Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: Livros Essenciais nas Bibliotecas de São Paulo

Massagem pode agravar dor nas costas

É muito comum sentimos dor nas costas. Nossa reação é sempre pedir uma massagem, do marido ou de alguém que esteja por perto. Só que isso pode ser muito perigoso. Dependendo da técnica, a massagem pode causar faturas, segundo o fisioterapeuta Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna) e proprietário do ITC Vertebral Ribeirão Preto (SP).
O profissional explica que alguns métodos alternativos de cura podem representar grandes perigos para o corpo. A massagem é recomendada apenas para relaxamento muscular e não é recomendada para o tratamento de patologias de coluna. “Nessas situações, o paciente pode acabar com uma dor ainda mais forte, agravando o quadro. O importante é buscar ajuda de um profissional da saúde habilitado a fazer o diagnóstico preciso, para um tratamento adequado”, revela .
Se não realizada por um profissional especializado,
a massagem pode agravar quadro de dores nas costas do paciente”,
explica o fisioterapeuta Giuliano Martins 


Profissionais que não possuem conhecimento específico sobre anatomia e fisiologia podem provocar riscos à saude do paciente. “Muitos pacientes me procuram relatando que estavam com dores nas costas e procuraram ajuda de um massagista ou terapeuta que ‘tentou’ colocar a coluna no lugar e aumentou mais o desconforto. Os famosos estalos na coluna, que promovem alívio, não tem nada a ver com coluna no lugar e devem ser feitos apenas por profissionais habilitados que conheçam as técnicas de mobilização e manipulação articular”, reforça.
Ele ressalta também que em gestantes e idosos, essa técnica de colocar a coluna no lugar pode causar consequências muito graves. “Muitos idosos são portadores de outras patologias ou deficiências como, por exemplo, a osteoporose, que deixa os ossos do corpo mais fracos. Nesses casos, dependendo da técnica de massagem, o profissional pode gerar fraturas no paciente”, diz.

Essa expressão de “colocar a coluna no lugar” não existe para o fisioterapeuta. Giuliano conta também que é necessário evitar massagens nas crianças, pois ainda estão em desenvolvimento. “Nos casos de traumas, dores ou desvios posturais, deve-se buscar ajuda de um especialista capacitado, com boa formação ao primeiro sinal de desconforto na coluna. Jamais acredite em técnicas milagrosas. Busque se informar sempre sobre o profissional que irá consultar, pois embasamento científico é importantíssimo”, finaliza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Contos de enganar a morte , de Ricardo Azevedo, 1ª edição - 2003.

Por Thiago Grass Pode-se dizer que o folclore é uma força em constante movimento, uma fala, um símbolo, uma linguagem que o uso torna coletiva. Por meio dele, as pessoas dizem e querem dizer. E a dica de leitura bebe justamente dessa fonte da cultura popular. No livro “Contos de enganar a morte”, o escritor Ricardo Azevedo explora esse tema tão delicado de forma leve e criativa. O próprio autor menciona na obra: Trata-se de um grave erro considerar a morte um assunto proibido ou inadequado para crianças. Heróis nacionais como Ayrton Senna, presidentes da república e políticos importantes, artistas populares, parentes, amigos, vizinhos e até animais domésticos infelizmente podem morrer e morrem mesmo. A morte é indisfarçável, implacável e faz parte da vida (AZEVEDO, 2003, p.58). Portanto, o livro reúne quatro narrativas sobre a “hora de abotoar o paletó”, “entregar a rapadura”, “bater as botas”, “esticar as canelas”. Nesses contos, os personagens se defrontam com a m...

O Resgate de Ruby: Uma Lição de Superar Desafios

Fernanda Valente   Ao assistir "O Resgate de Ruby" na Netflix, fui instantaneamente cativada pela história emocionante e inspiradora que se desenrola diante dos meus olhos. O filme, dirigido por Katt Shea, relata a jornada de uma filhotinha agitada que recebe uma segunda chance antes de ser sacrificada, e sua transformação em uma valiosa integrante da força policial. A narrativa vai muito além de uma simples história sobre um cachorro, e toca em temas como superação, compaixão e o poder do apoio mútuo. Logo no início, percebi a conexão entre o policial Daniel e Ruby, a filhotinha em questão. Enquanto assistia, não pude deixar de notar as semelhanças entre o comportamento agitado de Ruby e as características de Daniel, que me levaram a perceber que ambos podem apresentar sinais de ansiedade ou TDAH. Essa percepção me fez enxergar a história sob uma nova luz, destacando a importância de compreender e acolher as diferenças, tanto nos seres humanos quanto nos animais....

As indiretas das redes sociais

Será que aquela imagem ou post foi pra mim? Como saber? Hoje em dia é muito mais fácil expressarmos nossos sentimentos nas redes sociais, mas muitas vezes somos atingidos por pessoas que nem tiveram a intenção de nos ferir, mas sim provocar outras pessoas. Em muitos momentos, as nossas indiretas também atingem as pessoas erradas. Já fiz isso algumas vezes, mas parei. Não é saudável. A mágoa uma hora passa. Pensamentos são falhos e podemos perder grandes amizades. Nem tudo o que sentimos devemos expor a todos. Quando escrevemos algo numa rede social, logo será lido por várias pessoas. Algumas podem até copiar o que você escreveu nos cinco minutinhos que repensou e decidiu apagar o post. É aí que mora o perigo. Sentimentos cruéis são alimentados, compartilhados e dominados. Amizades são desfeitas. Não vale a pena perder tempo com sentimentos ruins.  Algumas pessoas extravasam todos os sentimentos pela Internet. Gostam de provocar. Ferir. Machucar. Vejo dois tipos de pessoas na...