Pular para o conteúdo principal

Descubra a conexão entre os ciclos menstrual e lunar e suas preferências de consumo

Vamos falar de educação?

Fernanda Valente

Como você tem lidado com a educação Online? De repente professores tiveram que sair das salas e produzir suas aulas em vídeo. Como se preparar? Como preparar um conteúdo online? Que linguagem usar? Como chamar o aluno? 
Há muito tempo é questionado que o sistema de educação deveria mudar. Durante essa pandemia, essa mudança foi jogada aos professores: vamos lá! Produza! Sem seguir nenhum tutorial. Pode não parecer, mas temos muitos professores que são analfabetos digitais, assim como temos alunos sem nenhuma condição de acesso à Internet.
Há muitos anos eu trabalho na área de comunicação digital e sei o quanto cansa ficar em frente à tela. Professores sem essa experiência foram obrigados a aprender a mexer em aplicativos online. Aulas que às vezes demoramos alguns meses para aprender foram jogadas em uma semana. Foi muita informação e pressão para quem manja de tecnologia e acredito que para quem não tinha experiência nenhuma tenha sido pior. Alguns professores foram guerreiros. Se esforçaram ao máximo para encarar essa realidade, apesar de toda pressão. Outros ajudaram os que não conseguiam manusear a tecnologia. Eu vi a cooperação acontecendo. Não é o momento de culparmos ninguém, mas encarar o que está diante de nós como forma de crescimento, ousadia, cooperação e aprendizado. Está na hora de pararmos de questionar o que é certo ou errado. 
Para o aluno, o que podemos oferecer? Para os que estão sem Internet poderão assistir algumas aulas pela televisão. E infelizmente, temos também lugares que os alunos não tem televisão. Não é fácil pensar no todo. Como ficam os alunos de inclusão que necessitam de um professor mediador? Será que a comunicação será eficaz pela Internet? Para os que acesso acredito que sim. Já postei aqui um pouco sobre a utilização das novas tecnologias na educação especial e inclusiva. Segue um link sobre
Tecnologia Assistiva: http://sonhareplanejar.blogspot.com/2019/11/tecnologia-assistiva-5-recursos-da.html Algumas dicas que podem ser adaptadas à Internet.
Outra situação que colocarei em minha visão também de mãe. Meu filho tem 7 anos. Teve uma experiência que a escola tentou de forma online, mas não funcionou. Aconteceram muitos erros. Então, a escola entrou de férias e esta semana retornará com uma nova forma de apresentação. Podemos dialogar o que estava dando certo ou não. Acredito que nas escolas públicas esta mesma comunicação será possível através do diálogo. Estamos todos buscando melhorar. Outra forma de educação que acho extremamente importantes fazer em casa é retornar ao básico: ensinar a criança ou adolescente a cuidar de uma hortinha, animais domésticos e até aprender atividades artísticas manuais para não ficar só na tela do computador. 
É um tempo de consciência para todos. Professor hoje, tem um novo papel. A maneira de ensinar tem que ser através de imagens, reflexão de filmes históricos para quem trabalha na área de história, sociologia e filosofia, reflexão sobre os meios de comunicação e informação, o que é fonte confiável, o que é fakenews, o que é bullying e cyberbullying, entre tantas dúvidas que estão no nosso dia a dia como presente e futuro, educação emocional, empreendedorismo...  

Aqui quero deixar alguns links interessantes para os professores aprenderem a manusear a tecnologia:


Este vídeo é para ensinar a fazer um vídeo pelo Power Point, principalmente para aquele professores que não gostam de aparecer na tela: 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONCEITOS BÁSICOS

Imagem: Marcelo Silva Por Luiz Augusto da Silva O aço para ser forte Deve ser bem temperado O homem pra ser feliz Precisa ser sempre amado. O amor quando vivido É uma fonte de prazer Um bom relacionamento Vida com confiança Vida que faz crescer. Felizes a conviver. Serve para engrandecer Dois seres sempre unidos Se seguidos fielmente Estes conceitos básicos De fácil compreensão Ratificam a união

Sobre literatura vampiresca

Os Vampiros se Alimentam de Sangue e Tinta , segundo episódio da série  Super Libris , com direção geral do escritor, cineasta e jornalista José Roberto Torero, entrevista o escritor  André Vianco , que mescla terror, suspense, romance e fantasia em suas obras. Tendo o vampiro como tema recorrente em suas histórias, Vianco fala sobre a literatura vampiresca no dia  5/10, segunda, às 21h, no SescTV . Com o objetivo de mergulhar no mundo da literatura, a série Super Libris, formada por 52 episódios de 26 minutos cada, entrevista 52 escritores e apresenta curiosidades presentes no processo de criação de livros. Cada programa é formado por pequenos quadros com diversos assuntos relativos ao universo literário, e traz narração do ator José Rubens Xaxá. Entre os escritores entrevistados estão Ruy Castro, Luis Fernando Verissimo, Ruth Rocha, Ignácio de Loyola Brandão, Ferréz, Antonio Prata, Thalita Rebouças e Xico Sá. Neste episódio, Vianco comenta que a literatura vampiresca integra