Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: Livros Essenciais nas Bibliotecas de São Paulo

SESI-SP Editora está na nona edição da Semana do Livro e da Biblioteca


Promovida pelo SESI São Paulo, SELIBI conta com quatro palestras em parceria com a SESI-SP Editora abertas ao público

São Paulo, setembro de 2021 - Até o dia 1º de outubro de 2021, sempre de segunda a sexta-feira, o SESI São Paulo realiza a Semana do Livro e da Biblioteca (SELIBI). A nona edição do evento conta com mais de 30 palestras e mesas de debate para os alunos da rede escolar SESI São Paulo, sendo 11 delas abertas ao público em geral; e desse total, quatro contam com a participação de autores, ilustradores e tradutores da SESI-SP Editora. As lives são exibidas ao vivo no canal no Youtube do SESI São Paulo. O evento conta com tradução em libras.  

 

SESI-SP EDITORA NA SELIBI 

A Agenda 2030 referente aos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), os 100 anos da literatura infantil, o universo das histórias em quadrinhos e a literatura de terror estão entre os temas abordados nas mesas de debates realizadas em parceria com a SESI-SP Editora. 

O jornalista e narrador esportivo da TV Globo, Rogério Corrêa; e a atriz, ilustradora e autora de obras como a coleção “Um dia na aldeia”, Rita Carelli, o estão entre os participantes dos encontros.  

Também na programação em parceria com a SESI-SP Editora, a autora de livros infantis, contadora de histórias e tradutora, Regina Drummond, e a escritora de livros infantojuvenis (mais de três milhões de exemplares vendidos) e criadora de roteiros para o programa Bambalalão, da TV Cultura, Flávia Muniz. 

 

SOBRE A SELIBI  

Pela primeira vez aberto ao público em geral, o evento direcionado aos alunos da rede escolar SESI São Paulo realiza em 2021 sua nona edição.  

Partindo de um tema central - tecnologia, livro e a biblioteca - e de um autor homenageado - Júlio Emilio Braz -, esse evento vai além de sequenciar atividades para estimular a leitura, a produção literária e cultural e a criatividade.  

Com temáticas variadas abrangendo todo o universo literário, a Semana do Livro e da Biblioteca (SELIBI) promove a inclusão estudantil ancorada no próprio repertório do aluno e ampliação de seu capital cultural: novas literaturas, novas produções artísticas e outras tantas maneiras de ler o mundo e de ser lido também. 

 

SERVIÇO: 

 

Nona Semana do Livro e da Biblioteca (SELIBI) 

  • Data: De 20 de setembro a 1º de outubro de 2021, sempre de segunda a sexta  
  • Transmissão: Lives no canal do SESI São Paulo no Youtube: 
  • Acessível em libras 

 

Semana 1 - de 20 a 24 de setembro | Lives em parceria com a SESI-SP Editora 

 

QUARTA-FEIRA - 22/9, 10h30  

Mesa: Agenda 2030  

Link de acesso: Semana do Livro e da Biblioteca: Agenda 2030  

Palestrantes:  

  • Roberto Carvalho de Magalhães - Autor, ilustrador e docente da história da arte. Publicou "O grande livro da arte" e "O grande livro da mitologia". Sendo pela SESI-SP Editora, a obra "A árvore". 
  • Rogério Corrêa - Autor, jornalista e narrador esportivo da TV Globo. Publicou pela SESI-SP Editora o livro "Uma escola em jogo". 
  • Rita Carelli - Atriz, autora e ilustradora. Destaque para a coleção "Um dia na aldeia", reeditada pela SESI-SP Editora. 
  • Adriana Ferrari - Bibliotecária, vice-presidente da FEBAB e membro do Comitê de Bibliotecas Públicas da IFLA. 

 

SEXTA-FEIRA - 24/9, 14h  

Mesa: 100 anos da Literatura Infantil: Quais os desafios e inovações?  

Link de acesso: Semana do Livro e da Biblioteca: 100 anos da Literatura Infantil: Quais os desafios e inovações?  

Palestrantes:  

  • Eloar Guazzelli - Ilustrador, animador e quadrinista, vencedor do Troféu HQ Mix e Jabuti. Pela SESI-SP Editora, é ilustrador das obras "Infâncias - aqui e além-mar" e "Dom Quixote das Crianças". 
  • André Neves - Escritor, ilustrador e palestrante. Quatro vezes vencedor do Prêmio Jabuti. 
  • Jonas Ribeiro - Escritor, formado em Língua e Literatura Portuguesas. Autor de mais de 120 livros. 

 

Semana 2 - de 27 de setembro a 1 de outubro | Lives em parceria com a SESI-SP Editora 

 

SEGUNDA-FEIRA - 27/9, 14h  

Mesa: Da história à construção de HQs: Embarque neste universo!  

Link de acesso: Semana do Livro e da Biblioteca: Da história à construção de HQs: Embarque neste universo! 

