Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: Livros Essenciais nas Bibliotecas de São Paulo

SESI-SP Editora está na nona edição da Semana do Livro e da Biblioteca


Promovida pelo SESI São Paulo, SELIBI conta com quatro palestras em parceria com a SESI-SP Editora abertas ao público

São Paulo, setembro de 2021 - Até o dia 1º de outubro de 2021, sempre de segunda a sexta-feira, o SESI São Paulo realiza a Semana do Livro e da Biblioteca (SELIBI). A nona edição do evento conta com mais de 30 palestras e mesas de debate para os alunos da rede escolar SESI São Paulo, sendo 11 delas abertas ao público em geral; e desse total, quatro contam com a participação de autores, ilustradores e tradutores da SESI-SP Editora. As lives são exibidas ao vivo no canal no Youtube do SESI São Paulo. O evento conta com tradução em libras.  

 

SESI-SP EDITORA NA SELIBI 

A Agenda 2030 referente aos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), os 100 anos da literatura infantil, o universo das histórias em quadrinhos e a literatura de terror estão entre os temas abordados nas mesas de debates realizadas em parceria com a SESI-SP Editora. 

O jornalista e narrador esportivo da TV Globo, Rogério Corrêa; e a atriz, ilustradora e autora de obras como a coleção “Um dia na aldeia”, Rita Carelli, o estão entre os participantes dos encontros.  

Também na programação em parceria com a SESI-SP Editora, a autora de livros infantis, contadora de histórias e tradutora, Regina Drummond, e a escritora de livros infantojuvenis (mais de três milhões de exemplares vendidos) e criadora de roteiros para o programa Bambalalão, da TV Cultura, Flávia Muniz. 

 

SOBRE A SELIBI  

Pela primeira vez aberto ao público em geral, o evento direcionado aos alunos da rede escolar SESI São Paulo realiza em 2021 sua nona edição.  

Partindo de um tema central - tecnologia, livro e a biblioteca - e de um autor homenageado - Júlio Emilio Braz -, esse evento vai além de sequenciar atividades para estimular a leitura, a produção literária e cultural e a criatividade.  

Com temáticas variadas abrangendo todo o universo literário, a Semana do Livro e da Biblioteca (SELIBI) promove a inclusão estudantil ancorada no próprio repertório do aluno e ampliação de seu capital cultural: novas literaturas, novas produções artísticas e outras tantas maneiras de ler o mundo e de ser lido também. 

 

SERVIÇO: 

 

Nona Semana do Livro e da Biblioteca (SELIBI) 

  • Data: De 20 de setembro a 1º de outubro de 2021, sempre de segunda a sexta  
  • Transmissão: Lives no canal do SESI São Paulo no Youtube: 
  • Acessível em libras 

 

Semana 1 - de 20 a 24 de setembro | Lives em parceria com a SESI-SP Editora 

 

QUARTA-FEIRA - 22/9, 10h30  

Mesa: Agenda 2030  

Link de acesso: Semana do Livro e da Biblioteca: Agenda 2030  

Palestrantes:  

  • Roberto Carvalho de Magalhães - Autor, ilustrador e docente da história da arte. Publicou "O grande livro da arte" e "O grande livro da mitologia". Sendo pela SESI-SP Editora, a obra "A árvore". 
  • Rogério Corrêa - Autor, jornalista e narrador esportivo da TV Globo. Publicou pela SESI-SP Editora o livro "Uma escola em jogo". 
  • Rita Carelli - Atriz, autora e ilustradora. Destaque para a coleção "Um dia na aldeia", reeditada pela SESI-SP Editora. 
  • Adriana Ferrari - Bibliotecária, vice-presidente da FEBAB e membro do Comitê de Bibliotecas Públicas da IFLA. 

 

SEXTA-FEIRA - 24/9, 14h  

Mesa: 100 anos da Literatura Infantil: Quais os desafios e inovações?  

Link de acesso: Semana do Livro e da Biblioteca: 100 anos da Literatura Infantil: Quais os desafios e inovações?  

Palestrantes:  

  • Eloar Guazzelli - Ilustrador, animador e quadrinista, vencedor do Troféu HQ Mix e Jabuti. Pela SESI-SP Editora, é ilustrador das obras "Infâncias - aqui e além-mar" e "Dom Quixote das Crianças". 
  • André Neves - Escritor, ilustrador e palestrante. Quatro vezes vencedor do Prêmio Jabuti. 
  • Jonas Ribeiro - Escritor, formado em Língua e Literatura Portuguesas. Autor de mais de 120 livros. 

 

Semana 2 - de 27 de setembro a 1 de outubro | Lives em parceria com a SESI-SP Editora 

 

SEGUNDA-FEIRA - 27/9, 14h  

Mesa: Da história à construção de HQs: Embarque neste universo!  

Link de acesso: Semana do Livro e da Biblioteca: Da história à construção de HQs: Embarque neste universo! 

