Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: Livros Essenciais nas Bibliotecas de São Paulo

Ruth Rocha discute a reinvenção de histórias para crianças

Foto: Piu Dip.
No mês em que o Sesc completa 70 anos, o SescTV apresenta Era Outra Vez, episódio inédito da série Super Libris, que traz a escritora paulistana Ruth Rocha para discutir sobre a tendência, na literatura infantil, de reinventar as histórias para crianças. A atração vai ao no dia 19/9, segunda, às 21h (assista também em sesctv.org.br/avivo), com direção do escritor e cineasta José Roberto Torero.


Membro da Academia Paulista de Letras desde 2008, ocupando a cadeira 38, Ruth se dedica a escrever livros infantis, tem mais de 200 títulos lançados e publicações em 25 idiomas. Dentre suas obras está Marcelo, Marmelo, Martelo, que alcançou mais de um milhão de exemplares vendidas. 



Para Ruth, a expressão ‘Era uma vez’ é uma espécie de fórmula que leva o leitor para um tempo mágico, imaginário e antigo e, atualmente, virou ‘Era outra vez’ porque a história está sendo recontada. “Mas essa recontação é a criança que exige, a criança gosta muito de repetição”, comenta.



Ao analisar a forma como as fábulas e contos de fadas são escritos, Ruth diz que a primeira tem uma preocupação com a moral e a ética, e a segunda, com questões de amadurecimento e desenvolvimento. Já sobre o final dessas narrativas, ela é a favor de que ele seja feliz porque acredita que a esperança deve estar presente em tudo na infância: “eu escrevo histórias e paro antes que as coisas de compliquem”.



Ruth fala ainda sobre a sabedoria humana que permeia os contos de fada e faz com que ultrapassem épocas; sobre textos politicamente corretos exigidos por editoras quando a obra é vendida para o governo; sobre a importância dos pais lerem para os filhos; e sobre a sua preocupação quando vai escrever.

Confira na íntegra:http://superlibris.sesctv.org.br/episodios/era-outra-vez
 




A escritora participa também dos quadros Pé de Página, no qual responde sobre onde, como e porque escreve, e do Primeira Impressão, em que sugere cinco livros escritos por Monteiro Lobato, que recontam histórias: Contos de Grimm; Fábulas; Histórias de Tia Anastácia; Alice no País das Maravilhas; e Peter Pan. O episódio traz ainda os quadros: Orelhas, sobre o escritor cubano Italo Calvino e o italiano Dante Alighieri; Prefácio, com Gabriela Romeu, jornalista e documentarista especializada em infância, que indica o livro Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque; Quarta Capa, com o vlogger Mariana Gastal, que fala sobre o livro Poseidon, de Anna Branks; e Ptolomeus, sobre a Biblioteca Hans Christian Andersen, temática em contos de fadas.

SERVIÇO:
Super Libris
Era Outra Vez
Estreia: 19/9, segunda, às 21h
Reapresentações: 20/9, terça, às 9h e às 17h; 22/9, quinta, às 15h; 23/9, sexta, às 9h30 e às 17h30, 25/9, domingo, às 6h e às 14h30; e 26/9, segunda, às 16h
Classificação indicativa: Livre
Direção Geral: José Roberto Torero
Produção: Padaria de Textos
Duração: 25’16’’

Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enfeites de Natal em potes, vasos e garrafas de vidro

Pra quem ama artesanato e enfeitar a casa para o Natal, a hora é agora. Deixo abaixo algumas dicas para fazer com taças, garrafas, potes e vasos de vidro: 

O Resgate de Ruby: Uma Lição de Superar Desafios

Fernanda Valente   Ao assistir "O Resgate de Ruby" na Netflix, fui instantaneamente cativada pela história emocionante e inspiradora que se desenrola diante dos meus olhos. O filme, dirigido por Katt Shea, relata a jornada de uma filhotinha agitada que recebe uma segunda chance antes de ser sacrificada, e sua transformação em uma valiosa integrante da força policial. A narrativa vai muito além de uma simples história sobre um cachorro, e toca em temas como superação, compaixão e o poder do apoio mútuo. Logo no início, percebi a conexão entre o policial Daniel e Ruby, a filhotinha em questão. Enquanto assistia, não pude deixar de notar as semelhanças entre o comportamento agitado de Ruby e as características de Daniel, que me levaram a perceber que ambos podem apresentar sinais de ansiedade ou TDAH. Essa percepção me fez enxergar a história sob uma nova luz, destacando a importância de compreender e acolher as diferenças, tanto nos seres humanos quanto nos animais....

Grandioso Ser

Façam os fluidos divinos as nossas vidas pela fé fortalecidas; Sejamos seres confidentes e confiantes no Grandioso Ser. Ele dirige os nossos planos às horas certas; Facilita o alcance das nossas metas; Sempre o bem nos deseja; Dá solução ao problema  por mais difícil que seja.  Sejamos seus seguidores às pistas da terrena maratona.   Quem é Ele? É o Deus que aos seus filhos não abandona. Que maravilha! Ele nos ama vida toda! Amém!  Autor: Luiz Augusto da Silva Data: 14/11/2012