Pular para o conteúdo principal

Leonardo Gonçalves lança novas faixas do projeto "Para Levi", dedicado ao filho

Aprender música estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais


Já é comprovado que a música traz benefícios ao desenvolvimento das crianças e jovens. A estudiosa da música, Vera Lúcia Pessagno Bréscia já declarou em seu livro “Bases psicológicas e ação preventiva”, que “a música é um veículo expressivo para o alívio da tensão emocional, superando as dificuldades de fala e linguagem”, citação da página 38. Além disso, muitos médicos e terapeutas também já comprovaram cientificamente que a música faz bem para a mente e para o corpo. Quem é que não gosta de executar tarefas ou estudar ouvindo músicas? Podemos sentir que estimula o cérebro, não é mesmo? 
No passado, a música fazia parte do currículo escolar. Foi excluída e, hoje, algumas escolas já se mostram interessadas em estimular os alunos para a prática da música por gerar resultados positivos no desenvolvimento da criança e adolescente. A música estimula a coordenação motora, a concentração e as emoções, ajudando até a criança tímida na comunicação. 
No Colégio Poliedro em São José dos Campos (SP), os alunos do Ensino Fundamental II participam dos módulos violão, orquestra de flauta e canto coral, onde são trabalhados elementos básicos da técnica vocal, além de habilidades rítmicas e de percepção auditiva. Os estudantes também aprofundam seu conhecimento sobre a música popular brasileira, aumentando o repertório cultural.

O professor de música da marca educacional, Celso Pan, afirma que a prática musical do 6º ao 9º ano escolar é um dos mais interessantes momentos da vida para esse aprendizado, porque nesta fase já está desenvolvida a capacidade de compreensão de conceitos elaborados, exigidos no processo pedagógico musical. “A música estimula atributos como a expressividade, a comunicação e a espontaneidade. Como uma expressão artística, comunica e desenvolve a espontaneidade quando se começa a improvisar ou criar”, descreve.

Segundo ele, a música está diretamente ligada à percepção dos sons, ou seja, ao treino de escutar, o que também desenvolve a memória sonora e corporal. Pan conta que em sua aula, o aprendizado da música suscita conhecimentos matemáticos (divisão de tempos, fração), históricos (por meio do legado musical, entendemos melhor os momentos históricos passados) e geográficos (cada povo tem sua expressão artística musical). “Tudo isso representa o desenvolvimento de raciocínio e entendimento de um todo”, ressalta.
Além disso, o professor também explica que as crianças com deficiência também podem ser incluídas nas aulas de música. Ele ainda não teve essa experiência no Colégio Poliedro, mas se no caso surgir, será bem acolhida, respeitando os limites, pois já teve experiência com crianças deficientes em escolas anteriores. “Tive um aluno tetraplégico que só movia a perna direita. Então ele utilizava um bumbo bem grave e fazia a marcação da música dentro do conjunto. No começo ele errava, mas foi treinando e, com o tempo, acabou fazendo bem dentro do ritmo. Um outro aluno, por sua vez, aprendeu a escrever música no computador. Entendeu toda a teoria, escrevia e fazia cópias de música”, explica. 

Imagens: Divulgação/Colégio Poliedro

Para saber mais a respeito do Colégio Poliedro, acesse: www.colegiopoliedro.com.br.

Indicação de leitura:

Compre o livro
BRÉSCIA, Vera Lúcia Pessagno. Educação Musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre literatura vampiresca

Os Vampiros se Alimentam de Sangue e Tinta , segundo episódio da série  Super Libris , com direção geral do escritor, cineasta e jornalista José Roberto Torero, entrevista o escritor  André Vianco , que mescla terror, suspense, romance e fantasia em suas obras. Tendo o vampiro como tema recorrente em suas histórias, Vianco fala sobre a literatura vampiresca no dia  5/10, segunda, às 21h, no SescTV . Com o objetivo de mergulhar no mundo da literatura, a série Super Libris, formada por 52 episódios de 26 minutos cada, entrevista 52 escritores e apresenta curiosidades presentes no processo de criação de livros. Cada programa é formado por pequenos quadros com diversos assuntos relativos ao universo literário, e traz narração do ator José Rubens Xaxá. Entre os escritores entrevistados estão Ruy Castro, Luis Fernando Verissimo, Ruth Rocha, Ignácio de Loyola Brandão, Ferréz, Antonio Prata, Thalita Rebouças e Xico Sá. Neste episódio, Vianco comenta que a literatura vampiresca integra

Propósito de vida!

Fernanda Valente Você já parou para pensar qual é o seu projeto de vida? Quando falamos em projeto de vida incluímos vários itens em nossa lista: trabalho, estudos, família, viagens, amizades, vida social, etc. O mais triste é viver todos os itens sem paixão. O que te move? O que faz o seu coração acelerar? Você se sente entusiasmado com o que possui? São questões assim que definem o nosso propósito ou missão. Já tive uma fase da minha vida em que perdi a paixão, foi o momento mais triste que vivi, pois ele foi movido por falta de perdão, deixei a frustração me conter e isso, aos poucos, foi matando as minhas paixões, meus valores internos, a criatividade, a inspiração... passei a não abrir a porta do meu coração para as pessoas, inclusive companheiro. Comecei a implorar a Deus pela liberação de perdão, para eu seguir. Não foi fácil. O ressentimento mata o insensato, e a inveja destrói o tolo (Jó 5.2) O ressentimento é o grande assassino da paixão. Se quiser voltar a te

Decoração com fotos

Fernanda Santiago Valente Eu amo fotografias. Uma vez decorei a parede do meu quarto com fotos recortadas de jornais. Eram fotos de peças de teatro. Eu ainda era solteira. Sei que ficou linda. Colei com cola básica e passei verniz. Estou pensando em fazer algo parecido na sala de casa, em apenas uma parede. Algumas ideias que me veio: 1. Para o quarto: Várias molduras com fotos do casal 2. Para a sala: Posters de filmes antigos ou fotos de paisagens 3. Para a cozinha: Fotos retrô, de rótulos antigos 4. Para o banheiro: quadros com frases Abaixo segue algumas ideias que encontrei pela Internet e gostei muito: