Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: Livros Essenciais nas Bibliotecas de São Paulo

Qual é o meu conceito sobre ética?

Fernanda Santiago

Tudo vem de uma estrutura de comportamento.  Características que herdamos dos nossos familiares nos moldam e reproduzimos aquilo que nos é ensinado. É ético ou anti-ético? Ética tem a ver também com a nossa moral. Aquilo que posso ou não posso fazer. 
No meu conceito devemos sempre respeitar o outro. A partir do momento que estou ferindo de alguma maneira o outro, estou agindo sem ética. 
Na filosofia, a ética é estabelecida na educação,  saúde,  política,  imprensa, entre tantos seguimentos. Mas será que todos praticam o trabalho profissional de forma ética? Na política,  por exemplo, está escancarada a falta de ética.  Tudo passa a ser troca de favores e até a imprensa não está livre disso. Quem anucia? 
Vivemos um período que precisamos rever alguns valores. Nada nos deixa seguros. Muitos vivem de forma desesperada. Ética é o nosso caráter.  Por isso, para algumas coisas devemos dizer não.  O mandonismo não pode prevalecer. Ética também tem a ver com liberdade.  
Produzir ações benéficas para si e para os outros é assumir uma postura ética.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem conduz a dança?

Por Fernanda Santiago Valente   Ela está sentada, quieta, na dela, só a esperar um daqueles moços do salão convidá-la a dançar. Enquanto ela ainda não fixa seus olhos num daqueles que estão à procura de alguém para dançar, ela observa os passos daqueles que já estão dançando. Algumas moças conduzem os rapazes, que confusos e atrapalhados, não olham nos olhos. Eles cismam em olhar para os pés. A dança não acontece e ficam intrigados porque não conseguem aprender os passos. Perna esquerda ou direita à frente? E na mera distração pisam nos pés das moças... mas estes, não podem desistir, eles querem aprender a dançar, e enfim, conduzir a dança. A primeira regra para dançar é se concentrar. É preciso decorar na mente dois pra lá dois pra cá, um pra frente, um pra trás e gira. Depois de decorar os passos é preciso muita firmeza e segurança. Com isso, escolher a dama e definitivamente conduzi-la. A moça ainda está lá sentada, só observando os casais e esperando um daqueles...

Pela fé!

Uma das minhas paixões é a LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais). Tive o prazer de conviver com alguns amigos surdos e fazia tempo que eu não ministrava em libras. Há um mês, encontrei com um amigo surdo no shopping, conversamos. E de repente me veio uma pergunta: Você não está enterrando o seu dom? Mais do que dom, é um ministério de amor que Deus depositou em meu coração. Pela fé, quero alcançar lugares impossíveis! Pela fé, quero exercer os meus dons com todo amor.