Palestrantes:  

  • André Caramuru Aubert - Historiador, autor e tradutor. É autor de sete livros e organizador da série de histórias em quadrinhos de Rodolphe Töpffer, publicada pela SESI-SP Editora.  
  • Clayton Junior - Ilustrador e quadrinista. Destaque para a graphic novel "Selvagem", lançada pela SESI-SP Editora. 
  • Thiago Ossostortos - Quadrinista e retratista. Foi ganhador no 31º Troféu HQMIX. Pela SESI-SP Editora, possui três publicações, entre elas a HQ "Eloiza Aterroriza". 
  • Fernando Paz - Tradutor de títulos para o público infantojuvenil e adulto, e de mais de 40 álbuns de HQs, entre eles "Valerian" e "Quadrinhos exemplares", da SESI-SP Editora. Por seus trabalhos, recebeu três vezes o Selo Altamente Recomendável FNLIJ. 

 

QUINTA-FEIRA - 30/9, 10h30  

Mesa: Literatura de Terror: Você tem medo do quê?  

Link de acesso: Semana do Livro e da Biblioteca: Literatura de Terror: Você tem medo do quê?  

Palestrantes:  

  • Heloisa Prieto - Escritora, pesquisadora e tradutora. É autora de dezenas obras de ficção e fantasia, entre elas "A casinha mal-assombrada e outras histórias inexplicáveis", pela SESI-SP Editora. 
  • Regina Drummond - Autora, contadora de histórias e tradutora. Recebeu vários prêmios e destaques. Entre diversos livros, é autora de "A gótica que não gostava de fantasmas", pela SESI-SP Editora. 
  • Flávia Muniz - Escritora, possui mais de três milhões de livros vendidos, recebeu diversos prêmios literários. Pela SESI-SP Editora, destacam-se "Terror em três atos" e "Viajantes do infinito". 

 

SOBRE A SESI-SP EDITORA 

A SESI-SP Editora tem como ação principal organizar conhecimento nas áreas de cultura, educação, esporte, nutrição e saúde, cumprindo sua missão de apoiar a Entidade em seus mais diversos campos de atuação. Com mais de mil títulos em seu catálogo, em diferentes formatos (e-booksaudiobooks e impressos), tornou-se referência na edição de livros educacionais, infantojuvenis, de alimentação, de HQs nacionais e europeias, e de obras de interesse geral.  

Para conhecer os livros da SESI-SP Editora, visite o site: www.sesispeditora.com.br e as redes sociais @sesispeditora (Instagram e Twitter) @editorasesisp (Facebook). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Resgate de Ruby: Uma Lição de Superar Desafios

Fernanda Valente   Ao assistir "O Resgate de Ruby" na Netflix, fui instantaneamente cativada pela história emocionante e inspiradora que se desenrola diante dos meus olhos. O filme, dirigido por Katt Shea, relata a jornada de uma filhotinha agitada que recebe uma segunda chance antes de ser sacrificada, e sua transformação em uma valiosa integrante da força policial. A narrativa vai muito além de uma simples história sobre um cachorro, e toca em temas como superação, compaixão e o poder do apoio mútuo. Logo no início, percebi a conexão entre o policial Daniel e Ruby, a filhotinha em questão. Enquanto assistia, não pude deixar de notar as semelhanças entre o comportamento agitado de Ruby e as características de Daniel, que me levaram a perceber que ambos podem apresentar sinais de ansiedade ou TDAH. Essa percepção me fez enxergar a história sob uma nova luz, destacando a importância de compreender e acolher as diferenças, tanto nos seres humanos quanto nos animais....

BE HAPPY

Por Caroline Trevisan O que é felicidade para você? Essa pergunta pode até parecer meio clichê ou uma cópia daquela música “o que faz você feliz”, mas em uma era de muito stress e ansiedade temos sempre que evitar perdê-la. Há várias possibilidades: estar com a família e amigos, praticar um esporte ou alguma atividade da qual gostamos, estar em algum lugar prazeroso, enfim. Costumo dizer que existem combustíveis de felicidade presentes nos pequenos detalhes do nosso dia-a-dia, como um bom dia de alguém especial, no elogio recebido ao sair na rua, nas palavras de carinho que ouvimos, ao sermos convidados para sair e se divertir com os amigos. Estes precisam ser cultivados. Já ouviu falar que amigo é coisa para se guardar? Então, eles preenchem a nossa vida e nos incentivam a viver, a ser feliz, a realizar sonhos e o melhor tornam tudo único vivendo apenas com aquele determinado amigo. Rir abobadamente, pagar mico, ficar perdido no caminho porque ficou conversando, falar horas ...

Resenha: Contos de enganar a morte , de Ricardo Azevedo, 1ª edição - 2003.

Por Thiago Grass Pode-se dizer que o folclore é uma força em constante movimento, uma fala, um símbolo, uma linguagem que o uso torna coletiva. Por meio dele, as pessoas dizem e querem dizer. E a dica de leitura bebe justamente dessa fonte da cultura popular. No livro “Contos de enganar a morte”, o escritor Ricardo Azevedo explora esse tema tão delicado de forma leve e criativa. O próprio autor menciona na obra: Trata-se de um grave erro considerar a morte um assunto proibido ou inadequado para crianças. Heróis nacionais como Ayrton Senna, presidentes da república e políticos importantes, artistas populares, parentes, amigos, vizinhos e até animais domésticos infelizmente podem morrer e morrem mesmo. A morte é indisfarçável, implacável e faz parte da vida (AZEVEDO, 2003, p.58). Portanto, o livro reúne quatro narrativas sobre a “hora de abotoar o paletó”, “entregar a rapadura”, “bater as botas”, “esticar as canelas”. Nesses contos, os personagens se defrontam com a m...