Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: Livros Essenciais nas Bibliotecas de São Paulo

Primeiras Impressões

Por Fernanda Santiago

Para os fãs da escritora britânica Jane Austen, indico a leitura de Primeiras Impressões, da brasileira Lais Rodrigues de Oliveira (LRDO)@leelooluke. Neste livro, a autora fez uma excelente adaptação do eterno clássico Orgulho & Preconceito, de Jane Austen, vivenciando a história no século XXI e com cenários brasileiros, como Búzios. 
Os personagens Darcy, Liz, Jane, Charles, Georgiana, Caroline... continuam fiéis em suas personalidades, mas a autora teve a ousadia de modernizar a história, trazendo toda a vivência ao mundo atual: os personagens trocam e-mails, vão à praia, festas, bares e jantares, situações totalmente diferentes das grandes festas da alta sociedade do século passado, sem contar que as mulheres ganham mais vida neste livro, fugindo de toda repressão da época. 
Eu não tinha lido nada de Jane Austen antes de ler este livro, acabei lendo Orgulho e Preconceito, onde conhecemos a família Bennet, composta pelo patriarca, esposa e suas cinco filhas: Jane, Lizzy, Mary, Kitty e Lydia.
As filhas mais velhas, Jane e Lizzie são as mais sensatas da família. Mary dedica sua vida aos estudos, enquanto Kitty e Lydia são bobas e fúteis, assim como sua mãe, dramática e muito exagerada. Já o patriarca da família, é um homem inteligente e reservado.
O clímax da história inicia com a chegada do jovem, rico e solteiro sr. Bingley a Netherfield Park, todas as mães da região ficam extasiadas com a possibilidade de casar alguma suas filhas com um pretendente tão "bom", a sra Bennet que não vê a hora de casar uma de suas filhas com Bingley.
Junto com Bingley, estão também suas duas irmãs e seu melhor amigo, o solteiro e ainda mais rico sr. Darcy, o sonho de todas as fãs de Jane Austen.
Ler Primeiras Impressões é dar uma nova visão a um clássico de dois séculos atrás. É muito bem escrito, repleto de cenários e detalhes. Indico até para quem não conhece o original. Os personagens do romance, Darcy e Lizzie, continuam apaixonantes e apesar de modernos ainda enfrentam a família conservadora de Darcy. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enfeites de Natal em potes, vasos e garrafas de vidro

Pra quem ama artesanato e enfeitar a casa para o Natal, a hora é agora. Deixo abaixo algumas dicas para fazer com taças, garrafas, potes e vasos de vidro: 

O Resgate de Ruby: Uma Lição de Superar Desafios

Fernanda Valente   Ao assistir "O Resgate de Ruby" na Netflix, fui instantaneamente cativada pela história emocionante e inspiradora que se desenrola diante dos meus olhos. O filme, dirigido por Katt Shea, relata a jornada de uma filhotinha agitada que recebe uma segunda chance antes de ser sacrificada, e sua transformação em uma valiosa integrante da força policial. A narrativa vai muito além de uma simples história sobre um cachorro, e toca em temas como superação, compaixão e o poder do apoio mútuo. Logo no início, percebi a conexão entre o policial Daniel e Ruby, a filhotinha em questão. Enquanto assistia, não pude deixar de notar as semelhanças entre o comportamento agitado de Ruby e as características de Daniel, que me levaram a perceber que ambos podem apresentar sinais de ansiedade ou TDAH. Essa percepção me fez enxergar a história sob uma nova luz, destacando a importância de compreender e acolher as diferenças, tanto nos seres humanos quanto nos animais....

Grandioso Ser

Façam os fluidos divinos as nossas vidas pela fé fortalecidas; Sejamos seres confidentes e confiantes no Grandioso Ser. Ele dirige os nossos planos às horas certas; Facilita o alcance das nossas metas; Sempre o bem nos deseja; Dá solução ao problema  por mais difícil que seja.  Sejamos seus seguidores às pistas da terrena maratona.   Quem é Ele? É o Deus que aos seus filhos não abandona. Que maravilha! Ele nos ama vida toda! Amém!  Autor: Luiz Augusto da Silva Data: 14/11/2012