Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: Livros Essenciais nas Bibliotecas de São Paulo

Por que a felicidade da Beatriz do BBB24 incomoda tanto?

Por Maryana com Y
imagem/ Reprodução TV Globo 

O BBB24 deixou uma marca como nunca antes na história do programa. Beatriz, participante eliminada ontem na reta final do programa da TV Globo, incomodou muita gente com seu jeito extrovertido e alegre, sempre brincando com expressividade e ânimo. Proporcional a sua presença no programa, as críticas vieram em relação ao seu comportamento, quase que continuamente festivo, como uma enxurrada. Afinal, por que ser feliz incomoda tanta gente?
Como especialista em bom-humor e felicidade, eu me fiz essa pergunta. Eu faço parte do grupo dos que riem alto - eu sempre conto isso em eventos e palestras que faço. Sim, muitos de nós já ouvimos: pode dar uma risada menos escandalosa? 
'Descontrole fora do comum' e um 'cromossomo a menos' são algumas das frases ditas lá dentro da casa para resumir o comportamento da participante. Nas redes sociais, diversas outras palavras foram escolhidas, como louca, exagerada e até forçada. Será que comentários como esses, além de ser capacitista, não mostram uma cultura ranzinza, que busca a felicidade, mas inibe e crucifica quem é? 
A felicidade é sempre um objetivo que todos nós, independentemente das diferenças, buscamos. Mas, por que não incentivamos quem está bem? É verdade que a dor gera mais empatia do que a alegria, mas como estimular mais alegria e leveza se as pessoas estranham e julgam aqueles que estão mais felizes? Todas as palavras ditas sobre o comportamento da vendedora são válidas? Por que? Gente infeliz não acredita na felicidade, não acredita que possamos alcançá-la. É por isso que o outro também não pode ser feliz, que o outro incomoda.
Fora do cotidiano e em um âmbito mais acadêmico, a felicidade tem sido um campo bastante estudado pela ciência nos últimos anos. Por exemplo, de acordo com um estudo publicado no Jornal da Sociedade Americana de Geriatria, em 2022, as pessoas otimistas vivem mais e tendem a ser mais saudáveis. Outro exemplo é que a neurociência já mostrou que um simples ato de sorrir, mesmo que forçadamente e sem razão, faz o cérebro criar os chamados 'hormônios de felicidade'. Independentemente de opinião, a Bia é um exemplo de como julgamos e criticamos as expressividades positivas. 
Agora me diz, por que a felicidade do outro incomoda ao invés de inspirar? 

Artigo escrito por Maryana com Y: Humorologista (especialista em bom humor), felicidade e bem-estar. É pós-graduada em neurociência pela PUC-RS. É autora do bestseller SoftSkills, livro publicado pela Literare Books International, e também do Destrave sua Vida, lançado em 2023. Mary é palestrante, cerimonialista e também realiza treinamentos com foco em bom-humor. É uma das vozes importantes da Saúde Mental no Brasil, além de ser reconhecida por entidades importantes como a ABRH Brasil (Associação Brasileira de Recursos Humanos).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Felicidade, Significado, Vida...

  Por Fernanda Valente Levar a vida com significado é um desafio. Escolher ser grato é praticar em todo momento a benevolência. Felicidade não é algo que se procura. Felicidade é respirar, é ter fôlego de vida mesmo que dos seus olhos estejam escorrendo lágrimas. Felicidade é saber que as lágrimas servem para curar, mesmo que ainda o processo de cura esteja acontecendo... O importante é querer.  Vida com significado é ter um sonho ou vários sonhos. É fazer listas. É elaborar planos dos menores aos maiores. Aos poucos somos capazes de construir algo. Para isso, só é preciso ação. Tudo pode ser recomeço. Pontos finais só existem se a gente permitir.  Enquanto houver reticencias podemos dar continuidade, mudar a rota, se perder e se encontrar... Quanto mais vulneráveis somos, mais somos fortes. Para alguns pode parecer fraqueza, mas sentimentos sempre são verdadeiros. Por isso, não vale a pena se esconder. Máscaras caem. Seja você.  Ria, dance, transforme pessoas estran...

Programa Conexão Inclusão

  Nesta terça-feira, dia 22 a partir das 19h30 você poderá conferir o Programa Conexão Inclusão com apresentação de Cristina Fernandes Soares, palestrante, psicopedagoga, advogada e ativista em educação inclusiva e comentários de Fernanda Valente, professora e jornalista com especialização em educação especial na perspectiva da educação inclusiva e Eduardo Lucas, jornalista. As convidadas desta noite são Vivi Reis, ativista em inclusão e criadora do Inclusivamente e também sua filha Clara Reis, que é bailarina e artista. Vamos falar sobre o protagonismo das pessoas com Síndrome de Down. Não perca:  www.planetaconexao.com Nas redes sociais: @planetaconexao @programaconexaoinclusao #paratodosverem: Na parte superior, o logotipo do programa Conexão Inclusão escrito em colorido em desenho de quebra cabeça, simbolizando o autismo, além da letra o, utilizando o símbolo da diversidade. Abaixo da esquerda para direita, num fundo branco tem uma foto de perfil da Fernanda Valente, no me...

Significados

 Fernanda Santiago Valente Uma palavra mal dita pode se tornar maldita dependendo de quem ouve ou interpreta. Por isso prefiro ser direta. Dentro da palavra amar existe a imensidão do mar, também existe ar, talvez para ninguém se afogar. É completamente incerto o soar de uma palavra. Há quem fale devagar e aqueles que exaltam a voz.  Outro dia joguei fora diários velhos porque aqueles sentimentos não faziam mais sentido. As palavras simplesmente tinham ido, ido, ido... e é bem doído. Descobri, então, que posso rasgar todas as palavras escritas, mas jamais rasgar o que ficou no coração. Afinal, o coração apresenta cor e ação. É um vermelho bem acelerado. No passado, foi calmo.  Ainda produzo diários coloridos. Sempre gostei de sonhar. Às vezes escrevo poesias para alimentar a alegria ou enxugar as minhas próprias lágrimas. Minha poesia ri e chora. A ação que mora nesse coração gosta de planejar. Prefere as bem ditas benditas palavras, mesmo dependendo de quem ouve ou inter...