Pular para o conteúdo principal

Leonardo Gonçalves lança novas faixas do projeto "Para Levi", dedicado ao filho

Dezembro Laranja e a prevenção do câncer de pele: o tumor de maior incidência no Brasil

Com a chegada do verão, se intensifica a exposição ao sol e os cuidados com a pele devem ser lembrados, a fim de se prevenir contra o câncer de pele

       Flávia Villela, médica especialista em                 Dermatologia

O verão está se aproximando e chega ao Brasil no dia 21 de dezembro de 2022, seguindo até 20 de março de 2023. Com a temporada mais quente do ano em ação, é preciso intensificar os cuidados gerais, e principalmente com a saúde da pele durante a exposição solar, a fim de prevenir doenças de peles severas.
A Campanha Dezembro Laranja, acontece desde 2014, e é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Segundo a médica especialista em Dermatologia Flávia Villela, essa conscientização é necessária, principalmente por ser o tumor de maior incidência no país.
“Manchas, feridas e pintas são queixas dermatológicas muito comuns no consultório e que podem ser o indício de câncer de pele. Qualquer sinal visível, sintoma ou histórico da doença na família deve ser comunicado imediatamente ao médico de confiança para um diagnóstico preciso” reforça ela.
Falando em números, no ano passado, em 2021, o câncer de pele do tipo não melanoma representou uma estimativa de 176.930 casos, sendo 93.770 homens e 93.160 mulheres. Foram 8.450 casos de melanoma, sendo 4.200 homens e 4.250 mulheres, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
A exposição solar excessiva e sem proteção nenhuma, pode provocar alterações nas células, favorecendo o desenvolvimento desse tipo de câncer, que é dividido em melanoma e não melanoma. Eles são bem frequentes e podem causar lesões funcionais e estéticas, além de riscos mais agressivos na região.

Prevenção

A médica especialista em Dermatologia Flávia Villela, ainda reforça sobre os cuidados diários durante o verão que, segundo ela, a hidratação tem que ser adequada, tanto pela ingestão de água, quanto pelo uso de dermocosméticos que agirão na pele de dentro para fora, assim como o uso regular do filtro solar e skincare constante. “Essas ações impactam positivamente a saúde e qualidade da pele, potencializando a proteção e prevenção contra os problemas de pele e neoplasias futuras’’, afirma.
A especialista ainda diz que os cuidados devem valer para a pele do rosto e corpo, se estendendo para a proteção dos lábios e cabelos também, durante o ano todo.
Como orientações de prevenção, as pessoas devem evitar a exposição exagerada à radiação solar, principalmente entre 10h e 16h. Flávia Villela também recomenda o uso de filtro solar e acessórios de proteção, como bonés ou chapéus. Lembrando que a adoção dessas medidas, o monitoramento dermatológico de pintas escuras e histórias prévias de câncer de pele na família, são outras recomendações da especialista.

Fonte: Assessoria de Comunicação 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre literatura vampiresca

Os Vampiros se Alimentam de Sangue e Tinta , segundo episódio da série  Super Libris , com direção geral do escritor, cineasta e jornalista José Roberto Torero, entrevista o escritor  André Vianco , que mescla terror, suspense, romance e fantasia em suas obras. Tendo o vampiro como tema recorrente em suas histórias, Vianco fala sobre a literatura vampiresca no dia  5/10, segunda, às 21h, no SescTV . Com o objetivo de mergulhar no mundo da literatura, a série Super Libris, formada por 52 episódios de 26 minutos cada, entrevista 52 escritores e apresenta curiosidades presentes no processo de criação de livros. Cada programa é formado por pequenos quadros com diversos assuntos relativos ao universo literário, e traz narração do ator José Rubens Xaxá. Entre os escritores entrevistados estão Ruy Castro, Luis Fernando Verissimo, Ruth Rocha, Ignácio de Loyola Brandão, Ferréz, Antonio Prata, Thalita Rebouças e Xico Sá. Neste episódio, Vianco comenta que a literatura vampiresca integra

Decoração com fotos

Fernanda Santiago Valente Eu amo fotografias. Uma vez decorei a parede do meu quarto com fotos recortadas de jornais. Eram fotos de peças de teatro. Eu ainda era solteira. Sei que ficou linda. Colei com cola básica e passei verniz. Estou pensando em fazer algo parecido na sala de casa, em apenas uma parede. Algumas ideias que me veio: 1. Para o quarto: Várias molduras com fotos do casal 2. Para a sala: Posters de filmes antigos ou fotos de paisagens 3. Para a cozinha: Fotos retrô, de rótulos antigos 4. Para o banheiro: quadros com frases Abaixo segue algumas ideias que encontrei pela Internet e gostei muito:

Propósito de vida!

Fernanda Valente Você já parou para pensar qual é o seu projeto de vida? Quando falamos em projeto de vida incluímos vários itens em nossa lista: trabalho, estudos, família, viagens, amizades, vida social, etc. O mais triste é viver todos os itens sem paixão. O que te move? O que faz o seu coração acelerar? Você se sente entusiasmado com o que possui? São questões assim que definem o nosso propósito ou missão. Já tive uma fase da minha vida em que perdi a paixão, foi o momento mais triste que vivi, pois ele foi movido por falta de perdão, deixei a frustração me conter e isso, aos poucos, foi matando as minhas paixões, meus valores internos, a criatividade, a inspiração... passei a não abrir a porta do meu coração para as pessoas, inclusive companheiro. Comecei a implorar a Deus pela liberação de perdão, para eu seguir. Não foi fácil. O ressentimento mata o insensato, e a inveja destrói o tolo (Jó 5.2) O ressentimento é o grande assassino da paixão. Se quiser voltar a te