Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: Livros Essenciais nas Bibliotecas de São Paulo

Helen Keller e o milagre de Anne Sullivan

Fernanda Santiago

É uma história baseada em fatos reais. A trama percorre sobre a vida de Helen, uma menininha que é cega e surda. Seus pais não sabem lidar com a situação e a criam sem nenhuma repreensão e estímulos. Por não conseguir se comunicar, Helen é uma garota bem rebelde e tem crises constantes de jogar objetos no chão e não corresponder a nenhuma orientação.
O pai, cansado da rotina pensa em leva-la a um asilo (na época, crianças com deficiência ficavam em asilos e muitas eram esquecidas pela família). A mãe de Helen rejeita a proposta e e pede para que o contrate uma professora particular para ensiná-la a se comunicar.
É quando aparece a figura de Anne, professora de Helen, que foi criada num asilo e sofre de baixa visão. Além de ensinar os códigos de sinais para Helen, tocando em suas mãos, teve que ensiná-la a ter postura e educação. O que foi um desafio.
Helen a rejeitou no início, mas seu semblante começou a mudar, quando enfim, aprendeu a se comunicar. É um filme emocionante que mostra o quanto é importante não desistir.

Anne passou toda a sua vida ensinando Helen, que chegou a entrar na Universidade. Foi um grande desafio para a época. Outro motivo o qual podemos destacar é que os pais de Helen tinham recursos financeiros para investir na educação de Helen. É importante ressaltar também que qualquer pessoa com deficiência que faz terapias e tratamentos de estímulos tem uma expectativa melhor de vida.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enfeites de Natal em potes, vasos e garrafas de vidro

Pra quem ama artesanato e enfeitar a casa para o Natal, a hora é agora. Deixo abaixo algumas dicas para fazer com taças, garrafas, potes e vasos de vidro: 

O Resgate de Ruby: Uma Lição de Superar Desafios

Fernanda Valente   Ao assistir "O Resgate de Ruby" na Netflix, fui instantaneamente cativada pela história emocionante e inspiradora que se desenrola diante dos meus olhos. O filme, dirigido por Katt Shea, relata a jornada de uma filhotinha agitada que recebe uma segunda chance antes de ser sacrificada, e sua transformação em uma valiosa integrante da força policial. A narrativa vai muito além de uma simples história sobre um cachorro, e toca em temas como superação, compaixão e o poder do apoio mútuo. Logo no início, percebi a conexão entre o policial Daniel e Ruby, a filhotinha em questão. Enquanto assistia, não pude deixar de notar as semelhanças entre o comportamento agitado de Ruby e as características de Daniel, que me levaram a perceber que ambos podem apresentar sinais de ansiedade ou TDAH. Essa percepção me fez enxergar a história sob uma nova luz, destacando a importância de compreender e acolher as diferenças, tanto nos seres humanos quanto nos animais....

Grandioso Ser

Façam os fluidos divinos as nossas vidas pela fé fortalecidas; Sejamos seres confidentes e confiantes no Grandioso Ser. Ele dirige os nossos planos às horas certas; Facilita o alcance das nossas metas; Sempre o bem nos deseja; Dá solução ao problema  por mais difícil que seja.  Sejamos seus seguidores às pistas da terrena maratona.   Quem é Ele? É o Deus que aos seus filhos não abandona. Que maravilha! Ele nos ama vida toda! Amém!  Autor: Luiz Augusto da Silva Data: 14/11/2012