manifestação de amor, sobre o pensamento jovem x pensamento do velho, sobre a poesia e a arte como instâncias que podem mudar o mundo; sobre o sentido da vida e da morte, e sobre a sensibilidade que está presente em todas as pessoas, porém diferente em cada uma delas.   


SERVIÇO:

Sempre Um Papo

Adélia Prado
Estreia: 13/12, domingo, às 19h
Classificação indicativa: Livre
Direção: Alfredo Miranda
Produção: Associação Sempre Um Papo e TV Câmara
Duração: 48’

Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Me siga no instagram: @fernanda.valente.104

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enfeites de Natal em potes, vasos e garrafas de vidro

Pra quem ama artesanato e enfeitar a casa para o Natal, a hora é agora. Deixo abaixo algumas dicas para fazer com taças, garrafas, potes e vasos de vidro: 


















TDAH: uma forma diferente de ver o mundo

Fernanda Santiago
O TDAH é um transtorno que inclui dificuldade de atenção, hiperatividade e impulsividade. Em geral, os sintomas começam na infância e podem persistir na vida adulta. Por ser um transtorno com característica genética, não tem cura. Porém, antes de rotular qualquer TDAH são pessoas que possuem inteligência e habilidades como as outras.  Achei este vídeo abaixo muito interessante. É muito difícil impor um padrão para o TDAH. Para os educares, seria muito bom prestar atenção na maneira que eles tentam se comunicar. O menininho do vídeo mostra grande interesse pela música. Será que os pais e os educadores estão preparados para perceber as habilidades e o interesse dessas crianças? Vale a pena conferir! Além disso, também há tratamentos através de medicamentos e da psicoterapia. 

Atypical, o que você precisa saber sobre o autismo

Fernanda Santiago Valente Você quer saber um pouco mais como é a vida de um garoto com o transtorno do espectro autista que está entrando na vida adulta? Para isso vale a pena assistir a série Atypical que está na Netflix desde o começo do mês de agosto. Não tem como não se apaixonar pelo personagem Sam, que está na fase de descobertas e quer arranjar uma namorada. É nessa busca pela paixão que se desenrola a história. Vamos entender como funciona a sua personalidade e como a situação afeta aqueles que estão ao seu redor. Algo muito interessante a se observar é a relação dele com a psicóloga. Sam se apaixona por ela. Isso é muito comum acontecer com paciente e profissional de sexos opostos, geralmente os pacientes que tem algum tipo de transtorno sempre se apaixonam por seus psicólogos.


Sam, apresentando os sintomas mais nítidos do espectro autista é um adolescente que tem sentimentos como qualquer outro. A única diferença é que seus sentimentos não são interpretados de forma comum. O ro…