Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: Livros Essenciais nas Bibliotecas de São Paulo

Descarte os maus comportamentos hereditários

Por Fernanda Santiago


Tudo aquilo que não é bom para as nossas vidas devemos descartar. Outro dia, num estado de ira, falei um palavrão. Meu filho de 3 anos ouviu, e logo, começou a repetir o tal palavrão. Eu me senti envergonhada por isso ter acontecido. Eu sou o exemplo e ele repete tudo o que eu faço ou falo. Mudei a palavra para: Meu Deus do céu. Agora, tudo o que ele vê de errado ou que o deixa nervoso, ele fala: Meu Deus do céu!
Como mãe, tenho o dever de transformar os maus hábitos em algo positivo. O meu filho também copia as tarefas que faço: se eu pego um livro para ler, ele também pega o dele. Se estou varrendo a casa, também quer varrer, se estou tirando o pó dos móveis, também pede um paninho para limpar. A criança se inspira nos pais em tudo o que eles fazem. 
Como transformar os nossos filhos em adultos admiráveis? Dando bons exemplos. Todos nós carregamos os comportamentos dos nossos pais, sejam positivos ou negativos. Se os meus pais são mentirosos, aprenderei com eles a mentir. Se são preconceituosos, também serei. Se acham natural pegar de alguém algo que não lhe pertence, também acharei.
Tudo herdamos dos pais ou daqueles que nos criaram. Se nossos pais são irresponsáveis ou sem disciplina, também seremos. Mas será que conseguimos mudar esses hábitos ruins que herdamos? _Sim!
O primeiro passo para mudar é perceber que o hábito atrapalha. Não é uma tarefa fácil porque nos acostumamos com a nossa família, jeito, comportamentos e muitas vezes achamos tudo natural, pois o que é mais difícil no ser humano é olhar para dentro de si e perceber que o seu eu está todo errado e bagunçado. Admitir que não estamos com a razão é uma vitória. Pode ser dolorido no começo, mas aprenderemos a viver novos hábitos, aqueles que nos fazem crescer, prosperar, avançar...
O que é bom? O que é mau?
Bom é sempre falar a verdade;
Mau é mentir;
Bom é pedir emprestado e devolver;
Mau é não devolver e fugir;
Bom é poupar dinheiro;
Mau é não ter limites e gastar até o que não tem;
Bom é ser pontual;
Mau é chegar sempre atrasado;
Bom é comer saudavelmente;
Mau é comer exageradamente tudo o que prejudica a saude;
Bom é ouvir a história de alguém;
Mau é não ouvir ninguém;
Bom é ser responsável;
Maus é não cumprir as tarefas depositadas em suas mãos;
Bom é enxergar que todos nós somos irmãos e que somos diferentes;
Mau é achar que somos superiores aos outros;
Bom é se interessar pela vida e a cada dia conhecer algo novo;
Maus é não se interessar por nada;
Bom é ter sonhos e planejá-los;
Mau é não sonhar.

O que você quer? Quais são os maus hábitos que você precisa descartar da sua vida?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enfeites de Natal em potes, vasos e garrafas de vidro

Pra quem ama artesanato e enfeitar a casa para o Natal, a hora é agora. Deixo abaixo algumas dicas para fazer com taças, garrafas, potes e vasos de vidro: 

O Resgate de Ruby: Uma Lição de Superar Desafios

Fernanda Valente   Ao assistir "O Resgate de Ruby" na Netflix, fui instantaneamente cativada pela história emocionante e inspiradora que se desenrola diante dos meus olhos. O filme, dirigido por Katt Shea, relata a jornada de uma filhotinha agitada que recebe uma segunda chance antes de ser sacrificada, e sua transformação em uma valiosa integrante da força policial. A narrativa vai muito além de uma simples história sobre um cachorro, e toca em temas como superação, compaixão e o poder do apoio mútuo. Logo no início, percebi a conexão entre o policial Daniel e Ruby, a filhotinha em questão. Enquanto assistia, não pude deixar de notar as semelhanças entre o comportamento agitado de Ruby e as características de Daniel, que me levaram a perceber que ambos podem apresentar sinais de ansiedade ou TDAH. Essa percepção me fez enxergar a história sob uma nova luz, destacando a importância de compreender e acolher as diferenças, tanto nos seres humanos quanto nos animais....

Grandioso Ser

Façam os fluidos divinos as nossas vidas pela fé fortalecidas; Sejamos seres confidentes e confiantes no Grandioso Ser. Ele dirige os nossos planos às horas certas; Facilita o alcance das nossas metas; Sempre o bem nos deseja; Dá solução ao problema  por mais difícil que seja.  Sejamos seus seguidores às pistas da terrena maratona.   Quem é Ele? É o Deus que aos seus filhos não abandona. Que maravilha! Ele nos ama vida toda! Amém!  Autor: Luiz Augusto da Silva Data: 14/11/2012