Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: Livros Essenciais nas Bibliotecas de São Paulo

A aids é tema de três documentários no SescTV

As produções irão ao ar no Dia Mundial de Luta contra a Aids (1º de dezembro)
Documentário: Aids 30 anos: As Respostas das ONGs no Mundo. Semi Bertine. Foto: Frame divulgação.


O SescTV exibe no Dia Mundial de Luta contra a Aids (1º de dezembro) documentários que abordam a síndrome e o vírus HIV. Às 11h, Aids: as Respostas das ONGs no Mundo! (2014, 40 min.), dirigido por Pedro J. Duarte, mostra os bastidores da 20ª Conferência Internacional de Aids em Melbourne, realizada em 2014;  e às 16h, Aids 30 anos: As Respostas das ONGs no Mundo( 2012, 52 min.) dirigido por Alcinone Alves, discute as mudanças que vem acontecendo no comportamento das pessoas e nas políticas públicas de saúde a partir do reconhecimento do vírus HIV há mais de três décadas. Estas duas produções têm concepção e entrevistas de Roseli Tardelli.  Às 23hMemórias Contemporâneas apresenta o filme Derek, (2008, 78 min.), dirigido pelo cineasta londrino Isaac Julien, que faz uma homenagem ao importante cineasta britânico Derek Jarman. Esta produção traz depoimentos de Isaac e integra a série Videobrasil na TV, que tem direção para TV de Jasmin Pinho e Marco Del Fiol e curadoria e direção geral de Solange Farkas (Assista também em sesctv.org.br/avivo).

A produção Aids: as Respostas das ONGs no Mundo!, concebida pela jornalista Roseli Tardelli, apresenta as ações de ativistas de todo o mundo - que participaram da conferência em Melbourne - para a prevenção, conscientização e combate ao vírus. Eles falam sobre seus envolvimentos nessas atuações, sobre programas sociais e desafios que enfrentam; sobre a importância de educarem e conscientizarem suas comunidades para prevenção do vírus e redução do preconceito. Dentre os entrevistados estão portadores de HIV/Aids, pessoas que tiveram vítimas da epidemia em sua família, simpatizantes da causa e profissionais da saúde. 
No documentário Aids 30 Anos: as Respostas das ONGs no Mundo, Organizações Não Governamentais - que desenvolvem diferentes trabalhos por todo o mundo -  tratam de questões como preconceito, falta de informação e de políticas públicas de combate ao contágio do vírus. A produção, organizada também por Tardelli, ressalta os países que se encontram em situações vulneráveis ao vírus e a conscientização a respeito da Aids, destacando seus principais problemas e soluções. Além disso, traz depoimento da cientista francesa Françoise Barré-Sinoussi, ganhadora do prêmio Nobel de Medicina 2008 por descobrir o vírus HIV. 
Fechando a programação, no episódio Memórias Contemporâneas, da série Videobrasil na TV, Isaac Julien comenta seu filme Derek, sobre a arte underground de Derek Jarman, que criava montagens vibrantes a partir de imagens e ideias. Ao longo de sua carreira, o cineasta britânico trabalhou em parceria com outros artistas e músicos, tais como o bailarino Michael Clarke e a banda Smiths. Para Isaac, o documentário é um resgate à memória de Derek, cuja trajetória é marcada também pelo ativismo gay. A produção exibe, ainda, entrevista com o Derek, gravada em 1991, quando foi diagnosticado com Aids. 
  
SERVIÇO:
DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS
1° de dezembro
DOCUMENTÁRIOS
Às 11h - Aids: as Respostas das ONGs no Mundo! (2014, 40 min.)
Classificação indicativa: Livre
Direção: Pedro J. Duarte 
Concepção e entrevistas: Roseli Tardelli
Realizado com os apoios de: Sesc São Paulo, Senac São Paulo, Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais e Jansen Farmacêutica.
Às 16h - Aids 30 Anos: as Respostas das ONGs no Mundo (2012, 52 min.)
Classificação indicativa: 10 anos
Direção: Alcione Alves
Concepção e  entrevistas: Roseli Tardelli
Realizado com os apoios de: Sesc São Paulo, Senac São Paulo, Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais e Jansen Farmacêutica.
Às 23h - VideoBrasil na TV -  Isaac Julien: Memórias Contemporâneas
Classificação indicativa: 16 anos 
Direção: Jasmin Pinho e Marco Del Fiol
Curadoria e direção geral: Solanfe Farkas
Produtora: Mão Direita / Casa Redonda
Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV 
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/ao vivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv 
E no facebook: https: facebook.com/sesctv



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rainha frutífera

Uma homenagem especial de Luiz, a sua eterna esposa Vera, a rainha do lar, dos corações e frutífera musa de poesias, canções e emoções, entre filhos e suas gerações:  Vieste a este mundo  Em missão especial  Realizar abençoada  A incumbência divinal. Ligação umbilical faz a União maternal com  Corações ritmados por  Intervalos musicais, entoarem  A cantiga da vida, com batimentos naturais. Fazendo em um ambiente tranquilo  Executar milagrosamente  Repetidas notas divinais  Retiradas das partituras angelicais que  Estimulam com a arte musical, reger com  Intensa maestria a multiplicação que  Reforça o propósito celestial, enquanto  Aguarda-se o momento ideal. Depois de nove meses  Abre-se a cortina transparente!  Surge, surpreendentemente, um  Inocente ser inteligente!  Lindo! Atraente!  Que vem do seu âmago! O Amor em forma de gente....

Fixação de Luka: Um stop motion sobre autismo baseado em fatos reais

Créditos: facebook.com/FixingLuka Fernanda Santiago Fixação de Luka: Este é um Curta metragem maravilhoso sobre o autismo. É um stop-motion inspirado nas experiências de Jessica Ashman, que tem um irmão mais novo autista. Ela conta a história baseada em sua infância, da maneira que ela enxergava o seu irmãozinho mais novo. Na história desenvolvida por ela, Lucy a representa, e Luka, faz o papel do seu irmãozinho. Luka é um menininho todo meticuloso. Na estante, patos de borracha são alinhados perfeitamente em uma fileira, mil selos estão presos a uma parede do quarto. Além disso, tem uma mania obsessiva em montar pirâmides de dados. Estas são apenas algumas das manias de Luka, e num diário, Lucy anota todo o desempenho do irmão. Ela acha que Luka precisa de conserto, pois toda vez que ela tenta se relacionar com ele, tentando mexer em sua rotina repetitiva, ele desmorona. Numa noite, se sentindo maltratada por suas rejeições, Lucy perde a paciência e foge. Tropeçando na f...

Celebrando a diversidade na Galeria Aut com exposição em homenagem ao dia mundial do autismo

Fernanda Valente   A Galeria AUT, liderada pela Meiry Geraldo tem o prazer de anunciar sua Exposição Coletiva de Abril de 2025, uma iniciativa que homenageia o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril. Com a participação de 43 talentosos artistas de todas as regiões do Brasil, além de uma contribuição especial de uma artista de Portugal, a mostra promete ser um verdadeiro mosaico de expressões artísticas que ressaltam a riqueza e a singularidade do espectro autista. Cada obra exposta é um convite à reflexão e à empatia, destacando o potencial artístico que vai além de barreiras e preconceitos. A curadoria busca não apenas embelezar os espaços da galeria, mas também amplificar vozes que muitas vezes não são ouvidas, promovendo um diálogo necessário sobre inclusão e diversidade. A Galeria AUT convida todos a apreciarem, curtirem e compartilharem as obras que compõem essa exposição. Que esta iniciativa inspire conversas, celebre a arte como um pod...