Pular para o conteúdo principal

A Magia Aterrissa em São Paulo: "Harry Potter™: The Exhibition" Inicia Venda de Ingressos

Oficina Cultural Oswald de Andrade inaugura cinco exposições neste mês

As mostras abordam diversos assuntos, com destaque para Badaróss, artista indígena da Cracolândia, e Eu, Josephine, exposição sobre a história das mulheres e seu reflexo na sociedade contemporânea
A Oficina Cultural Oswald de Andrade, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerenciada pela Poiesis, realiza, em abril, a abertura de cinco mostras em seus espaços expositivos. A proposta é apresentar ao grande público o trabalho de artistas pouco conhecidos que dialogam com temas da contemporaneidade. Quatro das cinco exposições abrem dia 7 de abril, e uma delas inaugura dia 24 de abril, confira.

Em Badaróss, o público terá a oportunidade de ver a obra de Cícero Rodrigues, artista indígena pernambucano que viveu por onze anos na Cracolândia de São Paulo. Ex-usuário de crack em situação de rua, foi carroceiro e desde 2013 expressa sua trajetória e a história das ruas a partir da pintura e do grafite. A mostra reúne diversos quadros do artista que formam uma única instalação, abrindo espaço para reflexões sobre drogas, desigualdade social e a situação dos moradores de rua da cidade. Ciclo de palestras com organizações atuantes na Cracolândia integram a mostra que abre dia 7 de abril, sábado às 16h00.
Badaróss
Com nove fotografias e uma instalação feita em homenagem à Josephine Cochrane, que em 1886 inventou a máquina de lavar louças, a artista visual Ana Clara Joly propõe em Eu, Josephine, uma reflexão sobre papéis de gênero a partir de uma comparação história entre a mulher contemporânea e a mulher do século XIX. O que mudou nesse período? A mostra também inaugura dia 7 de abril, sábado às 16h00.
Eu, Josephine - Ana Clara Joly

Nas 25 obras que integram a mostra Desenho, fluxo e imagem, o artista Paulo Penna transita pelo desenho, gravura e fotografia para falar sobre os corpos que ocupam a cidade. Os trabalhos, feitos em escalas proporcionais a uma pessoa, são criados em diversos suportes e misturam-se às figuras presentes na cidade, como prédios e árvores. Assim como as outras exposições, essa inaugura dia 7 de abril, sábado às 16h00.
Desenho, fluxo e imagem - Paulo Penna

Quase noite, de Thaís Beltrame, fecha as exposições inauguradas dia 7 de abril. A instalação, formada por uma pequena estrutura motorizada com desenhos criados especialmente para a mostra, projeta sombras na parede da Casinha da Oficina Cultural, estimulando o olhar poético e lúdico do público em uma experiência imersiva na obra.
Ainda arde, da artista Vera Martins, mostra o resultado de um trabalho que teve início em 2017, quando foi convidada a ir à Portugal participar da Bienal Internacional de Cerveira. Durante o evento, ela deu início a uma obra que contou com a participação do público. Ela finalizou a pintura meses depois, período em que permaneceu no país e presenciou a tragédia das queimadas, vendo famílias perdendo casas, plantações e familiares que não escaparam do fogo. A tela, que iniciou na Bienal, foi afetada pela tragédia e deu origem aos trabalhos que serão expostos na mostra que inaugura 28 de abril, sábado, às 16h00. No dia da abertura, a artista realiza uma living paiting em conjunto com um dançarino da São Paulo Cia. de Dança.
Ainda arde - Vera Martins


SERVIÇO: Exposições Oficina Cultural Oswald de Andrade

Badaróss | Desenho, fluxo e imagem | Quase noite
Abertura: 7/4, sábado às 16h00.
Visitação: 9/4 a 30/6. Segunda a sexta-feira, 9h00 às 21h30. Sábados, 10h00 às 18h30.
Recomendação etária: livre.
Atividade gratuita sem necessidade de inscrição prévia.
Eu, Josephine
Abertura: 7/4, sábado às 16h00.
Visitação: 9 a 27/4. Segunda a sexta-feira, 9h00 às 21h30. Sábados, 10h00 às 18h30.
Recomendação etária: livre.
Atividade gratuita sem necessidade de inscrição prévia.

Ainda arde
Abertura: 28/4, sábado às 16h00.
Visitação: 23/4 a 31/5. Segunda a sexta-feira, 9h00 às 21h30. Sábados, 10h00 às 18h30.
Recomendação etária: livre.
Atividade gratuita sem necessidade de inscrição prévia.

As áreas das exposições possuem inacessibilidade. 

Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro - São Paulo
Telefone: (11) 3221-4704
Funcionamento: Segunda a sexta das 9h00 às 22h00 e aos sábados das 10h00 às 18h00.
oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Propósito de vida!

Fernanda Valente Você já parou para pensar qual é o seu projeto de vida? Quando falamos em projeto de vida incluímos vários itens em nossa lista: trabalho, estudos, família, viagens, amizades, vida social, etc. O mais triste é viver todos os itens sem paixão. O que te move? O que faz o seu coração acelerar? Você se sente entusiasmado com o que possui? São questões assim que definem o nosso propósito ou missão. Já tive uma fase da minha vida em que perdi a paixão, foi o momento mais triste que vivi, pois ele foi movido por falta de perdão, deixei a frustração me conter e isso, aos poucos, foi matando as minhas paixões, meus valores internos, a criatividade, a inspiração... passei a não abrir a porta do meu coração para as pessoas, inclusive companheiro. Comecei a implorar a Deus pela liberação de perdão, para eu seguir. Não foi fácil. O ressentimento mata o insensato, e a inveja destrói o tolo (Jó 5.2) O ressentimento é o grande assassino da paixão. Se quiser voltar a te

Decoração com fotos

Fernanda Santiago Valente Eu amo fotografias. Uma vez decorei a parede do meu quarto com fotos recortadas de jornais. Eram fotos de peças de teatro. Eu ainda era solteira. Sei que ficou linda. Colei com cola básica e passei verniz. Estou pensando em fazer algo parecido na sala de casa, em apenas uma parede. Algumas ideias que me veio: 1. Para o quarto: Várias molduras com fotos do casal 2. Para a sala: Posters de filmes antigos ou fotos de paisagens 3. Para a cozinha: Fotos retrô, de rótulos antigos 4. Para o banheiro: quadros com frases Abaixo segue algumas ideias que encontrei pela Internet e gostei muito:

Sobre literatura vampiresca

Os Vampiros se Alimentam de Sangue e Tinta , segundo episódio da série  Super Libris , com direção geral do escritor, cineasta e jornalista José Roberto Torero, entrevista o escritor  André Vianco , que mescla terror, suspense, romance e fantasia em suas obras. Tendo o vampiro como tema recorrente em suas histórias, Vianco fala sobre a literatura vampiresca no dia  5/10, segunda, às 21h, no SescTV . Com o objetivo de mergulhar no mundo da literatura, a série Super Libris, formada por 52 episódios de 26 minutos cada, entrevista 52 escritores e apresenta curiosidades presentes no processo de criação de livros. Cada programa é formado por pequenos quadros com diversos assuntos relativos ao universo literário, e traz narração do ator José Rubens Xaxá. Entre os escritores entrevistados estão Ruy Castro, Luis Fernando Verissimo, Ruth Rocha, Ignácio de Loyola Brandão, Ferréz, Antonio Prata, Thalita Rebouças e Xico Sá. Neste episódio, Vianco comenta que a literatura vampiresca integra