Pular para o conteúdo principal

SescTV participa do MIRADA - Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos

Arquiteturas - Teatros Ameaçados (SP). Foto: Sergio Roizenblit e Humberto Bassanelli.
O evento será realizado de 08 a 18/09

No mês em que o Sesc completa 70 anos, o SescTV participa da 4ª edição do MIRADA - Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos, realizado de 08 a 18/09, na cidade litorânea, disponibilizando no Youtube uma  seleção de programas que abordam o universo do teatro. São documentários, show, espetáculos de dança, debates e entrevistas que integram o acervo do canal. Além disso, alguns desses programas serão exibidos no festival, no espaço Ponto de Encontro, diariamente, de 12 a 17/09, das 15h às 17h. O canal ainda expõe a Videoinstalação Olho-Urubu, que apresenta 26 videopoemas.
Essas produções trazem questões importantes sobre o fazer cênico, com a participação de profissionais da área, entre atores, diretores, pesquisadores, coreógrafos e bailarinos, que a partir de seus conhecimentos e impressões, fomentam a discussão sobre as artes do palco. A seleção conta com programas que tratam ainda o papel social do teatro e sua relação arquitetônica e política com a cidade.
Entre as produções estão o documentário Circo é... Circo, dirigido por Daniela Cucchiarelli, que traz a história do circo, conceitos, formação de artistas e a questão do risco; e o episódio Nelson Rodrigues, da série Contraplano, dirigida por Luiz R. Cabral, no qual o professor e curador de Artes Plásticas Tadeu Chiarelli e o ator, palhaço, dramaturgo e diretor Hugo Possolo analisam a influência da obra do escritor no cinema brasileiro a partir de alguns de seus filmes.
Destaque para o show Plínio Marcos em Prosa e Samba, com Juçara Marçal, Kiko Dinucci e banda, e direção para TV de Juliana Borges, e para o programa Plínio Marcos – Eu Fiz por Merecer: Entrevista com Oswaldo Mendes, dirigido por Miriam Portela, que mostra conversa com o ator e diretor Oswaldo Mendes, amigo de Plínio Marcos e autor de sua biografia Bendito Maldito, lançada em 2007.
Também estão na seleção o episódio Teatros Ameaçados (SP), da série Arquiteturas, dirigida por Paulo Markun e Sergio Roizenblit, que traz um panorama dos teatros de rua de São Paulo; e a coreografia  Revêrie – Morena Nascimento, da série Dança Contemporânea, com direção para TV de Antonio Carlos Rebesco. O espetáculo solo é coreografado e interpretado por Morena Nascimento, com direção, criação e dramaturgia de Carolina Bianchi e inspiração nas imagens da fotógrafa alemã Grete Stern.
O festival recebe ainda a Videoinstalação Olho-Urubu. Composta por módulos interativos, a instalação exibe 26 videopoemas, com duração entre um minuto e meio e cinco minutos, que atravessam as diversas realidades do MIRADA - a arte, a cidade, o homem e a arquitetura - e embaralham as fronteiras entre cinema, artes visuais, ficção e realidade. Os curtas-metragens experimentais têm direção geral do diretor teatral e cineasta André Guerreiro Lopes e são frutos do trabalho dos participantes da oficina Imersão Olho-Urubu - Laboratório Audiovisual SescTV, ministrada durante a última edição do festival.

SERVIÇO:
MIRADA - Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos - 2016
Do dia 08 a 18/09

Ações do SescTV:
Youtube
Disponibilidade de diversos programas sobre o universo do teatro.

Ponto de Encontro – no festival
Exibições de programas do canal que abordam o teatro, diariamente, de 12 a 17/09, das 15h às 17h.
Videoinstalação Olho-Urubu
Com módulos interativos, a instalação apresenta 26 videopoemas, com duração entre um minuto e meio e cinco minutos.
Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ninguém pode limitar os seus sonhos

Por Fernanda Valente


E se uma garotinha surda decidir ser bailarina? Quem impedirá? Estamos aqui para incluir e transformar. Isso é o que você poderá conferir ao assistir o curta-metragem de animação Tamara, produzida e criada por House Boat Animation. O filme é muito interessante para passar em sala de aulas para explicar a diversidade às crianças. Está disponível na Internet e serve como ferramenta para promover valores como respeito e empatia. Tamara é uma garotinha surda que quer ser bailarina. Qual é a barreira que os professores e os alunos podem tirar disso?

Fernanda Valente - Jornalista com especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Estudou teatro, fazendo parte do Grupo GEXTUS (Grupo Experimental de Teatro da UniSantos). É Instrutora da Libras (Língua Brasileira de Sinais). Ministrou aulas de design gráfico para surdos. Trabalhou como produtora e repórter em alguns programas de TV regionais. Hoje se dedica a trabalhos de comunicação digital e ao …

Dois filmes sobre deficiência física para assistir no dia dos namorados

Por Fernanda Valente
Trago hoje dois filmes para reflexão. Como eu era antes de você é um filme que mexe com as nossas emoções. Porém, foge de toda a ideia que tratamos sobre a inclusão. Penso que o personagem na história, Will, que é tetraplégico joga fora tudo o que estamos vendo como evolução nos dias de hoje. A deficiência física é tratada como um caos, como algo sem solução, sem esperança, sem fé... É jogar fora todo o amor de Louisa. Veja o filme e entenda a minha frustração.



Já o filme Ferrugem e Osso, que também trata de um romance mostra uma construção rica e verdadeira de uma pessoa que adquire a deficiência física após um acidente. Vai mostrar a depressão, a adaptação, aceitação e novas possibilidades de vida. Não acabou. Há possibilidades. Há vida!



Feliz dia dos Namorados! Deixo abaixo uma linda poesia pessoal do meu amigo poeta Luiz Augusto que fala sobre construção familiar. 

O Cravo e a Rosa

Ainda um jovem cravo Uma rosa encontrei Com pétalas aveludadas Por ela me encantei
No j…

Estações do Ano

Nos vastos campos verdejantes Desabrocham flores silvestres Que com variadas tonalidades Dão vida!À linda paisagem agreste.
É tempo da primavera... Colorida estação... Que enfeita a natureza À espera do verão:
Espetáculo tropical Que ocorre cada ano Para que no ato final Caiam as folhas no outono.
Este ciclo "vicioso" O inverno encerrará Para que lindas flores Voltem aos jardins enfeitar!
Autor:Luiz Augusto da Silva Olímpia- São Paulo- Brasil Data:20/03/2011
Afinal, porque as folhas caem... Sabem?
Um abraço fraterno à espera do inverno...