Pular para o conteúdo principal

Leonardo Gonçalves lança novas faixas do projeto "Para Levi", dedicado ao filho

Por que a felicidade da Beatriz do BBB24 incomoda tanto?

Por Maryana com Y
imagem/ Reprodução TV Globo 

O BBB24 deixou uma marca como nunca antes na história do programa. Beatriz, participante eliminada ontem na reta final do programa da TV Globo, incomodou muita gente com seu jeito extrovertido e alegre, sempre brincando com expressividade e ânimo. Proporcional a sua presença no programa, as críticas vieram em relação ao seu comportamento, quase que continuamente festivo, como uma enxurrada. Afinal, por que ser feliz incomoda tanta gente?
Como especialista em bom-humor e felicidade, eu me fiz essa pergunta. Eu faço parte do grupo dos que riem alto - eu sempre conto isso em eventos e palestras que faço. Sim, muitos de nós já ouvimos: pode dar uma risada menos escandalosa? 
'Descontrole fora do comum' e um 'cromossomo a menos' são algumas das frases ditas lá dentro da casa para resumir o comportamento da participante. Nas redes sociais, diversas outras palavras foram escolhidas, como louca, exagerada e até forçada. Será que comentários como esses, além de ser capacitista, não mostram uma cultura ranzinza, que busca a felicidade, mas inibe e crucifica quem é? 
A felicidade é sempre um objetivo que todos nós, independentemente das diferenças, buscamos. Mas, por que não incentivamos quem está bem? É verdade que a dor gera mais empatia do que a alegria, mas como estimular mais alegria e leveza se as pessoas estranham e julgam aqueles que estão mais felizes? Todas as palavras ditas sobre o comportamento da vendedora são válidas? Por que? Gente infeliz não acredita na felicidade, não acredita que possamos alcançá-la. É por isso que o outro também não pode ser feliz, que o outro incomoda.
Fora do cotidiano e em um âmbito mais acadêmico, a felicidade tem sido um campo bastante estudado pela ciência nos últimos anos. Por exemplo, de acordo com um estudo publicado no Jornal da Sociedade Americana de Geriatria, em 2022, as pessoas otimistas vivem mais e tendem a ser mais saudáveis. Outro exemplo é que a neurociência já mostrou que um simples ato de sorrir, mesmo que forçadamente e sem razão, faz o cérebro criar os chamados 'hormônios de felicidade'. Independentemente de opinião, a Bia é um exemplo de como julgamos e criticamos as expressividades positivas. 
Agora me diz, por que a felicidade do outro incomoda ao invés de inspirar? 

Artigo escrito por Maryana com Y: Humorologista (especialista em bom humor), felicidade e bem-estar. É pós-graduada em neurociência pela PUC-RS. É autora do bestseller SoftSkills, livro publicado pela Literare Books International, e também do Destrave sua Vida, lançado em 2023. Mary é palestrante, cerimonialista e também realiza treinamentos com foco em bom-humor. É uma das vozes importantes da Saúde Mental no Brasil, além de ser reconhecida por entidades importantes como a ABRH Brasil (Associação Brasileira de Recursos Humanos).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre literatura vampiresca

Os Vampiros se Alimentam de Sangue e Tinta , segundo episódio da série  Super Libris , com direção geral do escritor, cineasta e jornalista José Roberto Torero, entrevista o escritor  André Vianco , que mescla terror, suspense, romance e fantasia em suas obras. Tendo o vampiro como tema recorrente em suas histórias, Vianco fala sobre a literatura vampiresca no dia  5/10, segunda, às 21h, no SescTV . Com o objetivo de mergulhar no mundo da literatura, a série Super Libris, formada por 52 episódios de 26 minutos cada, entrevista 52 escritores e apresenta curiosidades presentes no processo de criação de livros. Cada programa é formado por pequenos quadros com diversos assuntos relativos ao universo literário, e traz narração do ator José Rubens Xaxá. Entre os escritores entrevistados estão Ruy Castro, Luis Fernando Verissimo, Ruth Rocha, Ignácio de Loyola Brandão, Ferréz, Antonio Prata, Thalita Rebouças e Xico Sá. Neste episódio, Vianco comenta que a literatura vampiresca integra

Decoração com fotos

Fernanda Santiago Valente Eu amo fotografias. Uma vez decorei a parede do meu quarto com fotos recortadas de jornais. Eram fotos de peças de teatro. Eu ainda era solteira. Sei que ficou linda. Colei com cola básica e passei verniz. Estou pensando em fazer algo parecido na sala de casa, em apenas uma parede. Algumas ideias que me veio: 1. Para o quarto: Várias molduras com fotos do casal 2. Para a sala: Posters de filmes antigos ou fotos de paisagens 3. Para a cozinha: Fotos retrô, de rótulos antigos 4. Para o banheiro: quadros com frases Abaixo segue algumas ideias que encontrei pela Internet e gostei muito:

Propósito de vida!

Fernanda Valente Você já parou para pensar qual é o seu projeto de vida? Quando falamos em projeto de vida incluímos vários itens em nossa lista: trabalho, estudos, família, viagens, amizades, vida social, etc. O mais triste é viver todos os itens sem paixão. O que te move? O que faz o seu coração acelerar? Você se sente entusiasmado com o que possui? São questões assim que definem o nosso propósito ou missão. Já tive uma fase da minha vida em que perdi a paixão, foi o momento mais triste que vivi, pois ele foi movido por falta de perdão, deixei a frustração me conter e isso, aos poucos, foi matando as minhas paixões, meus valores internos, a criatividade, a inspiração... passei a não abrir a porta do meu coração para as pessoas, inclusive companheiro. Comecei a implorar a Deus pela liberação de perdão, para eu seguir. Não foi fácil. O ressentimento mata o insensato, e a inveja destrói o tolo (Jó 5.2) O ressentimento é o grande assassino da paixão. Se quiser voltar a te