Palestrantes:  

  • André Caramuru Aubert - Historiador, autor e tradutor. É autor de sete livros e organizador da série de histórias em quadrinhos de Rodolphe Töpffer, publicada pela SESI-SP Editora.  
  • Clayton Junior - Ilustrador e quadrinista. Destaque para a graphic novel "Selvagem", lançada pela SESI-SP Editora. 
  • Thiago Ossostortos - Quadrinista e retratista. Foi ganhador no 31º Troféu HQMIX. Pela SESI-SP Editora, possui três publicações, entre elas a HQ "Eloiza Aterroriza". 
  • Fernando Paz - Tradutor de títulos para o público infantojuvenil e adulto, e de mais de 40 álbuns de HQs, entre eles "Valerian" e "Quadrinhos exemplares", da SESI-SP Editora. Por seus trabalhos, recebeu três vezes o Selo Altamente Recomendável FNLIJ. 

 

QUINTA-FEIRA - 30/9, 10h30  

Mesa: Literatura de Terror: Você tem medo do quê?  

Link de acesso: Semana do Livro e da Biblioteca: Literatura de Terror: Você tem medo do quê?  

Palestrantes:  

  • Heloisa Prieto - Escritora, pesquisadora e tradutora. É autora de dezenas obras de ficção e fantasia, entre elas "A casinha mal-assombrada e outras histórias inexplicáveis", pela SESI-SP Editora. 
  • Regina Drummond - Autora, contadora de histórias e tradutora. Recebeu vários prêmios e destaques. Entre diversos livros, é autora de "A gótica que não gostava de fantasmas", pela SESI-SP Editora. 
  • Flávia Muniz - Escritora, possui mais de três milhões de livros vendidos, recebeu diversos prêmios literários. Pela SESI-SP Editora, destacam-se "Terror em três atos" e "Viajantes do infinito". 

 

SOBRE A SESI-SP EDITORA 

A SESI-SP Editora tem como ação principal organizar conhecimento nas áreas de cultura, educação, esporte, nutrição e saúde, cumprindo sua missão de apoiar a Entidade em seus mais diversos campos de atuação. Com mais de mil títulos em seu catálogo, em diferentes formatos (e-booksaudiobooks e impressos), tornou-se referência na edição de livros educacionais, infantojuvenis, de alimentação, de HQs nacionais e europeias, e de obras de interesse geral.  

Para conhecer os livros da SESI-SP Editora, visite o site: www.sesispeditora.com.br e as redes sociais @sesispeditora (Instagram e Twitter) @editorasesisp (Facebook). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rainha frutífera

Uma homenagem especial de Luiz, a sua eterna esposa Vera, a rainha do lar, dos corações e frutífera musa de poesias, canções e emoções, entre filhos e suas gerações:  Vieste a este mundo  Em missão especial  Realizar abençoada  A incumbência divinal. Ligação umbilical faz a União maternal com  Corações ritmados por  Intervalos musicais, entoarem  A cantiga da vida, com batimentos naturais. Fazendo em um ambiente tranquilo  Executar milagrosamente  Repetidas notas divinais  Retiradas das partituras angelicais que  Estimulam com a arte musical, reger com  Intensa maestria a multiplicação que  Reforça o propósito celestial, enquanto  Aguarda-se o momento ideal. Depois de nove meses  Abre-se a cortina transparente!  Surge, surpreendentemente, um  Inocente ser inteligente!  Lindo! Atraente!  Que vem do seu âmago! O Amor em forma de gente....

Fixação de Luka: Um stop motion sobre autismo baseado em fatos reais

Créditos: facebook.com/FixingLuka Fernanda Santiago Fixação de Luka: Este é um Curta metragem maravilhoso sobre o autismo. É um stop-motion inspirado nas experiências de Jessica Ashman, que tem um irmão mais novo autista. Ela conta a história baseada em sua infância, da maneira que ela enxergava o seu irmãozinho mais novo. Na história desenvolvida por ela, Lucy a representa, e Luka, faz o papel do seu irmãozinho. Luka é um menininho todo meticuloso. Na estante, patos de borracha são alinhados perfeitamente em uma fileira, mil selos estão presos a uma parede do quarto. Além disso, tem uma mania obsessiva em montar pirâmides de dados. Estas são apenas algumas das manias de Luka, e num diário, Lucy anota todo o desempenho do irmão. Ela acha que Luka precisa de conserto, pois toda vez que ela tenta se relacionar com ele, tentando mexer em sua rotina repetitiva, ele desmorona. Numa noite, se sentindo maltratada por suas rejeições, Lucy perde a paciência e foge. Tropeçando na f...

Saúde como Direito: onde estamos agora?

compre aqui Por Marcelo Henrique Silva Divulgação/ Assessoria de Comunicação   A saúde é um dos pilares fundamentais da vida humana e desempenha um papel crucial em nosso bem-estar geral. Por séculos, o Brasil tem buscado soluções para suas profundas desigualdades sociais e dificuldades no acesso aos serviços médicos básicos. E pensar em soluções para esses problemas significa pensar em duas questões fundamentais: no conceito próprio de saúde e na sua visão como direito fundamental. Para responder a primeira pergunta, devemos primeiro voltar no tempo. “Ser saudável é não estar doente”. Durante gerações, foi com essa maneira simplista que se pensaram as políticas sanitárias mundo afora. Especialmente no âmbito da classe trabalhadora, onde o interesse maior era das empresas, já que funcionário doente significava funcionário afastado das atividades laborais. Pensando nisso, as primeiras políticas de garantia ao acesso à saúde contemplavam apenas empregados formai...