Pular para o conteúdo principal

Leonardo Gonçalves lança novas faixas do projeto "Para Levi", dedicado ao filho

A aids é tema de três documentários no SescTV

As produções irão ao ar no Dia Mundial de Luta contra a Aids (1º de dezembro)
Documentário: Aids 30 anos: As Respostas das ONGs no Mundo. Semi Bertine. Foto: Frame divulgação.


O SescTV exibe no Dia Mundial de Luta contra a Aids (1º de dezembro) documentários que abordam a síndrome e o vírus HIV. Às 11h, Aids: as Respostas das ONGs no Mundo! (2014, 40 min.), dirigido por Pedro J. Duarte, mostra os bastidores da 20ª Conferência Internacional de Aids em Melbourne, realizada em 2014;  e às 16h, Aids 30 anos: As Respostas das ONGs no Mundo( 2012, 52 min.) dirigido por Alcinone Alves, discute as mudanças que vem acontecendo no comportamento das pessoas e nas políticas públicas de saúde a partir do reconhecimento do vírus HIV há mais de três décadas. Estas duas produções têm concepção e entrevistas de Roseli Tardelli.  Às 23hMemórias Contemporâneas apresenta o filme Derek, (2008, 78 min.), dirigido pelo cineasta londrino Isaac Julien, que faz uma homenagem ao importante cineasta britânico Derek Jarman. Esta produção traz depoimentos de Isaac e integra a série Videobrasil na TV, que tem direção para TV de Jasmin Pinho e Marco Del Fiol e curadoria e direção geral de Solange Farkas (Assista também em sesctv.org.br/avivo).

A produção Aids: as Respostas das ONGs no Mundo!, concebida pela jornalista Roseli Tardelli, apresenta as ações de ativistas de todo o mundo - que participaram da conferência em Melbourne - para a prevenção, conscientização e combate ao vírus. Eles falam sobre seus envolvimentos nessas atuações, sobre programas sociais e desafios que enfrentam; sobre a importância de educarem e conscientizarem suas comunidades para prevenção do vírus e redução do preconceito. Dentre os entrevistados estão portadores de HIV/Aids, pessoas que tiveram vítimas da epidemia em sua família, simpatizantes da causa e profissionais da saúde. 
No documentário Aids 30 Anos: as Respostas das ONGs no Mundo, Organizações Não Governamentais - que desenvolvem diferentes trabalhos por todo o mundo -  tratam de questões como preconceito, falta de informação e de políticas públicas de combate ao contágio do vírus. A produção, organizada também por Tardelli, ressalta os países que se encontram em situações vulneráveis ao vírus e a conscientização a respeito da Aids, destacando seus principais problemas e soluções. Além disso, traz depoimento da cientista francesa Françoise Barré-Sinoussi, ganhadora do prêmio Nobel de Medicina 2008 por descobrir o vírus HIV. 
Fechando a programação, no episódio Memórias Contemporâneas, da série Videobrasil na TV, Isaac Julien comenta seu filme Derek, sobre a arte underground de Derek Jarman, que criava montagens vibrantes a partir de imagens e ideias. Ao longo de sua carreira, o cineasta britânico trabalhou em parceria com outros artistas e músicos, tais como o bailarino Michael Clarke e a banda Smiths. Para Isaac, o documentário é um resgate à memória de Derek, cuja trajetória é marcada também pelo ativismo gay. A produção exibe, ainda, entrevista com o Derek, gravada em 1991, quando foi diagnosticado com Aids. 
  
SERVIÇO:
DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS
1° de dezembro
DOCUMENTÁRIOS
Às 11h - Aids: as Respostas das ONGs no Mundo! (2014, 40 min.)
Classificação indicativa: Livre
Direção: Pedro J. Duarte 
Concepção e entrevistas: Roseli Tardelli
Realizado com os apoios de: Sesc São Paulo, Senac São Paulo, Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais e Jansen Farmacêutica.
Às 16h - Aids 30 Anos: as Respostas das ONGs no Mundo (2012, 52 min.)
Classificação indicativa: 10 anos
Direção: Alcione Alves
Concepção e  entrevistas: Roseli Tardelli
Realizado com os apoios de: Sesc São Paulo, Senac São Paulo, Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais e Jansen Farmacêutica.
Às 23h - VideoBrasil na TV -  Isaac Julien: Memórias Contemporâneas
Classificação indicativa: 16 anos 
Direção: Jasmin Pinho e Marco Del Fiol
Curadoria e direção geral: Solanfe Farkas
Produtora: Mão Direita / Casa Redonda
Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV 
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/ao vivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv 
E no facebook: https: facebook.com/sesctv



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Propósito de vida!

Fernanda Valente Você já parou para pensar qual é o seu projeto de vida? Quando falamos em projeto de vida incluímos vários itens em nossa lista: trabalho, estudos, família, viagens, amizades, vida social, etc. O mais triste é viver todos os itens sem paixão. O que te move? O que faz o seu coração acelerar? Você se sente entusiasmado com o que possui? São questões assim que definem o nosso propósito ou missão. Já tive uma fase da minha vida em que perdi a paixão, foi o momento mais triste que vivi, pois ele foi movido por falta de perdão, deixei a frustração me conter e isso, aos poucos, foi matando as minhas paixões, meus valores internos, a criatividade, a inspiração... passei a não abrir a porta do meu coração para as pessoas, inclusive companheiro. Comecei a implorar a Deus pela liberação de perdão, para eu seguir. Não foi fácil. O ressentimento mata o insensato, e a inveja destrói o tolo (Jó 5.2) O ressentimento é o grande assassino da paixão. Se quiser voltar a te

Sobre literatura vampiresca

Os Vampiros se Alimentam de Sangue e Tinta , segundo episódio da série  Super Libris , com direção geral do escritor, cineasta e jornalista José Roberto Torero, entrevista o escritor  André Vianco , que mescla terror, suspense, romance e fantasia em suas obras. Tendo o vampiro como tema recorrente em suas histórias, Vianco fala sobre a literatura vampiresca no dia  5/10, segunda, às 21h, no SescTV . Com o objetivo de mergulhar no mundo da literatura, a série Super Libris, formada por 52 episódios de 26 minutos cada, entrevista 52 escritores e apresenta curiosidades presentes no processo de criação de livros. Cada programa é formado por pequenos quadros com diversos assuntos relativos ao universo literário, e traz narração do ator José Rubens Xaxá. Entre os escritores entrevistados estão Ruy Castro, Luis Fernando Verissimo, Ruth Rocha, Ignácio de Loyola Brandão, Ferréz, Antonio Prata, Thalita Rebouças e Xico Sá. Neste episódio, Vianco comenta que a literatura vampiresca integra

Decoração com fotos

Fernanda Santiago Valente Eu amo fotografias. Uma vez decorei a parede do meu quarto com fotos recortadas de jornais. Eram fotos de peças de teatro. Eu ainda era solteira. Sei que ficou linda. Colei com cola básica e passei verniz. Estou pensando em fazer algo parecido na sala de casa, em apenas uma parede. Algumas ideias que me veio: 1. Para o quarto: Várias molduras com fotos do casal 2. Para a sala: Posters de filmes antigos ou fotos de paisagens 3. Para a cozinha: Fotos retrô, de rótulos antigos 4. Para o banheiro: quadros com frases Abaixo segue algumas ideias que encontrei pela Internet e gostei muito: