Pular para o conteúdo principal

Leonardo Gonçalves lança novas faixas do projeto "Para Levi", dedicado ao filho

A educação em tempo de Pandemia

 


Fernanda Valente

As crianças e adolescentes estão em casa. Enquanto isso, alguns pais continuam seus trabalhos num escritório improvisado em casa ou continuam executando seus serviços fora de casa, principalmente se trabalham no comércio ou área de saúde. Lembrando que recentemente restaurantes, baladinhas foram liberados para consumo. Quem trabalha nesses locais?  Enquanto isso, os professores continuam preparando e ministrando aulas como se não existisse pandemia. Nisso, poucos alunos se envolvem com as atividades.

É notável que os alunos participam mais das atividades remotas quando já estão preparadas num formulário ou aplicativos. Uma nova maneira de viver a educação já está aí. Seguir na televisão ou na web o mesmo modelo de educação que já funciona em sala de aula para cumprir o currículo escolar, já não funciona. Com os pais trabalhando, os alunos dispersam. Talvez isso já acontecesse antes da pandemia. Mas agora, acontece uma desistência, principalmente nas escolas públicas com os alunos de baixa renda.

Na educação especial foi possível enxergar o desenvolvimento de alguns alunos, mas é uma educação possível apenas aos alunos que tem acesso. A tecnologia assistiva é essencial para alguns. No entanto, ao falar de inclusão já não vale ressaltar, pois a inclusão só funciona quando todos estão dividindo o mesmo espaço.

Alguns alunos perderam seus pais pelo Covid-19, professores também, além de alguns colegas serem também contaminados pelo vírus. É um ano diferente. Professores puderam se especializar nas novas tecnologias, alunos também, sendo que alguns se tornaram até professores dos seus professores. Mas até quando? Professores tem passado o dia todo diante da tela do computador. Pessoas que escolheram trabalhar em casa através dos recursos online também. Pessoas comuns viraram jornalistas. Palestras, reuniões e workshops online estão a todo vapor. Quantas lives temos para assistir por dia? E o excesso dessa vida tecnológica? Como variar e tornar os estudos mais leves? Será que teremos mente para tanta tecnologia?

Sou fã de Maria Montessori e para a saúde mental e inclusão, alguns valores manuais precisam voltar urgentemente. Apesar da pandemia, é pisando na terra, olhando nos olhos do outro que o ser humano necessita viver. É um tempo de escolhas. Vamos viver o individual ou o coletivo? Como equilibrar tudo isso? 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Propósito de vida!

Fernanda Valente Você já parou para pensar qual é o seu projeto de vida? Quando falamos em projeto de vida incluímos vários itens em nossa lista: trabalho, estudos, família, viagens, amizades, vida social, etc. O mais triste é viver todos os itens sem paixão. O que te move? O que faz o seu coração acelerar? Você se sente entusiasmado com o que possui? São questões assim que definem o nosso propósito ou missão. Já tive uma fase da minha vida em que perdi a paixão, foi o momento mais triste que vivi, pois ele foi movido por falta de perdão, deixei a frustração me conter e isso, aos poucos, foi matando as minhas paixões, meus valores internos, a criatividade, a inspiração... passei a não abrir a porta do meu coração para as pessoas, inclusive companheiro. Comecei a implorar a Deus pela liberação de perdão, para eu seguir. Não foi fácil. O ressentimento mata o insensato, e a inveja destrói o tolo (Jó 5.2) O ressentimento é o grande assassino da paixão. Se quiser voltar a te

Sobre literatura vampiresca

Os Vampiros se Alimentam de Sangue e Tinta , segundo episódio da série  Super Libris , com direção geral do escritor, cineasta e jornalista José Roberto Torero, entrevista o escritor  André Vianco , que mescla terror, suspense, romance e fantasia em suas obras. Tendo o vampiro como tema recorrente em suas histórias, Vianco fala sobre a literatura vampiresca no dia  5/10, segunda, às 21h, no SescTV . Com o objetivo de mergulhar no mundo da literatura, a série Super Libris, formada por 52 episódios de 26 minutos cada, entrevista 52 escritores e apresenta curiosidades presentes no processo de criação de livros. Cada programa é formado por pequenos quadros com diversos assuntos relativos ao universo literário, e traz narração do ator José Rubens Xaxá. Entre os escritores entrevistados estão Ruy Castro, Luis Fernando Verissimo, Ruth Rocha, Ignácio de Loyola Brandão, Ferréz, Antonio Prata, Thalita Rebouças e Xico Sá. Neste episódio, Vianco comenta que a literatura vampiresca integra

Decoração com fotos

Fernanda Santiago Valente Eu amo fotografias. Uma vez decorei a parede do meu quarto com fotos recortadas de jornais. Eram fotos de peças de teatro. Eu ainda era solteira. Sei que ficou linda. Colei com cola básica e passei verniz. Estou pensando em fazer algo parecido na sala de casa, em apenas uma parede. Algumas ideias que me veio: 1. Para o quarto: Várias molduras com fotos do casal 2. Para a sala: Posters de filmes antigos ou fotos de paisagens 3. Para a cozinha: Fotos retrô, de rótulos antigos 4. Para o banheiro: quadros com frases Abaixo segue algumas ideias que encontrei pela Internet e gostei muito: