Pular para o conteúdo principal

Dia Internacional da Paz. A importância da Empatia e do respeito

Senadora Mara Gabrilli Representa o Brasil na 17ª Conferência da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência

Banner com a foto da Senadora Mara Gabrilli no corredor das bandeiras do lado de fora das Nações Unidas em Genebra. Mara está de verde e sorri para a foto.
Fernanda Valente 
Entre hoje e 13 de junho, a senadora Mara Gabrilli (PSD/SP) representará o Brasil na 17ª Conferência dos Estados Partes da Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (COSP), em Nova Iorque. Além de participar dos debates sobre inclusão, acessibilidade e direitos das pessoas com deficiência, Gabrilli também concorre à reeleição como perita no Comitê da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CRPD). A eleição, que acontece no dia 11 de junho, será crucial para renovar metade dos membros do comitê responsável por monitorar o cumprimento dos direitos previstos na Convenção.
Mara Gabrilli é um exemplo de resiliência e dedicação. Após um acidente aos 26 anos que a deixou tetraplégica, ela fundou o Instituto Mara Gabrilli, promovendo projetos esportivos e culturais em comunidades carentes. Sua trajetória política é marcada por conquistas significativas, incluindo a criação da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), que regulamenta a Convenção da ONU no Brasil. Durante a pandemia de Covid-19, Gabrilli destacou-se ao alertar sobre os impactos da crise nas pessoas com deficiência, demonstrando seu compromisso incansável com essa causa.
A Convenção da ONU, adotada em 2006, visa garantir o total e igual acesso aos direitos humanos para todas as pessoas com deficiência. Com 194 países signatários, o tratado é um marco na luta pela dignidade e inclusão. No Brasil, a Convenção foi ratificada em 2008 e internalizada em 2009, com status de emenda constitucional. A atuação de Gabrilli foi fundamental para a implementação dessa convenção no país, através da LBI, que contou com a participação ativa da sociedade civil e promoveu acessibilidade em todos os níveis.
A presença de Mara Gabrilli na ONU reforça a importância de uma liderança comprometida e experiente na defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Sua história de superação e seu papel ativo na política e na sociedade civil são inspirações para todos. À medida que ela se prepara para mais uma eleição no CRPD, Gabrilli continua a representar um símbolo de força e determinação, mostrando que a verdadeira inclusão começa com a participação ativa e a voz de todos os segmentos da sociedade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Propósito de vida!

Fernanda Valente Você já parou para pensar qual é o seu projeto de vida? Quando falamos em projeto de vida incluímos vários itens em nossa lista: trabalho, estudos, família, viagens, amizades, vida social, etc. O mais triste é viver todos os itens sem paixão. O que te move? O que faz o seu coração acelerar? Você se sente entusiasmado com o que possui? São questões assim que definem o nosso propósito ou missão. Já tive uma fase da minha vida em que perdi a paixão, foi o momento mais triste que vivi, pois ele foi movido por falta de perdão, deixei a frustração me conter e isso, aos poucos, foi matando as minhas paixões, meus valores internos, a criatividade, a inspiração... passei a não abrir a porta do meu coração para as pessoas, inclusive companheiro. Comecei a implorar a Deus pela liberação de perdão, para eu seguir. Não foi fácil. O ressentimento mata o insensato, e a inveja destrói o tolo (Jó 5.2) O ressentimento é o grande assassino da paixão. Se quiser voltar a te

Agosto acabou... UFA!

Fernanda Santiago Nunca fui de acreditar em superstição, mas agosto nunca foi um mês agradável pra mim e nem mesmo para a História: a Primeira Guerra Mundial começou no dia 1º de agosto de 1914, as cidades de Hihoshima e Nagasaki foram atacadas com bombas atômicas nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, matando mais de 200 mil pessoas, foi em 2 de agosto de 1934 que Adolf Hitler se tornou Chefe de Estado da Alemanha, entre outros fatos... Não é à toa que é considerado o mês dos desgosto ou da desgraça. A expressão "Mês do Cachorro Louco" tem a ver com com as cadelas que ficam no cio, devido as condições climáticas, os cachorros ficam "muito loucos" e brigam para possuir a fêmea.  E não é só bicho que fica louco: Getúlio Vargas se suicidou no dia 24 de agosto de 1954, muitos católicos e protestantes se mataram em nome de Deus na Irlanda do Norte, em 12 de agosto de 1968, Juscelino Kubitscheck morreu num acidente de carro, em agosto de 1976... Aqui em Santos, ca

Em campanha de conscientização criada pela Ampla, Atacado Vem celebra os 18 anos da Lei Maria da Penha

  Com o mote "Maria Vem com as Outras", ação educa sobre a importância da lei e lança websérie sobre o tema Considerada um marco na luta pelos direitos das mulheres e no combate à violência de gênero, a Lei Maria da Penha celebra 18 anos de existência. Para celebrar a data, o Atacado Vem se une à causa com importante campanha de conscientização criada pela Ampla. Reconhecendo a relevância e o impacto transformador dessa legislação, a ação visa promover a valorização contínua dos direitos das mulheres e reforçar a necessidade urgente de erradicar a violência de gênero.  Com o mote "Maria Vem com as Outras: juntos garantimos mais dignidade e respeito a todas as mulheres", a campanha busca educar o público sobre os direitos garantidos pela lei, ao mesmo tempo em que sensibiliza sobre a importância da denúncia e do apoio às vítimas de violência doméstica. A iniciativa conta com ação especial de adesivação dos produtos da marca própria do Atacado Vem. Os adesivos, que si