Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: Livros Essenciais nas Bibliotecas de São Paulo

Conheça 8 personalidades para se inspirar neste Dia das Mulheres

Hoje é comemorado o Dia Internacional das Mulheres, mas durante muitos anos ser mulher foi sinônimo de não ter acesso a direitos comuns. Hoje, se todas as mulheres têm direitos e podem exercê-los com segurança, é porque grandes personalidades femininas lutaram para que isso acontecesse.

Como uma forma de levar representatividade e mostrar para todas as pequenas mulheres que estão chegando ao mundo que é possível ter grandes sonhos, a Catapulta Editores selecionou oito títulos que, além de inspirar, reforçam a importância das grandes personalidades femininas na história.

“Se hoje estamos aqui levando histórias de grandes mulheres para as crianças, é porque um dia elas lutaram para isso. Por essa razão, é tão importante contar e mostrar desde cedo que é possível sonhar e realizar mesmo sendo mulher, além de ser possível fazer a diferença”, explica Carmen Pareras, diretora da editora no Brasil.

Abaixo, confira alguns dos títulos que contam a história de grandes mulheres cujos impactos são inúmeros no mundo contemporâneo:

Gente pequena grandes sonhos - Frida Kahlo: Quando Frida era jovem, sofreu um grave acidente de trânsito que mudou sua vida. Por não poder caminhar, começou a pintar deitada na cama. Seus autorretratos, que refletem seu sofrimento e dor, mas também sua paixão pela vida e seu instinto de sobrevivência, a tornaram uma das artistas mais famosas do século XX.
Gente pequena grandes sonhos - Anne Frank: Quando a Segunda Guerra Mundial estourou, Anne e sua família tiveram que se esconder em um anexo secreto em Amsterdã. Anne escreveu seu famoso diário, descrevendo sua crença na bondade das pessoas e suas esperanças de paz.
Gente pequena grandes sonhos - Madre Teresa: Agnes, que mais tarde se tornaria Madre Teresa, nasceu em Skopje, Macedônia. Desde cedo, ela sabia que queria se dedicar à religião. Ficou fascinada com as histórias de missionários ajudando as pessoas e queria fazer o mesmo.
Gente pequena grandes sonhos - Mary Shelley: Mary foi a primeira escritora de ficção científica da história, escreveu profissionalmente até o momento de sua morte e tornou-se altamente reconhecida como grande romancista ainda em vida.
Gente pequena grandes sonhos - Rosa Parks: Rosa Parks foi uma ativista do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. No dia 1 de dezembro de 1955, Rosa entrou para a história por se negar a ceder a um branco o seu assento em um ônibus em Montgomery, no Alabama.
Gente pequena grandes sonhos - Coco Chanel: Depois da morte de sua mãe, Coco Chanel passou a infância em um orfanato, onde ela aprendeu a usar a agulha e a linha. Anos mais tarde, ela se tornou cantora de cabaré, costureira, chapeleira e, por fim, uma das estilistas mais famosas que já existiram.
Gente pequena grandes sonhos - Marie Curie: Quando Marie Curie era jovem, não pôde frequentar a universidade por ser mulher. Mas quando se tornou adulta, seu trabalho científico foi reconhecido em todo o mundo. Suas descobertas envolvendo o rádio e o polônio foram de fundamental importância para lutar contra o câncer, e ela logo ganhou o Prêmio Nobel de Física.
Gente pequena grandes sonhos - Malala Yousafzai: Malala, uma jovem paquistanesa, foi uma militante dos direitos das crianças, vítima de um atentado por defender o direito das meninas de ir à escola. Com 17 anos, foi a mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel da Paz.

Todas as opções de livros podem ser encontradas nas principais livrarias do país, tanto em lojas físicas quanto online, além do e-commerce da editora no www.catapultalivros.com.br, com preços sugeridos ao varejo de R$ 69,90.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fixação de Luka: Um stop motion sobre autismo baseado em fatos reais

Créditos: facebook.com/FixingLuka Fernanda Santiago Fixação de Luka: Este é um Curta metragem maravilhoso sobre o autismo. É um stop-motion inspirado nas experiências de Jessica Ashman, que tem um irmão mais novo autista. Ela conta a história baseada em sua infância, da maneira que ela enxergava o seu irmãozinho mais novo. Na história desenvolvida por ela, Lucy a representa, e Luka, faz o papel do seu irmãozinho. Luka é um menininho todo meticuloso. Na estante, patos de borracha são alinhados perfeitamente em uma fileira, mil selos estão presos a uma parede do quarto. Além disso, tem uma mania obsessiva em montar pirâmides de dados. Estas são apenas algumas das manias de Luka, e num diário, Lucy anota todo o desempenho do irmão. Ela acha que Luka precisa de conserto, pois toda vez que ela tenta se relacionar com ele, tentando mexer em sua rotina repetitiva, ele desmorona. Numa noite, se sentindo maltratada por suas rejeições, Lucy perde a paciência e foge. Tropeçando na f...

Felicidade, Significado, Vida...

  Por Fernanda Valente Levar a vida com significado é um desafio. Escolher ser grato é praticar em todo momento a benevolência. Felicidade não é algo que se procura. Felicidade é respirar, é ter fôlego de vida mesmo que dos seus olhos estejam escorrendo lágrimas. Felicidade é saber que as lágrimas servem para curar, mesmo que ainda o processo de cura esteja acontecendo... O importante é querer.  Vida com significado é ter um sonho ou vários sonhos. É fazer listas. É elaborar planos dos menores aos maiores. Aos poucos somos capazes de construir algo. Para isso, só é preciso ação. Tudo pode ser recomeço. Pontos finais só existem se a gente permitir.  Enquanto houver reticencias podemos dar continuidade, mudar a rota, se perder e se encontrar... Quanto mais vulneráveis somos, mais somos fortes. Para alguns pode parecer fraqueza, mas sentimentos sempre são verdadeiros. Por isso, não vale a pena se esconder. Máscaras caem. Seja você.  Ria, dance, transforme pessoas estran...

Programa Conexão Inclusão

  Nesta terça-feira, dia 22 a partir das 19h30 você poderá conferir o Programa Conexão Inclusão com apresentação de Cristina Fernandes Soares, palestrante, psicopedagoga, advogada e ativista em educação inclusiva e comentários de Fernanda Valente, professora e jornalista com especialização em educação especial na perspectiva da educação inclusiva e Eduardo Lucas, jornalista. As convidadas desta noite são Vivi Reis, ativista em inclusão e criadora do Inclusivamente e também sua filha Clara Reis, que é bailarina e artista. Vamos falar sobre o protagonismo das pessoas com Síndrome de Down. Não perca:  www.planetaconexao.com Nas redes sociais: @planetaconexao @programaconexaoinclusao #paratodosverem: Na parte superior, o logotipo do programa Conexão Inclusão escrito em colorido em desenho de quebra cabeça, simbolizando o autismo, além da letra o, utilizando o símbolo da diversidade. Abaixo da esquerda para direita, num fundo branco tem uma foto de perfil da Fernanda Valente, no me...