Pular para o conteúdo principal

Clássico que encanta gerações recebe nova edição

Todo dia é dia do índio!

Fernanda Valente

Hoje é o dia que vemos todas as crianças fantasiadas de índio. É 19 de abril. O que muita gente não sabe é que a Lei 11.465/2008 inclui a cultura indígena no currículo escolar brasileiro. No entanto, fugir dos esteriótipos vale a pena. É interessante que professores coloquem em seus planejamentos importantes traços da cultura indígena e sua história, não é cantar a música da Xuxa. Veja alguns exemplos que podem ser trabalhados:
_Uma dança indígena com as crianças
_Organizar uma mesa com comidas típicas
_Buscar significados de palavras indígenas
_Contar histórias infantis sobre os índios
_Ouvir canções dos povos indígenas
_Pintar partes do corpo e descobrir o que alguns desenhos simbolizam
No Brasil existem pelo menos trinta grupos étnicos que expressam suas tradições culturais, entre eles os Kagwahíva, Erekibatsa, Tapirapé, Kamaiurá, Xavante, Waurá, Juruna, Kaingang, Kayapó, Tukano, Karajá, etc. São raros os povos que não mantém a tradição. 

Segue uma poesia para inspirar o dia:


Índio e Branco

Os índios dentro da Mata
São uma comunidade
Que com amor e respeito
Buscam prosperidade.

Caça; pesca; artenato
Agricultura de subsistência
Igualmente divididos
Garantem a sobrevivência

Lamento que tais conceitos
Às vezes sejam tolhidos
Pela ganância dos brancos
Massacrando os oprimidos

Nas regiões abandonadas
Com a seca assolar
Desde a esquadra de Cabral
Na Bahia ancorar

Luiz Augusto da Silva
publicação no livro Arco-Iris das Poesias, em Agosto /2008


Comentários

Minha Sintonia, bom dia!
Parabéns pela publicação.
Sou grato como sempre.
Beijos no coração ♡

Postagens mais visitadas deste blog

Decoração com fotos

Fernanda Santiago Valente Eu amo fotografias. Uma vez decorei a parede do meu quarto com fotos recortadas de jornais. Eram fotos de peças de teatro. Eu ainda era solteira. Sei que ficou linda. Colei com cola básica e passei verniz. Estou pensando em fazer algo parecido na sala de casa, em apenas uma parede. Algumas ideias que me veio: 1. Para o quarto: Várias molduras com fotos do casal 2. Para a sala: Posters de filmes antigos ou fotos de paisagens 3. Para a cozinha: Fotos retrô, de rótulos antigos 4. Para o banheiro: quadros com frases Abaixo segue algumas ideias que encontrei pela Internet e gostei muito:

Grandioso Ser

Façam os fluidos divinos as nossas vidas pela fé fortalecidas; Sejamos seres confidentes e confiantes no Grandioso Ser. Ele dirige os nossos planos às horas certas; Facilita o alcance das nossas metas; Sempre o bem nos deseja; Dá solução ao problema  por mais difícil que seja.  Sejamos seus seguidores às pistas da terrena maratona.   Quem é Ele? É o Deus que aos seus filhos não abandona. Que maravilha! Ele nos ama vida toda! Amém!  Autor: Luiz Augusto da Silva Data: 14/11/2012

Sobre literatura vampiresca

Os Vampiros se Alimentam de Sangue e Tinta , segundo episódio da série  Super Libris , com direção geral do escritor, cineasta e jornalista José Roberto Torero, entrevista o escritor  André Vianco , que mescla terror, suspense, romance e fantasia em suas obras. Tendo o vampiro como tema recorrente em suas histórias, Vianco fala sobre a literatura vampiresca no dia  5/10, segunda, às 21h, no SescTV . Com o objetivo de mergulhar no mundo da literatura, a série Super Libris, formada por 52 episódios de 26 minutos cada, entrevista 52 escritores e apresenta curiosidades presentes no processo de criação de livros. Cada programa é formado por pequenos quadros com diversos assuntos relativos ao universo literário, e traz narração do ator José Rubens Xaxá. Entre os escritores entrevistados estão Ruy Castro, Luis Fernando Verissimo, Ruth Rocha, Ignácio de Loyola Brandão, Ferréz, Antonio Prata, Thalita Rebouças e Xico Sá. Neste episódio, Vianco comenta que a literatura vampiresca integra