Pular para o conteúdo principal

Descarte os maus comportamentos hereditários

Por Fernanda Valente


Tudo aquilo que não é bom para as nossas vidas devemos descartar. Outro dia, num estado de ira, falei um palavrão. Meu filho de 3 anos ouviu, e logo, começou a repetir o tal palavrão. Eu me senti envergonhada por isso ter acontecido. Eu sou o exemplo e ele repete tudo o que eu faço ou falo. Mudei a palavra para: Meu Deus do céu. Agora, tudo o que ele vê de errado ou que o deixa nervoso, ele fala: Meu Deus do céu!
Como mãe, tenho o dever de transformar os maus hábitos em algo positivo. O meu filho também copia as tarefas que faço: se eu pego um livro para ler, ele também pega o dele. Se estou varrendo a casa, também quer varrer, se estou tirando o pó dos móveis, também pede um paninho para limpar. A criança se inspira nos pais em tudo o que eles fazem. 
Como transformar os nossos filhos em adultos admiráveis? Dando bons exemplos. Todos nós carregamos os comportamentos dos nossos pais, sejam positivos ou negativos. Se os meus pais são mentirosos, aprenderei com eles a mentir. Se são preconceituosos, também serei. Se acham natural pegar de alguém algo que não lhe pertence, também acharei.
Tudo herdamos dos pais ou daqueles que nos criaram. Se nossos pais são irresponsáveis ou sem disciplina, também seremos. Mas será que conseguimos mudar esses hábitos ruins que herdamos? _Sim!
O primeiro passo para mudar é perceber que o hábito atrapalha. Não é uma tarefa fácil porque nos acostumamos com a nossa família, jeito, comportamentos e muitas vezes achamos tudo natural, pois o que é mais difícil no ser humano é olhar para dentro de si e perceber que o seu eu está todo errado e bagunçado. Admitir que não estamos com a razão é uma vitória. Pode ser dolorido no começo, mas aprenderemos a viver novos hábitos, aqueles que nos fazem crescer, prosperar, avançar...
O que é bom? O que é mau?
Bom é sempre falar a verdade;
Mau é mentir;
Bom é pedir emprestado e devolver;
Mau é não devolver e fugir;
Bom é poupar dinheiro;
Mau é não ter limites e gastar até o que não tem;
Bom é ser pontual;
Mau é chegar sempre atrasado;
Bom é comer saudavelmente;
Mau é comer exageradamente tudo o que prejudica a saude;
Bom é ouvir a história de alguém;
Mau é não ouvir ninguém;
Bom é ser responsável;
Maus é não cumprir as tarefas depositadas em suas mãos;
Bom é enxergar que todos nós somos irmãos e que somos diferentes;
Mau é achar que somos superiores aos outros;
Bom é se interessar pela vida e a cada dia conhecer algo novo;
Maus é não se interessar por nada;
Bom é ter sonhos e planejá-los;
Mau é não sonhar.

O que você quer? Quais são os maus hábitos que você precisa descartar da sua vida?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acredite!

Por Fernanda Valente

Está sem motivação? Perdeu a direção? Não ousa mais sonhar? Pare, respire e viva. Cerque-se de pessoas alegres, essas tem o poder de influenciar nossas vidas de uma maneira extraordinária. O mundo está muito carente de alegria. Por isso, comece por você. Mude os velhos hábitos. Pare de reclamar! Ouse! Hoje, acorde cedo, faça uma caminhada, converse com alguém que nunca viu, distribua sorrisos. Enfim, comunique-se de uma maneira especial, sendo você mesmo. Não rejeite as pessoas. Encontre em cada olhar algo lindo de se ver. Não sinta medo de conhecer alguém. Cada pessoa é única e possui histórias maravilhosas para serrem contadas e ouvidas. Eu gosto muito de conversar com os idosos, são pessoas carentes, que viveram muito e o que eles tem a oferecer são suas histórias de vidas. Hoje não é como ontem e o amanhã não será como hoje. As pessoas mudam. O tempo corre. Mas não deixe que o tempo o controle. Viva e pronto! Trabalhe com paixão mesmo que o seu emprego não seja o …

ORAÇÃO PELA PÁTRIA

Por Luiz Augusto da Silva
Querido povo brasileiro, só mesmo a oração e a bondade  divinal poderá  moralizar a crise política nacional e dar ao Brasil proteção total! Oremos: Senhor faça o gigante pela  própria natureza,  adormecido em berço esplêndido,  despertar deste atual pesadelo.  Ilumina aos nossos  representantes  para que tenham pela  nossa nação  mais respeito e maior zelo.  Façamos à Deus nosso apelo para sairmos   deste cruel desmantelo. Senhor, livrai-nos do homem corruptor  e das garras do leão devorador.  Faça o povo brasileiro ordeiro  e livre do jugo estrangeiro . Amém!
Uma reflexão para o atual momento!

Chove Lá Fora

Por Luiz Augusto da Silva


Amanhece! Chove lá fora! Tudo está muito nublado: _Meu coração sufocado: Chora! Quero você agora!
Nuvens acinzentadas Esconde o raiar do sol. Priva os meus ouvidos Do canto do rouxinol!
Rolo na cama! Jogo o lençol: _A saudade invade o local! A tristeza é cruel!: "Mortal"! A felicidade foge!: Infernal!
Sou forte! Bravo! Luto! Bruto! _ Sou guerreiro com esperança! As tempestades serão vencidas: _Pela afiada lança da bonança!