Pular para o conteúdo principal

Leonardo Gonçalves lança novas faixas do projeto "Para Levi", dedicado ao filho

Ruth Rocha discute a reinvenção de histórias para crianças

Foto: Piu Dip.
No mês em que o Sesc completa 70 anos, o SescTV apresenta Era Outra Vez, episódio inédito da série Super Libris, que traz a escritora paulistana Ruth Rocha para discutir sobre a tendência, na literatura infantil, de reinventar as histórias para crianças. A atração vai ao no dia 19/9, segunda, às 21h (assista também em sesctv.org.br/avivo), com direção do escritor e cineasta José Roberto Torero.


Membro da Academia Paulista de Letras desde 2008, ocupando a cadeira 38, Ruth se dedica a escrever livros infantis, tem mais de 200 títulos lançados e publicações em 25 idiomas. Dentre suas obras está Marcelo, Marmelo, Martelo, que alcançou mais de um milhão de exemplares vendidas. 



Para Ruth, a expressão ‘Era uma vez’ é uma espécie de fórmula que leva o leitor para um tempo mágico, imaginário e antigo e, atualmente, virou ‘Era outra vez’ porque a história está sendo recontada. “Mas essa recontação é a criança que exige, a criança gosta muito de repetição”, comenta.



Ao analisar a forma como as fábulas e contos de fadas são escritos, Ruth diz que a primeira tem uma preocupação com a moral e a ética, e a segunda, com questões de amadurecimento e desenvolvimento. Já sobre o final dessas narrativas, ela é a favor de que ele seja feliz porque acredita que a esperança deve estar presente em tudo na infância: “eu escrevo histórias e paro antes que as coisas de compliquem”.



Ruth fala ainda sobre a sabedoria humana que permeia os contos de fada e faz com que ultrapassem épocas; sobre textos politicamente corretos exigidos por editoras quando a obra é vendida para o governo; sobre a importância dos pais lerem para os filhos; e sobre a sua preocupação quando vai escrever.

Confira na íntegra:http://superlibris.sesctv.org.br/episodios/era-outra-vez
 




A escritora participa também dos quadros Pé de Página, no qual responde sobre onde, como e porque escreve, e do Primeira Impressão, em que sugere cinco livros escritos por Monteiro Lobato, que recontam histórias: Contos de Grimm; Fábulas; Histórias de Tia Anastácia; Alice no País das Maravilhas; e Peter Pan. O episódio traz ainda os quadros: Orelhas, sobre o escritor cubano Italo Calvino e o italiano Dante Alighieri; Prefácio, com Gabriela Romeu, jornalista e documentarista especializada em infância, que indica o livro Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque; Quarta Capa, com o vlogger Mariana Gastal, que fala sobre o livro Poseidon, de Anna Branks; e Ptolomeus, sobre a Biblioteca Hans Christian Andersen, temática em contos de fadas.

SERVIÇO:
Super Libris
Era Outra Vez
Estreia: 19/9, segunda, às 21h
Reapresentações: 20/9, terça, às 9h e às 17h; 22/9, quinta, às 15h; 23/9, sexta, às 9h30 e às 17h30, 25/9, domingo, às 6h e às 14h30; e 26/9, segunda, às 16h
Classificação indicativa: Livre
Direção Geral: José Roberto Torero
Produção: Padaria de Textos
Duração: 25’16’’

Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Propósito de vida!

Fernanda Valente Você já parou para pensar qual é o seu projeto de vida? Quando falamos em projeto de vida incluímos vários itens em nossa lista: trabalho, estudos, família, viagens, amizades, vida social, etc. O mais triste é viver todos os itens sem paixão. O que te move? O que faz o seu coração acelerar? Você se sente entusiasmado com o que possui? São questões assim que definem o nosso propósito ou missão. Já tive uma fase da minha vida em que perdi a paixão, foi o momento mais triste que vivi, pois ele foi movido por falta de perdão, deixei a frustração me conter e isso, aos poucos, foi matando as minhas paixões, meus valores internos, a criatividade, a inspiração... passei a não abrir a porta do meu coração para as pessoas, inclusive companheiro. Comecei a implorar a Deus pela liberação de perdão, para eu seguir. Não foi fácil. O ressentimento mata o insensato, e a inveja destrói o tolo (Jó 5.2) O ressentimento é o grande assassino da paixão. Se quiser voltar a te

Decoração com fotos

Fernanda Santiago Valente Eu amo fotografias. Uma vez decorei a parede do meu quarto com fotos recortadas de jornais. Eram fotos de peças de teatro. Eu ainda era solteira. Sei que ficou linda. Colei com cola básica e passei verniz. Estou pensando em fazer algo parecido na sala de casa, em apenas uma parede. Algumas ideias que me veio: 1. Para o quarto: Várias molduras com fotos do casal 2. Para a sala: Posters de filmes antigos ou fotos de paisagens 3. Para a cozinha: Fotos retrô, de rótulos antigos 4. Para o banheiro: quadros com frases Abaixo segue algumas ideias que encontrei pela Internet e gostei muito:

Sobre literatura vampiresca

Os Vampiros se Alimentam de Sangue e Tinta , segundo episódio da série  Super Libris , com direção geral do escritor, cineasta e jornalista José Roberto Torero, entrevista o escritor  André Vianco , que mescla terror, suspense, romance e fantasia em suas obras. Tendo o vampiro como tema recorrente em suas histórias, Vianco fala sobre a literatura vampiresca no dia  5/10, segunda, às 21h, no SescTV . Com o objetivo de mergulhar no mundo da literatura, a série Super Libris, formada por 52 episódios de 26 minutos cada, entrevista 52 escritores e apresenta curiosidades presentes no processo de criação de livros. Cada programa é formado por pequenos quadros com diversos assuntos relativos ao universo literário, e traz narração do ator José Rubens Xaxá. Entre os escritores entrevistados estão Ruy Castro, Luis Fernando Verissimo, Ruth Rocha, Ignácio de Loyola Brandão, Ferréz, Antonio Prata, Thalita Rebouças e Xico Sá. Neste episódio, Vianco comenta que a literatura vampiresca integra