Pular para o conteúdo principal

Descubra a conexão entre os ciclos menstrual e lunar e suas preferências de consumo

Ressignificar...

é olhar de dentro para fora, é encontrar novidade no que a gente vê todo dia, é saber que as coisas mudam tanto quanto as pessoas, é recriar o já criado, é novidade, é um exercício de autoconhecimento, é reinventar-se... é um ato de extrema liberdade em que você pinta o mundo do jeito que você vê.

Ressignificar é olhar de dentro para fora, é encontrar novidade no que a gente vê todo dia, é saber que as coisas mudam tanto quanto as pessoas, é recriar o já criado, é novidade, é um exercício de autoconhecimento, é reinventar-se...

é um ato de extrema liberdade em que você pinta o mundo do jeito que você vê.

(O livro dos ressignificados - João Doederlein)

Fernanda Valente (@nanda.valente @sonhareplanejar)

Você alguma vez já passou por um processo de desconstrução para poder ressignificar a vida? Isso é o que eu tenho feito pelo menos nos últimos cinco anos. Foi um processo dolorido, mas repleto de busca, significados e autoconhecimento. Um período de reconexão com a verdadeira essência e valores. Pude construir um novo caminho sem me perder de quem eu sou. Encarei medos, fantasmas e até meus próprios preconceitos, podendo enxergar o belo, abrindo a minha mente para outros pontos de vistas. 

Há cinco anos comecei este blog com o objetivo de me autodisciplinar, fazendo listas de tarefas, livros que gostaria de ler, cursos que gostaria de fazer... nem tudo consegui compartilhar aqui (pois quis deixar pra mim). O nome do blog Sonhar e Planejar era tudo o que eu queria naquele momento. Começar a dar vida aos meus sonhos. Eu fiz listas de curto, médio e longo prazo. Antes dessas listas, eu estava apenas exercendo o papel de mãe, o papel mais importante e que me trouxe novas paixões. 

Voltei a estudar, a ler meus livros e a ressignificar as minhas paixões. Eu já tive um blog com muitas inspirações, poesias e reflexões bíblicas, entre os anos de 2006 e 2012. Eu colocava para fora as minhas orações através da escrita. Tudo era Deus falando comigo, que eu compartilhava e sem saber alimentava também outras pessoas. O nome do blog era fernandartista. Dei exatamente esse nome porque significava o que eu era, e ainda o que eu sou, mas de maneira ressignificada, pois a arte faz parte do meu ser.

O que eu não esperava era passar por períodos de depressão, ansiedade e pânico. Os anos de 2012, 2017 e 2018 foram bem oscilantes quanto ao assunto, mas eu encarei e não desisti. Estou curada disso, pois o Deus que habita e faz morada no meu coração é maior que isso tudo. Ele me instrui a enxergar uma vida de novas, divertidas e infinitas possibilidades. Afinal, Ele é o Deus pelo qual não existe a palavra impossível. 

Eu sou a autora e também artista desse blog. Sou apaixonada por comunicação, principalmente o produzir e criar, mas tem algo dentro de mim que também grita: a educação. Desde 2017 venho estudando e me especializando em vários assuntos da educação inclusiva e é um campo amplo. Desde 2017 posto aqui assuntos sobre educação e inclusão, pois já estava ressignificando a minha vida. Há muitas barreiras ainda no caminho, mas, fazendo a minha parte, pretendo retirá-las. Basta uma atitude.

Hoje, dia 01 de agosto trago a palavra ressignificar... pois estou exercendo dentro do que eu amo, todas as habilidades, talentos e dons que Deus me deu. A cada dia sou presenteada com significados. Os momentos ruins foram experiências de cura para que eu pudesse compartilhar com outras pessoas. Só conseguimos ajudar alguém quando passamos por algo parecido. O exercício da empatia fica aceso. Sei que para poder ressignificar tive que deixar algumas pessoas no caminho, mas isso não significa que deixei de amá-las. O processo de desconstrução é dolorido porque é escolher não agradar mais a todos. É assumir sua identidade com clareza. É ficar de bem com a sua criança interior, aquela menininha que brincava de ser professora... 

Posso dizer agora que é possível recomeçar. Trabalho com o que amo: sou professora na área da inclusão e intérprete de libras. Continuo estudando e ressignificando muitas coisas na minha vida. Sou grata, e a partir de hoje, volto a compartilhar muitas reflexões, dicas, artigos, arteterapias, resenhas, entrevistas, etc...

Isso foi uma introdução do meu ressignificar que acima de tudo, leva Deus como principal fonte de inspiração. Seja bem vindo! E a pergunta de hoje é: como é possível melhorar? (Faça a pergunta para você). 

Siga as minhas páginas: @sonhareplanejar 

Porque para Deus nada é impossível.

Lucas 1.36





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONCEITOS BÁSICOS

Imagem: Marcelo Silva Por Luiz Augusto da Silva O aço para ser forte Deve ser bem temperado O homem pra ser feliz Precisa ser sempre amado. O amor quando vivido É uma fonte de prazer Um bom relacionamento Vida com confiança Vida que faz crescer. Felizes a conviver. Serve para engrandecer Dois seres sempre unidos Se seguidos fielmente Estes conceitos básicos De fácil compreensão Ratificam a união

Sobre literatura vampiresca

Os Vampiros se Alimentam de Sangue e Tinta , segundo episódio da série  Super Libris , com direção geral do escritor, cineasta e jornalista José Roberto Torero, entrevista o escritor  André Vianco , que mescla terror, suspense, romance e fantasia em suas obras. Tendo o vampiro como tema recorrente em suas histórias, Vianco fala sobre a literatura vampiresca no dia  5/10, segunda, às 21h, no SescTV . Com o objetivo de mergulhar no mundo da literatura, a série Super Libris, formada por 52 episódios de 26 minutos cada, entrevista 52 escritores e apresenta curiosidades presentes no processo de criação de livros. Cada programa é formado por pequenos quadros com diversos assuntos relativos ao universo literário, e traz narração do ator José Rubens Xaxá. Entre os escritores entrevistados estão Ruy Castro, Luis Fernando Verissimo, Ruth Rocha, Ignácio de Loyola Brandão, Ferréz, Antonio Prata, Thalita Rebouças e Xico Sá. Neste episódio, Vianco comenta que a literatura vampiresca integra