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Dia Mundial da Conscientização do Autismo: Livros Essenciais nas Bibliotecas de São Paulo

Alfabetizando pelo som

Fernanda Valente


Cada criança tem uma maneira de aprender, algumas aprendem pela imagem, outras pelo som. Recentemente ajudei uma criança a ler só separando as vogais e as consoantes pelos sons. Essa criança tem muita habilidade com números, gosta de ouvir histórias, tem uma oratória excelente, mas tinha dificuldade na leitura, não conseguia associar as letrinhas por imagens. 

Então, criei uma historinha para chamar a atenção, ela sabia os sons das letras, no entanto, foi só explicar que primeiro temos o som, o a e i o u e podemos juntar com as outras letrinhas e formar sílabas - ba - be - bi - bo - bu, que vira uma palavra, boba, que se transforma numa frase: A menina é bonita, e depois podemos desenvolver um texto: A menina é bonita e gosta de estudar. Ela veste roupas bem coloridas. O cabelo dela é vermelho e seu rosto cheio de sardas. Os olhos dela brilham.

Em apenas uma hora de estudo, a criança conseguiu identificar as letras e formar palavrinhas. Deixei como um sistema de estudo, assim como decora tabuada. Ela também conseguiu ler um livro infantil e ficou toda emocionada por fazer isso sozinha. Esse método vale para crianças que são inquietas. Vou deixar abaixo, um modelo. É importante lembrar que não existe apenas uma maneira para ensinar a ler e a escrever. Cada criança tem um ritmo. Imagens são muito importantes para crianças autistas e surdas, pois são visuais. O que vale é perceber o ritmo da criança. Como eu percebi que era matemática, brinquei com os sons. Crianças com habilidades com a matemática, também podem ter habilidades com a música. 





Comentários

Unknown disse…
Parabéns, Fernanda.
O meu neto tem muita dificuldade é muito desatento, acho q esse método seria o ideal pra ele.

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