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Dia Mundial da Conscientização do Autismo: Livros Essenciais nas Bibliotecas de São Paulo

O sistema de ensino mudou

 Fernanda Valente


É nítida que a forma de ensinar não voltará a ser a mesma. Não existe voltar ao normal. Alguns alunos por habilidade, já se adaptaram ao ensino remoto. Outros, no entanto, ainda preferem estar presentes na sala de aula. 

Como professora, observo que os dois sistemas são importantes desde que o professor saiba conduzir. Tenho percebido há um bom tempo que o papel do professor já não é mais disparar conhecimentos, mas sim, trazer reflexões para os alunos. 

Não é uma mudança fácil de ocorrer já que o professor sempre teve o papel de protagonista. Hoje, há uma inversão. O professor olha para a singularidade do seu aluno e adapta o que está no currículo. Parece simples, mas não é. Para isso, é necessário ter a disposição para abrir os olhos ao novo. 

Atualmente, os assuntos mais comentados pela BNCC são as habilidades socioemocionais que precisam ser desenvolvidas nos alunos. Entre elas: autonomia, responsabilidade, autoconhecimento, comunicação, cidadania, senso crítico argumentativo, empatia... O currículo mudou e as disciplinas se integram entre si. O importante é olhar para o indivíduo em todas as suas potencialidades e trabalhar para que todas elas sejam desenvolvidas, praticadas e exercidas. A tecnologia é um instrumento para facilitar e também deve estar no domínio de professores e alunos, pois uma apresentação em vídeo, áudio, pdf, fotos em diferentes recursos passam a ter valor e contam como instrumentos de avaliação. 

Contudo, é importante ressaltar que o foco não está mais na nota que esse aluno conseguiu alcançar, mas sim, nas habilidades que conseguiu desenvolver durante o percurso, sendo assim, o estudante, o protagonista da própria vida. 

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